quarta-feira, 18 maio, 2022
20 anos de Revista Opinião

Há 20 anos, estes eram alguns dos eventos, filmes e fatos mais relevantes. Nos cinemas, Senhor dos Anéis e Shrek; no cenário fashion, Gisele Bündchen fazia sua estreia como top model na campanha Victoria’s Secrets; na música, os Tribalistas lançavam “Já Sei Namorar”; na TV, a primeira edição do BBB e nos gramados, o Brasil conquistava a quinta estrela, com o pentacampeonato mundial de futebol! Todos esses acontecimentos se tornariam clássicos, atemporais, eventos marcantes na vida de milhões de pessoas.
No âmbito regional, naquele começo de ano de 2002, uma ousada iniciativa empresarial se apresentava à comunidade com o propósito de retratar em suas páginas marcas e profissionais em destaque nas mais diferentes áreas de atuação e de difundir movimentos ligados à cultura, à gastronomia, à moda, ao debate de ideias e ao registro dos principais acontecimentos em que estão presentes personagens de Mogi das Cruzes. Nascia a Revista Opinião, uma publicação que depois de 20 anos, pode ser considerada um clássico e um case no segmento de mídia impressa, na categoria revista, em nosso mercado regional, ao observarmos sua história e evolução.
Em todas as 202 edições, é nítido o respeito à ideia central de Fernando Siqueira, ao fundar Opinião ao lado de Márcia Siqueira, cofundadora, atual chairman da revista. O primeiro conceito reafirma que é o conteúdo o que faz uma revista impressa ter longa vida útil. Suas reportagens e artigos podem atrair leitores por um dia, uma semana, um mês, um ano e até conquistar colecionadores. Da mesma forma, dificilmente uma revista será lida por apenas uma pessoa, uma vez que sua qualidade gráfica a credencia a ficar exposta até que venha a ser substituída por uma edição mais recente. Assim é a Revista Opinião, que sempre esteve atenta aos novos tempos e ao acesso a diversos meios digitais.
Ao longo dos anos, Opinião já trazia a semente do compartilhamento e, ao contrário de outros meios, conseguiu passar ao largo da “modernidade líquida”, termo batizado pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, para quem diferente dos acontecimentos que passam em um flash, uma revista tem a capacidade de permanecer e ser lida infinitas vezes. Compartilha informação e entretenimento, com conteúdo que conectam produtos, serviços e marcas aos leitores – assim é a Revista Opinião em sua essência! Outra característica da revista impressa é o impacto visual causado pela estética das imagens e todos os elementos na distribuição diferenciada do texto, títulos e detalhes artísticos. Nesta linha do tempo há uma evolução da identidade visual, novos projetos gráficos que concedem licenças e liberdade para a criação dos layouts que ilustram as matérias.

Perfil
A Revista Opinião é uma publicação mensal que nasceu em 2002. Ao longo dos anos ampliou sua capilaridade, ao assegurar distribuição gratuita de exemplares plastificados em condomínios residenciais (verticais e horizontais), empreendimentos comerciais e corporativos, principais pontos do comércio, clínicas, escritórios, indústrias, repartições públicas, escolas e outros estabelecimentos de Mogi das Cruzes e cidades vizinhas. Sua expertise na distribuição é referência para os seus parceiros comerciais e anunciantes, uma vez que atinge áreas geográficas cada vez mais povoadas, com distribuição em novos residenciais e villages, bem como em novos polos de negócios.
Seu conteúdo dinâmico, leve e diversificado é oferecido no formato impresso e online, com linha editorial que aborda temas como bem-estar, saúde, economia, educação, social, esporte, humor, gastronomia, negócios e viagens. Seu projeto gráfico contempla propostas comerciais para total visibilidade das marcas, retrata eventos sociais e filantrópicos, com destaque às ações que são motores para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.
A revista que tem tiragem de 20 mil exemplares é uma publicação impressa em gráfica de grande porte, em papel couchê, quatro cores e acabamento com lombada. Colocar em circulação mensalmente uma revista com estas características que conferem um alto padrão gráfico, durante 20 anos, significa acima de tudo consolidar a marca no segmento editorial, resultado da qualidade do conteúdo e da crença em parcerias para a sustentabilidade do negócio.

História que vai sendo escrita a cada nova edição
Ao longo de duas décadas, a Revista Opinião é um case de marketing para o mercado regional de revistas por consolidar um modelo vencedor. Publicação com o prestígio de colunistas que tratam dos mais diferentes temas. Desde Antônio Delfim Netto e Chico Anysio, que já assinaram colunas na revista, até Ricardo Amorim, um dos mais influentes economistas brasileiros da atualidade. E além dele, Amaury Junior, colunista social, e especialistas como Richard Debre e Luciana Lima, dentre outros nomes de destaque. Além das pautas nacionais de eventos como Casa Cor. A Revista já esteve presente em eventos internacionais como Semana de Moda de Paris e a Semana de Brasileiros no Wynn/ Encore, em Las Vegas, com Amaury Jr.
Também é um case por evoluir diante de obstáculos inerentes ao mercado editorial de revistas, em um tempo em que revistas impressas de grande circulação foram descontinuadas ou reduziram a tiragem em até 50%, no caso das revistas semanais e segmentadas, segundo o IVC-Instituto de Verificação de Circulação/2020.
Sempre atenta ao futuro, em 2021, a Revista Opinião passou a ser acessada em multiplataformas, levando os leitores a se conectarem com novas experiências no meio digital por meio de conteúdo de parceiros comerciais e entretenimento, no portal e nas redes sociais. Seja no meio digital ou na versão impressa, a Revista Opinião chega aos 20 anos cultivando credibilidade, o ativo intangível mais importante de uma marca, resultado de laços de confiança criados a partir do profissionalismo e da ética presentes em todo o processo de confecção da revista, reconhecida pelos parceiros de negócio e leitores das comunidades que a publicação alcança e se conecta.

Uma empresa familiar
Márcia Siqueira, cofundadora, CEO e chairman da Revista Opinião, é advogada com especialização em Direito Empresarial e foi condecorada com Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Mogi, em reconhecimento a sua contribuição em prol da economia e cultura da região. Em 2021, passou a integrar a diretoria da Federação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais – FEBRACCOS, com a missão de fortalecer o relacionamento entre os profissionais da área.
Durante muitos anos se dedicou ao exercício da advocacia integrando a equipe do advogado Joseval Peixoto, que coleciona uma trajetória brilhante também como jornalista e radialista, âncora por décadas do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan – uma inspiração para o estilo comunicativo de Márcia. Viúva de Fernando Siqueira, idealizador da Revista Opinião, após seu falecimento, Márcia com seu espírito empreendedor e resiliente, deu continuidade ao projeto e com o passar dos anos, juntamente com seus filhos, Pedro e Leonardo, vem realizando um constante aprimoramento do mix editorial e comercial – informação e visibilidade para as marcas e chegando aos potenciais consumidores dos produtos e serviços dos anunciantes.
Presente de forma integral no planejamento e execução a cada nova edição, as decisões estratégicas tornam mais forte o vínculo familiar e envolvem a Diretoria de Arte, assim como as áreas de Revisão e Circulação, capitaneadas por Pedro Siqueira e Leonardo Siqueira, respectivamente. Há uma sintonia fina que percorre os três integrantes da família Siqueira e sempre estão prontos para iniciar um novo projeto. Que venham os próximos 20 anos repletos de Luz para a Revista Opinião, percorrendo novos caminhos de transformação como trilhou até hoje!


Crônica de Joseval Peixoto - jornalista e radialista
A Revista Opinião está fazendo 20 anos e eu não posso iniciar esta “crônica” sem agradecer ao convite que me faz Márcia Siqueira para participar deste evento. Agradecer e exaltar sua tenacidade por mantê-la até os dias de hoje. Só quem, como eu, viveu o jornalismo, desde os tempos do linotipo, sabe como isso é difícil. Nem falo das “fake news” ou das ameaças à liberdade de expressão, hoje protegida como uma das cláusulas pétreas da Constituição.  Falo do dia a dia mesmo com seus dramas, seu custo, sua luta contra o tempo e as intempéries do mercado. São tempos difíceis. Para todos. Até o rádio sofre. Por isso quero deixar tudo isso de lado e só falar do amor que temos pelas nossas cidades e pelas coisas simples da vida.   
A “Opinião” é e será sempre isso: o retrato e a história de Mogi das Cruzes, seu povo, seus ídolos, seus empresários, artistas, suas ruas, os encontros de seus jovens, a infância, a juventude e depois o tempo de saudade dos que a viveram.  E tudo serão recordações eternizadas, porque “verba volant” mas “scrypta manent”, como proclamavam os romanos.  Por isso, quando “Juca Mulato” quis fugir para o mundo, por entender impossível seu amor com a filha da patroa, seu criador, Menoti del Picchia o adverte: “Juca Mulato és meu. Não fuja que eu te sigo. Onde estejam seus pés eu estarei contigo”. Casemiro de Abreu, isolado em Portugal, clamou no poema de seus 8 anos: “Ó que saudade que eu tenho da aurora da minha vida. Da minha infância querida, que os anos não trazem mais”. E lá mesmo, na terra mãe, Fernando Pessoa sentenciava, “O Tejo é mais belo que o rio que corre na minha aldeia/ Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia” e Manoel Bandeira, na sua “Evocação do Recife”: “Recife. A rua da União. A casa do meu avô. Nunca pensei que ela acabasse. Tudo lá parecida impregnado de eternidade”.  Portanto, prezado leitor, guarde suas revistas. São elas que manterão vivas as imagens de seu tempo, das pequenas coisas que ornamentaram sua vida, enquanto você caminhava, imberbe e distraído, pelas ruas da sua cidade. Será a mesma chama que impediu Juca Mulato de sumir pelo mundo. É aí que você, até sem perceber, é feliz no seu dia-a-dia. Mesmo nos momentos doídos. Porque, como dizia o poeta”, “na terra natal, a própria dor dói menos.”

HOMENAGENS AOS 20 ANOS DA REVISTA OPINIÃO

“Gostaria de parabenizar a equipe da Revista Opinião por seus 20 anos de edições sempre tão bem feitas e dedicadas a entregar conhecimento e entretenimento para nossa região. É uma honra ser parceira de um propósito tão sério e feito com tanto amor. Quero aplaudir de perto a comemoração dos 30… 40… 50 anos!”
Esther Coutinho/ Óticas Diniz
Duas décadas de muita informação, entretenimento e profissionalismo. A Revista Opinião comemora 20 anos e todos nós que somos mogianos, moramos no Alto Tietê, somos brindados com uma publicação de bom gosto e muita qualidade. A Márcia, que com muita competência e empreendedorismo conduz a revista, e a todos da equipe, parabéns. Que possamos comemorar ainda muitas décadas juntos. Vida longa à Revista Opinião.
Marco Bertaiolli – Deputado Federal
Foi muito importante, durante toda essa trajetória, a parceria, o apoio e a confiança de toda a equipe da Revista Opinião no nosso trabalho. Muito obrigada pelo aprendizado, conexão, carinho e respeito que vocês todos sempre tiveram conosco nestes 20 anos de trabalho tão lindo. Que venham os próximos anos de muito sucesso, muitas conquistas e muitas realizações. Viva a Revista Opinião. Grande abraço!
Marina Campos – Sancet
Cumprimento a Revista Opinião pelos 20 anos de circulação em Mogi das Cruzes, documentando os principais eventos da cidade e valorizando o trabalho de empreendedores, empresários e profissionais de destaque em diferentes áreas. Desejo sucesso a todos que fazem da Revista Opinião uma leitura de referência nos escritórios, consultórios e residências de Mogi e região”
Henrique Borenstein, economista, presidente do Conselho de Administração da Helbor Empreendimentos S.A. e da HBR Realty Empreendimentos Imobiliários S.A.
A Revista Opinião completa 20 anos de história e revela uma trajetória construída com valores que contemplam o bom jornalismo e destacam os fatos, as pessoas e as empresas que contribuem para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes. Expresso aqui os meus votos de vida longa à revista e parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho.
Marcos Borenstein, fundador e presidente do Grupo Marbor.
“Começamos a nossa relação com a Revista Opinião faz dois anos quando fui muito bem indicada, como um veículo de divulgação do nosso produto. Mas para minha surpresa tivemos a melhor manteria já escrita, sem contar a qualidade e ótima circulação … e a parceria se estendeu a uma amizade. Parabéns a Revista Opinião e principalmente a Márcia que cuida de tudo com muito profissionalismo e carinho.”
Tatiana Saccomanno Ferreira – Real Park
“Parabéns para a Revista Opinião, que completa 20 anos no mercado e que traz matérias relevantes para os seus leitores com grande abrangência; no qual participo como anunciante, parceira e também como leitora. Sempre vejo em vários lugares ondes estão disponíveis clinicas, comércios, empresas e em condomínios (inclusive no meu!). É com muito prazer que participo e divulgo a DDC Telefones / Vivo e sei do trabalho sério que a Márcia faz, inclusive quando estivemos em Paris, participando da cobertura da Semana de Moda de lá. Parabéns aos 20 anos Revista Opinião!”
Mariza Costa – DDC/Vivo
Completar duas décadas com a responsabilidade de informar, registrar os acontecimentos e eventos da nossa Mogi das Cruzes é algo que certamente deve ser comemorado nesses 20 anos de Revista Opinião, um veículo de comunicação que vem se consolidando como a grande “vitrine” do desenvolvimento da nossa Mogi. Parabéns a toda equipe! Que venham os próximos 20 anos!
Caio Cunha – Prefeito de Mogi das Cruzes
Parabéns Márcia, Pedro e Leonardo pelos 20 anos de Revista Opinião. Como leitor acompanho desde a adolescência, sempre impressionado com o tom contemporâneo com o qual a Revista traz informação e conhecimento, representando muito bem nossa cidade, seus empresários e as novidades do nosso cotidiano. Em 2019 fui convidado a fazer parte dos colunistas da revista, convite que aceitei com muito orgulho e responsabilidade, acompanhado de outros grandes nomes que se preocupam em compartilhar  informações e reflexões, confirmando o interesse da revista em também ajudar na formação do ser humano. Como educador, fico feliz em ver a perpetuidade de um objeto tão importante em nossa cultura, que ao mesmo tempo que traz tradicionalidade e respeito, é inovador, moderno e quebra paradigmas. Que venham mais 20 anos de dinâmica, diversidade e autenticidade. Parabéns!
Richard Debre – Maple Bear
“A Revista Opinião traz artigos de excelente qualidade sem custo nenhum para o leitor., valorizando o mercado da região e entretém seu público com matérias, eventos, fotos e informações de conteúdo leve e objetivo. Admiro o esforço e alcance, principalmente da Marcia, pelo trabalho sério e competente há tanto tempo. Parabéns e muito sucesso!”
Lina Hillman – Lina Iluminação
“Parabéns, Revista Opinião, por completar duas décadas de atuação e de grande alcance social na região do Alto Tietê! A Prefeitura de Suzano já teve a satisfação de ser destaque na publicação em 2021, quando foram enaltecidas as ações transformadoras que promovemos desde o início da nossa primeira gestão. Minha esposa Larissa e eu desejamos muito sucesso a toda equipe e que venham muitos anos de prática do bom jornalismo e de informações relevantes à população!”
Rodrigo Ashiuchi – Prefeito de Suzano
Credibilidade e alta visibilidade, são características que fazem desta revista uma grande vitrine para as marcas, em especial, as voltadas para o setor de saúde. Conseguimos apresentar a marca e produtos e obter um resultado bem satisfatório. A Nitratus confia no trabalho da revista e abrangência dos anúncios.
Mirian Nizuma – Nitratus
“Em nome de toda diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, parabenizo a Revista Opinião pelas duas décadas de sucesso. A publicação é uma das principais referências para Mogi e Região, e sempre foi uma vitrine para nossos empresários, colaborando para a divulgação dos negócios mogianos e ajudando no desenvolvimento da cidade”.
Fádua Sleiman – Presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)
“Um projeto inovador iniciou há 20 anos com uma visão moderna e um estilo de informações interessantes sobre tudo o que acontece e cresce em nossa região. Esse trabalho nos trouxe uma forma de divulgação de ideias e projetos que envolvem os interesses sociais sobre assuntos diversos. Agradeço por ter participado da história da Revista Opinião como entrevistada e principalmente como leitora de tantos conteúdos interessantes e criativos. Parabéns a todos os profissionais envolvidos na elaboração da Arte que expressa emoções e ideias.”
Sueli Tapigliani – Clínica Métier
“Parabéns à Revista Opinião pelos relevantes serviços prestados a Mogi das Cruzes e Região! Vinte anos de informações pertinentes, entretenimento de qualidade e colunismo feito por profissionais competentes resultaram em uma marca indelével no coração dos leitores. Acompanho a Revista Opinião praticamente desde seu início e continuo me surpreendendo a cada edição. Que a Revista Opinião siga por muitos e muitos anos com a dedicação e profissionalismo que lhe são peculiares. Parabéns a toda a equipe envolvida neste projeto de sucesso”.
Célio de Almeida Mello – Juiz de Direito
“Nestes 20 anos de existência, a Revista Opinião contribuiu com a história de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê dando voz a pessoas de destaque e trazendo informações de relevância a conhecimento de todos. Deixo aqui meus parabéns pela excelência e cuidado que esta equipe tem no trato das notícias e especialmente com a UMC.”
 Regina Coeli Melo – Reitora da UMC
Duas décadas não é pouco tempo. A Revista Opinião nesses anos segue firme e de maneira leve e elegante aproximando pessoas e empresas, criando oportunidades de negócios, alavancando projetos de seus anunciantes e proporcionando conhecimento aos seus leitores. Parabéns à equipe e que sigam firmes nesse modelo de sucesso.
Dirceu do Valle – Presidente da 17ª Subseção da OAB de Mogi das Cruzes
Idealizar, ousar, empreender e realizar. Conjugando essas quatro ações, além da excelência e pontualidade, a conceituada Revista Opinião completa vinte anos de existência. Inegável a contribuição essencial da Revista para o progresso e desenvolvimento de Mogi das Cruzes e cidades da região, e para além delas, na medida em que concentra grandes empresas e excelentes negócios para seus seletos e exigentes leitores, além de tratar de temas essenciais como arquitetura, saúde, Direito, sala VIP, história, ambiente, humor, reunindo excelentes colunistas e especialistas nas respectivas áreas. Parabéns, Revista Opinião!
Nelson Bueno do Prado – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
A Revista Opinião tem uma história consolidada no segmento da Comunicação em Mogi das Cruzes. Uma empresa 100% mogiana, que circula, com muita elegância, na Região do Alto Tietê. Parabéns, à diretora Márcia Siqueira e toda a equipe, por se manterem firme na arte de informar com qualidade e credibilidade há 20 anos.
Marcus Melo – ex-prefeito de Mogi das Cruzes e empresário
São 20 anos de história e muitos motivos para comemorar! A Revista Opinião surpreende o leitor, a cada edição, com jornalismo diferenciado e sempre atento aos fatos que movimentam Mogi das Cruzes nos mais diversos segmentos. É com muita felicidade que o Colégio Brasilis participa, apoia e acompanha a revista desde a sua primeira edição. Parabéns à dedicada equipe! Que venham muitos outros anos de sucesso!
Heloisa Melo – Diretora do Colégio Brasilis
A Revista Opinião se consolidou em Mogi, com conteúdo dinâmico, sempre valorizando empreendedores, personalidades mogianas e o desenvolvimento da cidade. É uma publicação de respeito, que marcou seu nome no mercado editorial. Parabéns pelos 20 anos nos proporcionando uma leitura leve, variada e de qualidade!
Marcos Furlan – Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
O sucesso da revista Opinião que completa 20 anos, se mistura com o sucesso de muitas empresas que como a nossa sempre utilizou esta mídia pra fazer sua divulgação. Apesar de todas as opções de divulgação online, a revista Opinião surpreende, trazendo sempre um resultado positivo. Que venham mais 20 anos!
José Miguel Hallage – Restaurante Djapa
Amiga fiel, é com muita alegria que comemoramos os 20 anos de nossa amizade! Vida longa é o que desejamos!
Você é aquela amiga deliciosa de receber em casa. Chega sempre no dia certo. Toma café com a gente e atualiza os assuntos importantes de nossa querida Mogi e região. Conta o que está “on e off” em nosso país, pincela sobre história da humanidade, dá receitas deliciosas e até nos conta gostosas piadas… ahhh como é bom te receber com suas dicas gastronômicas e sempre cuidando da gente! Beleza, saúde, divertimento, dicas de saúde financeira, literatura, ciências… tudo muito interessante!
Adoramos ver com você as fotos e festas de nossos amigos, suas vitórias e comemorações de uniões, nascimentos, inaugurações e aniversários !!! Tudo que você mostra faz sucesso!
Parabéns, por isso mesmo você é um  sucesso! Fruto de amor, capacidade, determinação e Fé!
Que você continue sendo nossa amiga por muitos anos!!! Nosso Grupo é muito feliz por ter uma amiga como você, e nossa cidade é mais especial por tê-la! Opinião, humanizando sempre o jeito de ser Revista!
Homenagem da Família e Grupo Máximo – O Boticário
Já há muito tempo a Revista Opinião se consolidou como importante meio de divulgação dos fatos e serviços relacionados à Nossa Região, o que se materializa através do sempre relevante conteúdo para os leitores. Acompanhei a dedicação dos diretores desde o início e parabenizo a Diretoria e todos os colaboradores pela data que comemora os 20 anos de atividades, e tenho certeza de que muitos outros se seguirão.
Lucas Marrano, Advogado.
“Sempre tive uma admiração especial pela Marcinha Siqueira e seus filhos. Não só pela maneira gentil como se relacionam com seus amigos e colegas, mas principalmente, pelo seu fôlego em manter por 20 anos uma revista que retrata tão bem a região simpática e próspera de Mogi das Cruzes. Poucos sabem o que significa manter uma periodicidade regular com uma publicação, e eles conseguem fazer da Revista Opinião algo sempre aguardado e retratando com fidelidade tudo que acontece.
Tenho a honra de estar presente em todas edições com duas páginas, o que nos enche de orgulho sem falar da alta visibilidade. Marcinha, nossos respeitos por essas duas décadas. Parabéns a toda equipe e o agradecimento por nos incluir num trabalho sério e atrativo.”
Amaury Jr. – apresentador do Programa Amaury Jr.
Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO