quarta-feira, 18 maio, 2022
A importância do Registro de Marcas
Davy Mota, franqueado da Marca Protegida em Mogi

Uma Marca é intangível, porém muito valiosa no contexto de todo empreendimento industrial, comercial ou qualquer prestação de serviço. Seu valor é um patrimônio a ser protegido e independe do porte da empresa, do serviço ou produto que está representando, mesmo que ainda não tenha a visibilidade pretendida e nem a credibilidade merecida.
Os clientes e consumidores tornam uma Marca valiosa na medida em que passam a acreditar e confiar nos valores e atributos presentes em sua essência. Uma Marca somente está segura com seu criador e livre de ser utilizada por outros, se estiver devidamente registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na categoria adequada ao tipo de produto ou serviço.
Para Davy Mota, publicitário e especialista em direito de propriedade industrial e intelectual, a inspiração para empreender neste segmento dos direitos da propriedade se consolidou abrindo uma unidade da Marca Protegida, franquia que conta com mais de vinte escritórios presentes nas principais capitais do território nacional. Tudo começou em sua própria trajetória profissional, iniciada há mais de quinze anos em agências.
Vivenciando juntamente com os clientes a necessidade do registro da Marca, percebeu uma demanda que veio a ser atendida na oportunidade de negócio promovido pela franquia. O escritório que está localizado em Mogi das Cruzes integra uma rede de franqueados que prestam serviços para obtenção de certificados de propriedade industrial e intelectual, registro de marcas de software e patentes, junto ao INPI.
“A grande vantagem do registro com certificado emitido pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial é garantir o direito de utilizar com exclusividade a sua marca, garantindo proteção comercial e jurídica contra pirataria e uso indevido por parte de terceiros.”, pontua Davy.
O processo em primeira instância pode levar até quinze meses, mas 90% dos processos têm a concessão da Marca no oitavo mês. É importante ressaltar que toda empresa ou pessoa física que tem investido em uma Marca de qualquer segmento de atuação, inclusive online, com tecnologia digital, pode e deve registrar sua marca.
Caso a empresa já tenha um logotipo, é prudente que o logo também seja protegido através do registro de marca mista que confere a proteção a imagem de elemento nominativo acrescido de estilização visual, ou seja, é o nome mais o logotipo.

Riscos que existem quando uma Marca não é registrada
• Qualquer pessoa pode registrar a marca, inclusive os concorrentes, havendo ainda o risco de ser obrigado a pagar indenização por uso indevido de marca.
• Perder todo o investimento em propaganda e marketing, afinal terá que deixar de utilizar a marca.
• Ser obrigado por meio de notificação ou citação judicial a deixar de usar a marca.
• Perder o direito do endereço do site e das redes sociais, páginas no Facebook e Instagram, caso outra empresa registre uma marca igual.

Benefícios ao registrar uma Marca
• Proteção jurídica e exclusividade em território nacional no segmento de atuação.
• Possibilidade de expandir a empresa com franquias ou licenciamentos.
• Quando em posse do registro de marca, poderá notificar empresas que estejam utilizando a marca indevidamente, exigindo que deixem de utilizá-la, incluindo o online, com pena de multa e indenização no caso persistirem.
• O registro de marca é fator predominante para transmitir confiabilidade.
• Realizar investimentos com total segurança por ter propriedade sobre a marca.
“O brasileiro é empreendedor e esta característica faz parte do nosso DNA, sempre almejamos vencer, mas é importante planejar para que a trajetória seja de sucesso e ter a propriedade sobre sua marca é essencial.”, finaliza Davy.

Mais informações:
Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 703, sala 417 – Helbor Dual Patteo Mogilar – Contato: (11) 9.5910-8000
Instagram: @davymota
e-mail: davymota@gmail.com
Site: www.marcaprotegida.com.br

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO