sábado, 27 abril, 2024
AMAURY JR. – EDIÇÃO 196

TURQUIA
Na agenda do programa, são inúmeras nossas viagens. Algumas delas inesquecíveis pelo seu curioso conteúdo. Na Turquia, por exemplo, passando por Istambul, a mesquita Aya Sofya, considerada símbolo da cidade (foto) é de uma riqueza histórica e beleza incomparáveis.
Os mercados que proliferam pela cidade com suas especiarias, frutas, doces típicos não podem deixar de ser visitados, incluindo, é claro o espetacular Gran Bazar, o shopping mais antigo do mundo.
O café turco é uma atração especial não só pela forma com que é feito ( a mistura da água com o pó muito fino sem se passar pelo coador). Dessa forma a borra se acomoda no fundo da xícara, o que proporciona a leitura da “sorte” de quem bebe.


ITÁLIA
Pelas ruas de Veneza, descobrimos a história das máscaras de bico. Foram criadas para uso dos médicos que, em períodos de epidemias, as usavam para se proteger no atendimento aos doentes. O bico era proposital, servia de receptáculo de ervas que filtravam a respiração do médico, frente aos doentes.
Na Itália, em Bari, está a igreja em que repousa os restos mortais de São Nicolau, o santo que , segundo a lenda deu origem ao Papai Noel.
Todos os anos na noite de Natal, saía de casa em casa distribuindo alimentos aos necessitados e presentes às crianças , o que deu origem a tradição. Na paisagem de Bari, o destaque são as antigas casas de pedra com seus telhados em forma de cone. Chamadas casas Trulli, elas protegem seus moradores tanto do frio como do calor.
Onde nasceu o popular carpaccio, tão apreciada delícia gastronômica? Em Veneza, no Harry’s Bar. A história é interessante – o prato foi criado pelo chef especialmente para uma ilustre condessa que com deficiência de ferro em sua dieta foi recomendada, na época , a incluir ferro em sua alimentação . Pela intensa cor vermelha da carne, o chef batizou o prato de carpaccio inspirado no intenso vermelho presente nos quadros do famoso pintor Vittore Carpáccio. O Café Quadri , na Piazza San Marco, também mereceu nossa visita. Ponto de encontro dos intelectuais da época lá nasceu o café expresso. Os grãos que vinham da Turquia eram torrados, moídos produzindo forte sabor.


Tags: , , ,
Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há mais de 40 anos ininterrúptos.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO