Pioneira em educação bilíngue na cidade, a Maple Bear Mogi, sob a liderança de Richard Debre, surgiu com a missão de preparar crianças para um mundo globalizado. Com foco em qualidade e experiências internacionais, a escola se destacou ao formar alunos críticos e conscientes, prontos para desafios futuros.

Em 2008, o conceito de educação bilíngue ainda era um território pouco explorado no Brasil. Em Mogi das Cruzes, menos ainda. A legislação educacional sequer reconhecia com clareza o funcionamento de escolas com currículo internacional e a maioria das instituições apostava em modelos tradicionais. Foi nesse cenário que nasceu a Maple Bear Mogi das Cruzes – não como tendência de mercado, mas como resposta a uma pergunta simples e poderosa: o que significa preparar uma criança para o mundo?
Foi também nesse contexto que Richard Debre, aos 21 anos, assumiu o desafio de liderar a construção pedagógica da escola. Jovem, mas com convicções muito claras, ele trouxe para o centro do projeto suas duas grandes paixões: educação e língua inglesa. “Desde o início, acreditávamos que a escola precisava ir além da entrega de conteúdo. Ela deveria inspirar, motivar e desenvolver pessoas rumo à autorrealização”, afirma Richard.
Ao lado dele, dois pilares tornaram o projeto possível. Sua mãe, Gesmir Debre, uma educadora nata, assumiu com firmeza a gestão administrativa e financeira da escola. Sempre com olhar sensível para as pessoas e para a equipe foi ela quem ajudou a sustentar o equilíbrio necessário para as decisões estratégicas, trazendo sensatez e humanidade à gestão. Seu papel foi essencial para a cultura da escola: gente em primeiro lugar, sem abrir mão de excelência e seriedade no trabalho.
Do outro lado, José Antonio Debre, engenheiro de formação e mente extremamente criativa, transformou a estrutura do projeto em realidade concreta. A cada ideia pedagógica ou visão de futuro, ele buscava uma forma funcional e inteligente de tornar tudo possível no espaço físico. Cada sala, cada ambiente, cada detalhe da escola passou pelas suas mãos. O que hoje parece simples — um espaço acolhedor, um laboratório eficiente, salas modulares e espaços multiusos — foi resultado direto da capacidade de traduzir o conceito em construção, projeto em espaço de aprendizagem.
A combinação entre essas três frentes – visão pedagógica, gestão humana e engenharia aplicada – foi o que permitiu que a escola enfrentasse os desafios dos primeiros anos com consistência. A sociedade original, com outro sócio no início do projeto, foi reestruturada posteriormente, e a escola passou a ser totalmente conduzida pela família Debre, que deu continuidade ao plano com autonomia, coerência e identidade própria.

Uma escola internacional antes de ser tendência
Muito antes da explosão das escolas bilíngues no país, a Maple Bear Mogi das Cruzes já trabalhava com dois currículos: o brasileiro, validado pelo MEC, e o canadense, orientado pela província de New Brunswick, com quem mantém parceria oficial. Essa construção levou tempo, exigiu formação continuada dos educadores, adaptações à realidade local e, principalmente, uma firme decisão de não abrir mão da qualidade.
Por anos, a escola operou dentro de uma zona cinzenta na legislação, como tantas outras pioneiras. A diferença é que, enquanto muitos viam o bilinguismo como um diferencial comercial, em Mogi ele sempre foi tratado como parte da proposta pedagógica central. Não se trata de ensinar inglês, mas de pensar em duas línguas, em dois mundos, com um único propósito: formar alunos com repertório global e raízes sólidas.
Hoje, com o avanço da regulamentação, a escola é oficialmente reconhecida como internacional. Seu nome está publicado no Diário Oficial, e também no CICIC (Centro de Informação Canadense sobre Credenciais Internacionais), órgão que facilita o reconhecimento de estudos, diplomas e qualificações estrangeiras no Canadá – o que posiciona a Maple Bear Mogi das Cruzes como a única escola internacional do Alto Tietê com autorização para emitir dois diplomas válidos: o brasileiro e o canadense. “Quando falamos em dois diplomas, falamos em abrir possibilidades concretas. Nossos alunos saem da escola prontos para enfrentar processos seletivos no Brasil e no exterior, com segurança e flexibilidade”, destaca Richard.
Resultados que comprovam a proposta
A proposta educacional da Maple Bear Mogi se tornou visível com o tempo. Cinco turmas já se formaram no High School e os resultados são concretos. Alunos ingressaram em universidades brasileiras de ponta – como USP, UNIFESP, PUC, Mackenzie, ESPM e Insper – e também em instituições internacionais como a University of Toronto, University of Calgary, entre outras no Canadá e nos Estados Unidos.
Em 2025, um novo marco será registrado: os primeiros alunos formados na escola começam a se formar também na universidade. O ciclo se completa — e a escola, que nasceu como projeto visionário, passa a impactar o mercado de trabalho, com egressos atuando em áreas como Medicina, Engenharia, Relações Internacionais, Arquitetura, Direito e Tecnologia. Esse movimento confirma um ponto essencial: a formação oferecida na escola não serve apenas para “passar em vestibular” ou “ter um bom inglês”. O que está sendo construído é uma base ampla, que articula conhecimento acadêmico, repertório cultural, ética e pensamento crítico – e isso se reflete nas escolhas conscientes dos alunos.

Vivências internacionais, experiências reais
Na Maple Bear Mogi das Cruzes o contato com o mundo começa cedo — e vai muito além da sala de aula. Ao longo dos anos, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com apenas dez anos, viajaram ao Canadá para uma verdadeira imersão intercultural. Frequentaram escolas canadenses, participaram de aulas com alunos locais e viveram em casas de famílias anfitriãs. Para muitos, foi a primeira experiência internacional – e um ponto de virada em sua autonomia e amadurecimento.
No Ensino Médio, a proposta de vivência internacional é mais abrangente e com uma fase de intensa preparação.Durante meses, os alunos mergulham em pesquisa, criação de projetos, apresentações e treinamentos de oratória. Em 2025, participaram da British English Olympics (BEO), uma competição internacional realizada em Londres, que reúne escolas de todo o mundo para desafios de comunicação, liderança, resolução de problemas e argumentação. O resultado veio já na estreia: a escola chegou à semifinal em sua primeira participação, competindo com instituições de alto desempenho de diferentes continentes. A participação de 2026 já está confirmada, com um novo time composto por dezesseis alunos. “Essas experiências formam pessoas que pensam globalmente, se comunicam com confiança e se reconhecem como cidadãos do mundo”, comenta Richard.
Da tecnologia ao projeto de vida
Mais do que uma escola bilíngue ou internacional, a Maple Bear Mogi das Cruzes se consolidou como uma escola inovadora – no planejamento, na formação docente, nas práticas pedagógicas e na forma como prepara seus alunos para a vida. Um dos pilares dessa inovação é o uso estratégico da tecnologia. A escola é certificada como Referência Google for Education, com mais de 200 equipamentos (entre notebooks, chromebooks e tablets) disponíveis para alunos e professores. A tecnologia é usada para potencializar o ensino, desenvolver a autonomia, ampliar a aprendizagem e enriquecer os processos criativos. No entanto, como ressalta Richard, “não é sobre ter equipamentos, mas sobre ter um propósito e assim poder fazer uso de diversos meios para o aprendizado. A tecnologia está a serviço da educação e não o contrário.”
Essa cultura de inovação se estende à formação constante dos professores, um compromisso permanente com a excelência. Ao menos duas vezes por ano, a escola realiza semanas de desenvolvimento profissional com especialistas do Brasil e do Canadá, que acompanham, observam aulas e conduzem workshops com foco nas práticas mais atuais da educação. Em janeiro e julho, toda a equipe participa de jornadas intensivas de capacitação. “Aqui, desenvolvimento profissional não é promessa institucional – é realidade”, reforça Richard.
Além disso, a inovação se manifesta no cuidado com o desenvolvimento emocional dos alunos. Desde a Educação Infantil, os estudantes são acompanhados por um programa sócio emocional estruturado. No Ensino Fundamental, sete hábitos que estão presentes no cotidiano de pessoas que agem de forma eficaz, orientam projetos e relações dos alunos para promover o autoconhecimento e responsabilidade.
No Ensino Médio, o processo se consolida com a construção de um Projeto de Vida realista e conectado ao mundo contemporâneo, permitindo que os alunos façam escolhas com mais segurança e sentido. Metodologias ativas como aprendizagem por projetos, resolução de problemas, debates, simulações e criações autorais fazem parte da rotina. Memorizar já não basta. Na Maple Bear Mogi, os alunos aprendem a pensar, aplicar e criar.

Uma equipe que faz a diferença
Todo o sucesso da Maple Bear Mogi das Cruzes – dos resultados acadêmicos às experiências internacionais – só é possível porque existe um projeto educacional e uma equipe sólida – dedicada, profissional e tecnicamente preparada. Mais de 60% dos profissionais da escola estão na instituição há mais de dez anos, o que demonstra não apenas estabilidade, mas também pertencimento. Maple Bear Mogi é, comprovadamente, um excelente lugar para trabalhar – e isso também impacta diretamente na experiência dos alunos. Há, inclusive, profissionais que deixaram a escola por novos desafios e retornaram, reafirmando o vínculo afetivo e profissional com o projeto. “Tenho muito orgulho da equipe que construímos ao longo desses anos. E tenho ainda mais orgulho de saber que muitos seguem conosco desde o início. Eles são parte essencial da identidade da escola”, afirma Richard. Aqui, o agradecimento se estende a todos: professores, coordenadores, assistentes, equipe de apoio, administrativa e operacional. Cada pessoa desempenha um papel crucial na missão de formar alunos preparados para o mundo.
Formar para escolher, aprender para transformar
Depois de quase duas décadas de atuação consistente, a Maple Bear Mogi das Cruzes não é mais uma promessa – é uma realidade consolidada. Formou turmas, construiu reputação, gerou resultados. Hoje, transforma a vida de seus alunos, impacta a comunidade e inspira outras escolas dentro e fora da rede. A escola já foi pioneira ao ser a primeira bilíngue de Mogi das Cruzes. Foi também a primeira escola internacional do Alto Tietê, reconhecida oficialmente no Brasil e no Canadá. Hoje, destaca-se entre as unidades da rede como referência nacional, com impacto que ultrapassa fronteiras.
Esse caminho de excelência também está intrinsecamente ligado à trajetória de Richard Debre, que além de fundador e diretor da unidade, atuou como Diretor Acadêmico da Maple Bear Brasil, liderando a escrita de currículos, coordenando programas de formação e apoiando escolas de todo o país. Sua experiência prática em sala de aula, visão de futuro e atuação estratégica ajudaram a posicionar Mogi como um polo de referência na educação bilíngue.
“Fazer parte da história da Maple Bear Mogi é ver o poder da educação transformando vidas em tempo real”, diz Richard. “Aqui, excelência e humanidade caminham juntas. E isso faz toda a diferença.”
Na Maple Bear Mogi das Cruzes, mais do que formar para o vestibular, formamos para a vida. Com resultados concretos e propósito contínuo, a escola segue crescendo – com os pés no presente e os olhos no futuro. “Primeiro lugar, para nós, nunca foi sobre pódio. Sempre foi sobre pioneirismo. Seguimos inspirando nossa comunidade, outras escolas em Mogi, no Brasil e até fora dele. Porque educar não é competir. É liderar pelo exemplo.” – conclui Richard.
Mais informações
R. Marquês de Olinda, 32 – Vila Oliveira, Mogi das Cruzes – SP – Telefone: (11) 3996-8205
www.maplebearmogi.com.br
Instagram: @maplebearmogi





