No Instituto do Sono Dra. Janaina Calligaris, o diagnóstico e tratamento de distúrbios como ronco e apneia ganham abordagem moderna, técnica e humanizada – e o atendimento começa no lugar mais familiar de todos: a casa do paciente.

Muito além de um incômodo noturno, o ronco pode ser um alerta para distúrbios sérios que afetam a qualidade de vida – como a apneia obstrutiva do sono. A cirurgiã-dentista, Dra. Janaina Calligaris, professora e palestrante, é referência na região do Alto Tietê e está entre os primeiros nomes no Brasil certificados pela Academia Brasileira do Sono. À frente do Instituto que leva seu nome, se dedica ao diagnóstico e tratamento desses problemas, com uso de tecnologia, acolhimento e um diferencial importante: a polissonografia domiciliar.
Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC em 1999, Dra. Janaina começou sua carreira na odontologia tradicional. Em 2008, o contato com os chamados Aparelhos Intraorais (AIO) despertou seu interesse por essa área ainda pouco explorada à época. Desde então, aprofundou-se em cursos, congressos e docência, até deixar a odontologia convencional para se dedicar à medicina do sono. O Instituto oferece exames do sono com tecnologia portátil e de alta precisão, sem a necessidade do paciente pernoitar em clínica.
• A polissonografia Tipo 3 é realizada com faixas torácicas, cânula nasal, oxímetro e cartão de memória. Não há monitoramento ao vivo, o paciente retira o equipamento e devolve no dia seguinte. Os dados são enviados aos respectivos laboratórios e laudados por médicos especializados.
• A polissonografia Tipo 4 utiliza um pequeno oxímetro de alta previsão junto ao dedo. É possível obter a oxigenação, frequência cardíaca e índice de dessaturação de oxigênio (IDO). O app instalado no celular do paciente traz o grande diferencial com o áudio do ronco, uma gravação que será avaliada juntamente com os demais dados coletados.
“Nosso foco é um atendimento completo, com tempo, escuta e informação. Dormir bem deveria ser rotina, e não exceção”, destaca a Dra. Janaina, que também é mestre em Gerontologia com ênfase no sono. Os tratamentos incluem CPAP, adaptação de aparelhos, fornecimento de equipamentos e o uso de AIO – indicado para pacientes adultos mediante avaliação.
Na gestão e operação técnica, Rodolfo Calligaris é o responsável pelo acompanhamento dos exames e adaptação dos dispositivos, com formação complementar em polissonografia e adaptação de CPAP pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Juntos, o casal criou um modelo de acolhimento que une conhecimento e sensibilidade.
“Muita gente acha que roncar é normal, mas basta observar os efeitos: sonolência durante o dia, dor de cabeça ao acordar, perda de memória e dificuldade de concentração, entre outras consequências. Dormir mal impacta de forma negativa em várias atividades ao longo do dia”, finaliza a Dra. Janaina – um alerta que propõe a busca por um diagnóstico com escuta sensível e técnica ao agendar uma consulta.

Exames oferecidos
– Polissonografia tipo 3 (faixas torácicas, cânula, oxímetro)
– Polissonografia tipo 4 (oxímetro e app com gravação de ronco)
Tratamentos disponíveis
– CPAP – adaptação e titulação
– Aparelhos Intraorais (AIO)
– Fornecimento de CPAPs e acessórios
Atendimento personalizado
– Tratamento exclusivo para adultos
– Consulta inicial com cerca de 60 minutos
– Diagnóstico rápido com base em exames domiciliares
Mais informações
Rua Cel. Cardoso de Siqueira, 1118 – sala 506 – Edifício Evolution Office – Mogi das Cruzes – WhatsApp: 11.94798.9812
Instagram: @drajanainacalligaris





