Mogi das Cruzes, 465 anos: tradição, natureza e modernidade em harmonia



Mogi das Cruzes tem localização privilegiada no mapa do estado de São Paulo, mas para chegar a este podium muita estrada foi pavimentada, muitos caminhos foram abertos além daqueles desbravados por Braz Cubas e Gaspar Vaz. Com a serra do Itapety funcionando como um regulador para a qualidade do ar, a cidade está a cerca de 50km da capital pela rodovia Mogi-Dutra, tem acesso fácil ao litoral norte e sul pela rodovia Mogi-Bertioga e do outro lado, temos nosso vizinho São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Aqui se combina de forma única, a tranquilidade de uma cidade de médio porte com a dinâmica de um grande centro urbano.
Ser mogiano de coração ou na Certidão de Nascimento é também conhecer sua cidade! Selecionamos alguns pontos que representam Mogi – a tradição e o contemporâneo. Veja se você já esteve em todos e complete a lista, se ainda não conhece!

Caminhos da história
A cidade preserva em seu centro histórico um charme singular com igrejas e casarões, revelando a riqueza cultural e arquitetônica. Uma caminhada pelo Largo do Carmo com visitação às igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo que datam do fim do século XVIII oferece a beleza do conjunto tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e um convite à contemplação.
O centro de Mogi inclui o tradicional Mercado Municipal que foi inaugurado em 1912, mais tarde demolido e reconstruído no mesmo local, em 1960. O “mercadão” por décadas mantém sua característica essencial – oferecer produtos frescos para consumo e uma diversidade de itens no mezzanino.
Um traço marcante da cidade é a influência dos imigrantes japoneses que chegaram no início do século XX, moldando parte da identidade cultural de Mogi. O Casarão do Chá, projetado por Kazuo Hanaoka em 1942 para abrigar uma fábrica de chá, é uma obra que combina elementos ocidentais e soluções orientais com um belíssimo resultado estético. No Casarão, o visitante poderá encontrar exposição de peças, além de consumir, é claro, o chá!

Lazer ao ar livre
Espaços públicos incentivam práticas esportivas e momentos de convivência para toda a família, que hoje inclui também os pets. Para os que buscam contato com a natureza, o Parque Centenário, inspirado na arquitetura japonesa e o Parque da Cidade, projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, são cenários ideais para práticas esportivas.Para apreciar o pôr do sol mais bonito da região, o programa é o mirante no Pico do Urubu, na Serra do Itapety, a 1.160m acima do nível do mar. A subida pode ser de carro ou uma caminhada de 4,5km até chegar… quase nas nuvens.



Um destino para todos
Mogi se desenvolveu para ser uma cidade plural recebendo famílias, jovens casais, terceira idade, estudantes e visitantes. Seja em villages, condomínios, apartamentos ou casas, a cidade permite que o mogiano viva com qualidade e conveniência. Mogi, que ultrapassa 460 mil habitantes, segue em expansão (estimativa IBGE p/ 2024). É uma cidade que preserva a tradição e cria novas experiências de vida.

Centros comerciais e gastronomia
Bem localizados, o Mogi Shopping e Shopping Urupema oferecem opções de lazer, alimentação e serviços, além de outros centros de compras em meio aos edifícios corporativos. O comércio está fortemente presente no centro da cidade e dalí parte para bairros como a Vila Oliveira com a movimentada Avenida Capitão Manoel Rudge. Outro local é a Vila Hélio, que em outros tempos abrigou residências, atualmente foi transformada em uma charmosa e pitoresca vila comercial!
A cidade oferece um roteiro completo de cardápios para atender todos os estilos e paladares – são restaurantes, bares, pizzarias, padarias e cafés, com ambientações que além de estilo, se esmeram em qualidade para a clientela.
Em Mogi das Cruzes reconhecemos a força de uma cidade que combina passado e futuro. Das estreitas ruas históricas do centro ao crescimento vertical, do comércio local às lojas âncoras nos shoppings, a cidade se mantém como referência em desenvolvimento no Alto Tietê. Seja para uma visita de lazer, um passeio gastronômico ou um estudo mais aprofundado sobre urbanismo e cultura, Mogi das Cruzes mostra-se um destino singular e acolhedor. E se você escolher Mogi para morar, sentirá o ganho em qualidade de vida assim que respirar – é a serra do Itapety oferecendo seu escudo de proteção ambiental!

Mais Informações:

– Igrejas Ordem Primeira e Terceira do Carmo – Endereço: Rua São João, s/nº – Largo do Carmo Centro Histórico, Mogi das Cruzes

– Mercado Municipal – Endereço: Rua Coronel Souza Franco, n.º 440 – Centro, Mogi das Cruzes –

– Casarão do Chá – Endereço: Estrada do Nagao,Km3 – Cocuera, Mogi das Cruzes

– Parque Centenário – Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – Cezar de Souza – Mogi das Cruzes

– Parque da Cidade – Endereço: Rua Jardelina de Almeida Lopes, 451 – Parque Santana – Mogi das Cruzes

– Pico do Urubu – Endereço: acesso pela Via Perimetral (Av. Dr. Édison Consolmagno) na altura do Clube Vila Santista.

– Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos – Endereço: Rua Coronel Souza Franco, 735 – Centro – Mogi das Cruzes

Edição 244

Clique na capa para ler a revista

O que deseja pesquisar?