Mais do que uma clínica, uma causa. Mais do que trabalho, um propósito. Em 2025, os fundadores – a psicopedagoga, Alessandra Lautenschlager Nogueira e o administrador de empresas, Cristhiano Nogueira junto às equipes inspiradoras, celebram os 11 anos da Thélos em Mogi das Cruzes.

Com três unidades e o olhar voltado para o futuro, a Thélos construiu uma trajetória baseada em compromisso técnico, acolhimento humano e um propósito inabalável – transformar vidas. A liderança formada por Alessandra Lautenschlager Nogueira e Cristhiano Nogueira, comemora o que move cada ação, projeto e relação dentro da Thélos – uma conexão com profissionais, crianças, adolescentes, jovens, mães, pais e toda a comunidade que se forma em torno desse espaço de escuta, cuidado e inclusão. Nas unidades, Alessandra reúne as competências de diretora da clínica, enquanto Cristhiano assume a área administrativa.
Propósito em ação
Mulheres Empoderadas: o programa tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes para mães – iniciativa que fortalece a autoestima, proporciona autonomia e cria oportunidades de geração de renda.
Sala das Mães: nasceu de maneira espontânea com mães se reunindo para um café – simples encontro que se tornou uma poderosa rede de apoio. No espaço foi inaugurada a Sala Inspiração. “Homenagem às mulheres que deram origem a esse ambiente de acolhimento e sororidade, a sala ganhou placa e quadro com nomes e fotos das mães e filhos, um reconhecimento simbolizando que foram elas as raízes dessa inspiração. A inauguração foi marcada por um momento emocionante, pude compartilhar a importância daquele espaço e o quanto esse desejo já habitava meu coração há tempos. ”, comenta Alessandra.
Projeto “Abrace a Neurodiversidade”: criado para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o projeto criou uma mobilização comunitária que foi às ruas, simbolizando o compromisso permanente da Thélos com a visibilidade e o respeito às diferenças.

As unidades e os cuidados
Thelinhos: intervenção precoce, atende crianças de 0 a 5 anos com foco no desenvolvimento inicial – cada conquista é celebrada com alegria e comprometimento.
Thélos Espaço Multidisciplinar: voltado para crianças a partir de 5 anos, contempla adolescentes e jovens que necessitam de atendimento integrado.
Thélos Desenvolvimento Humano: unidade voltada para adolescentes e adultos, com foco em psicoterapia analítico-comportamental, avaliação neuropsicológica e desenvolvimento individualizado.
As pessoas que vivem o propósito
Grupão: atividades e vivências que favorecem o desenvolvimento de habilidades para o cotidiano, promovendo autonomia, convivência e bem-estar. Em trechos do depoimento de Marco Antônio Rodrigues Lohnhoff, integrante do Grupão, pode ser sentida a potência dos vínculos que se constroem neste espaço. O depoimento foi construído com o apoio de Juliana Romera, supervisora da área de Terapia Ocupacional, que conduziu uma conversa leve para registrar suas percepções sobre as atividades.
“Marco contou que gosta muito das receitas que fazem juntos. Já prepararam lanche natural, pipoca, brigadeiro e até mousse de maracujá, seu preferido. Ele lembrou que uma vez enrolou – sozinho comigo, 40 brigadeiros. Além de cozinhar, o que ele mais gosta é poder vender o que produzem. Normalmente, as vendas são para as próprias terapeutas, e ele se sente responsável em participar dessa parte também.” – comenta Juliana. “Eu mesmo falava com os pais sobre o dinheiro”, contou com orgulho, Marco.
Outras experiências também marcaram sua memória – sessão de filmes, que acontece dentro da própria Thélos e também o dia em que, pela primeira vez, o grupo fez um pedido de batata frita e outras comidas pelo iFood, usando o dinheiro arrecadado por eles mesmos. Para Marco, esses momentos foram especiais e inesquecíveis. Durante a conversa, perguntei sobre algo que ele costuma sempre fazer no Grupão e que, naquele dia, não quis. Marco respondeu com sinceridade – lavar a louça. Explicou que costuma ser sempre ele a lavar, porque os amigos “são preguiçosos” e nunca ajudam. Mas, naquele dia, decidiu não lavar. Esse momento foi muito significativo pois mostrou a capacidade que Marcos tem de se expressar, reconhecer seus limites e compartilhar sua opinião. O relato do Marco mostra, de maneira simples e verdadeira, como o Grupão é um espaço de aprendizado, convivência e autonomia, onde cada experiência, da cozinha às vendas, dos passeios às tarefas, tem valor e significado.”, concluiu Juliana.

Famílias em Propósito: são muitas as mães que caminham com a Thélos diariamente, com histórias de superação, parceria e construção de redes de apoio. Por meio das vozes de Adriana Mendes Araújo Mory e Fernanda Clemente Leite, todo o grupo de mães pode se sentir homenageado.
“Meu nome é Adriana, sou mãe do Pedro, e nossa história com a Thélos começou em 2021. Lembro como se fosse hoje a sensação de entrar pela porta amarela da clínica, coração angustiado, cheio de dúvidas, perdida, sem direção. Mas, no meio de tantos sentimentos, algo me dizia para ficar tranquila, porque aquele lugar seria um divisor de águas na evolução do meu filho. E foi exatamente isso que aconteceu. Aos poucos, fui vendo a transformação. Gradualmente, os resultados foram chegando e meu coração se enchia de esperança e força para seguir em frente, sabendo que estávamos no caminho certo. Hoje, olho para o Pedro e vejo o quanto ele mudou, é uma criança completamente diferente de quatro anos atrás. Ainda está em processo de evolução, mas já alcançou conquistas que me enchem de gratidão. A Thélos, além de cuidar das crianças, também se preocupa em cuidar de quem cuida. Pude participar do apoio psicológico oferecido aos pais e foi um ano transformador para mim, um tempo de reencontro comigo mesma. O trabalho aqui vai além do atendimento clínico – é humano, acolhedor e transformador. Outro presente que a Thélos me deu foi a oportunidade de conhecer mães incríveis. A troca que temos entre nós é impagável. E, para fortalecer ainda mais essa rede, nasceu o espaço do Café das Mães, que se tornou um momento de leveza em meio à nossa rotina corrida e muitas vezes exaustiva. O que a Thélos faz é, sem dúvida, um diferencial. Ali, todos importam: a criança, a família, quem cuida. Minha esperança é que existam cada vez mais clínicas assim, para que outras famílias também possam viver essa experiência tão transformadora.” – depoimento de Adriana.
“Sou a Fernanda, mãe do Arthur! Minha história com a Thélos começou no pós-pandemia, depois de muitas frustrações com outras clínicas e profissionais. Resolvi dar uma chance, e encontrei aqui, em pouco tempo, algo que vai além do cuidado técnico – encontrei dedicação verdadeira, compromisso com cada tipo de transtorno e, acima de tudo, acolhimento. Foi na recepção que nasceu o nosso grupo de mães. Entre conversas, trocas e escuta, criamos o “Café das Mães”, um espaço onde nos entendemos, nos apoiamos e não nos julgamos. Ali, somos mães, mulheres, companheiras. Descobrimos talentos, resgatamos sonhos, quem vendia doces, quem fazia unhas, quem trazia ideias – uma foi ajudando a outra. Hoje, esse café também virou oportunidade de renda. A Alessandra tem um papel essencial nisso tudo. Ela não vê só o tratamento, ela vê os pais. Ela nos reconhece. O amor que ela tem pela clínica, pelas crianças e por cada mãe é algo que toca. Ela está presente, escuta, acolhe de verdade. A Thélos é mais que uma clínica. É um lugar onde somos vistas e valorizadas – isso faz toda a diferença.” – depoimento de Fernanda.

Colaboradores: na Thélos há uma profunda valorização das pessoas que cuidam, profissionais que vivem o propósito no dia a dia. É possível sentir o que significa ser integrante da equipe Thélos no depoimento de Camille Martins de Oliveira, colaboradora da Recepção, uma das mais antigas da equipe, assim como na história da Ketlen Rayane Monteiro Prado, a colaboradora mais antiga da casa, hoje no setor Financeiro. Ambas compartilham o que significa fazer parte da Thélos – uma forma de mostrar que por trás de cada atendimento, existe um cuidado que também se volta para quem está na linha de frente.
“Falar sobre a Thélos é falar sobre transformação. Para mim, estar aqui representou uma mudança profunda, não apenas profissional, mas também pessoal. Aprendi a olhar para a vida de outra forma, a perceber que muitos dos nossos problemas diários são pequenos diante da grandeza do que vivenciamos aqui. A Thélos é um lugar que amo estar. Tenho um carinho especial pelas crianças que me ensinam diariamente com sua pureza e afeto. O cuidado que a Alessandra dedica a todos nós vai muito além da gestão de uma clínica, ela se preocupa genuinamente com cada família e cada colaborador. Aqui também me sinto acolhida e tenho alegria em acolher, não são acolhidas somente as famílias. Estar na recepção, abraçar as mães que chegam, conviver com as crianças e receber delas tanto carinho é algo que dá sentido ao meu trabalho. A Thélos é, acima de tudo, um espaço de amor, cuidado e acolhimento. Um lugar que transforma vidas, de quem chega em busca de ajuda e também de quem tem o privilégio de fazer parte dessa história.” – depoimento de Camille.
“Quero começar expressando minha gratidão à Thélos por toda a confiança e pelas oportunidades que me foram dadas. Celebrar mais um ano fazendo parte dessa história tão especial, que transforma a vida de tantas famílias, é algo que levo com muito carinho e guardarei para sempre. Nesses quase quatro anos, vivi uma trajetória marcada por aprendizados, conquistas e crescimento. Entrei sem nenhuma experiência – neste que foi o meu primeiro emprego, como recepcionista, e sinto uma imensa gratidão por receber tantas oportunidades. Graças à confiança da Alessandra e do Cristhiano, pude evoluir e alcançar novos cargos. Cada desafio foi uma chance de aprender e me desenvolver, e nada disso seria possível sem o apoio, o carinho e a confiança de todos que caminharam comigo. A Thélos se tornou muito mais do que um lugar de trabalho – é um espaço que carrego no coração, especialmente pelas memórias criadas e pessoas incríveis que conheci – levarei comigo para a vida inteira!” – depoimento de Ketlen.

Coordenação clínica: cuidado que organiza e inspira
A coordenação clínica tem papel essencial – conecta a ciência à prática, organiza os atendimentos, acompanha famílias e apoia profissionais em suas jornadas. A matéria traz a voz da Coordenadora Clínica, Patrícia da Costa Borges Oliveira, representando o elo fundamental entre equipe, pacientes e famílias.
“Formada em Fonoaudiologia há 30 anos e há 5 anos como Coordenadora Clínica na Thélos, enxergo meu trabalho como uma missão de acolher famílias, pacientes e colaboradores. Todos os dias recebo sorrisos, abraços e beijos das crianças que passam pela minha sala, trazendo a energia que dá sentido ao que faço. Tenho imensa satisfação em exercer essa função. Estar próxima das famílias, dos pacientes e dos profissionais me permite construir, junto deles, um trabalho de excelência. Sou grata aos colaboradores, às famílias, à Alessandra e Cristhiano, que ao confiarem em meu trabalho, permitem que eu atue com liberdade e dignidade. Amo estar onde estou e fazer o que faço.” – depoimento de Patrícia.
Compromisso técnico e olhar para o futuro
A competência técnica é um dos pilares da clínica. Todas as abordagens são baseadas em evidências científicas – Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), neuropsicologia e psicopedagogia, entre outras. “Porém, o que diferencia a Thélos é a integração entre esse conhecimento e o compromisso social. O fazer é terapêutico mas também é afetivo, inclusivo e comunitário.”, destaca Alessandra. “Para os próximos anos, temos como Visão da Thélos seguir crescendo sem perder a essência, criar novos projetos, fortalecer os existentes, ampliar a rede de apoio, acolher mais famílias e formar uma sociedade mais empática com a neurodiversidade.”, finaliza Cristhiano.
Mais Informações:
Thelinhos: Rua José Urbano Sanches, 557 – Vl. Oliveira – Mogi das Cruzes –
Thélos Espaço Multidisciplinar: Av. Laurinda Cardoso de Mello Freire, 160 – Vl Oliveira – Mogi das Cruzes
Thélos Desenvolvimento Humano (TDH) – Av. Laurinda Cardoso de Mello Freire, 190 – Vila Oliveira – Mogi das Cruzes
WhatsApp: (11) 98948-8063
Instagram: @thelosmogi
Site: www.thelosmogi.com.br






