Festas, férias e os impactos sobre nosso corpo



O comportamento nutricional sofre impactos ao final do ano e quase todas as pessoas sentem o organismo respondendo em sua composição corporal. Sim, as festas impactam demais a composição corporal de quase todos porque acontecem em um momento muito peculiar que é o Fim de Ano.
Começam com as férias escolares das crianças e adolescentes, passam pelos encontros chamados de confraternização, depois vem Natal e Reveillon, culminando com o mês de janeiro que traz períodos de descanso também.

Férias escolares
Libera as crianças da rotina diária e das restrições nutricionais. Descanso merecido, afinal se dedicaram o ano todo aos estudos, horários e alimentação regrada. Porém, este descanso passa por um relaxamento na dieta que impacta negativamente, decorrente das escolhas dos componentes das refeições, dos horários em que acontecem e da frequência. As crianças ficam mais tempo na frente das telas, mais ociosas, e como já estudado, quanto maior o tempo de tela maior o ganho de peso. Um novo hábito negativo vai se impondo nestas semanas das férias escolares e é preciso que os pais estejam atentos aos sinais.

Confraternizações e “festa da firma”
Em diversos formatos, sempre acontecem, seja reunindo parceiros de trabalho, amigos ou familiares. Encontros perfeitos para celebrar, pausa para agradecer o convívio e o final de mais um ano. Entretanto, as confraternizações são regadas a alimentos muito palatáveis, justamente para proporcionar mais felicidade e prazer. A soma de eventos regados a alimentos com alto teor calórico, refrigerante, cerveja e álcool oferecem ao organismo excesso de calorias que será reservado como gordura subcutânea e visceral, enquanto há uma redução drástica da frequência nos exercícios físicos. Afinal, é uma recompensa poder diminuir o volume de treino para quem treinou o ano todo, terminou todas as séries e recebeu “estrelinhas” na academia.

Para manter a forma e saúde:
1- Organize a semana e escolha as confraternizações em que não vai controlar as calorias – “vale night” com tudo liberado!
Ao organizar o calendário da semana com a seleção dos eventos, pensando no impacto sobre a composição corporal, a pessoa deixa de estar vulnerável aos excessos de gordura e carboidratos que estão em quase todo o cardápio das festas de fim de ano. O “mundo ideal” será ingerir uma porção de proteínas isoladamente para após alguns poucos minutos ingerir carboidratos. O processo digestivo começa a acontecer, porém sem pico de insulina, evitando permeabilizar as células adiposas a receberem todas as gorduras consumidas.

2- Frequente a academia durante estes dias de liberação.
Escolha treinos mais intensos e mais curtos. Diminua os intervalos nos treinos de musculação e tente manter as cargas. Opte por treinos com características de HIIT (Hight Intensity Interval Training), que podem ser realizados de quinze a trinta minutos apenas.

4- Já que vai exagerar, escolha comer mais OU beber mais.
A soma dos dois – comida e bebida em excesso, é desastrosa para o organismo. Faça um lanchinho trinta a quarenta minutos antes de sair para as festas. Tendo menos fome poderá escolher melhor o que comer e beber.
Pense bem antes de beber muito, pois o fígado leva praticamente metade de um dia para metabolizar o álcool da noite anterior, o que interfere negativamente no desempenho durante o treino.
Estas são as dicas para um fim de ano com saúde e mantendo a forma que conquistou nos intermináveis treinos durante 2025!

Marcos Pudo é sócio-proprietário da Academia Trainer

Edição 245

Clique na capa para ler a revista

O que deseja pesquisar?