segunda-feira, 14 junho, 2021
A luz torna o espaço vivo e é a alma do ambiente

Quando o tema é a Luz, são as áreas de Arquitetura e Design de Interiores que habilitam o profissional para indicar as opções mais adequadas a cada tipo de obra, considerando todas as variáveis que incidem em um ou outro tipo de iluminação.
Para o desenvolvimento do projeto é preciso entender as necessidades do cliente em relação ao uso dos ambientes e suas expectativas, oferecendo soluções que possam ser encontradas no mercado, das peças básicas e originais às criações assinadas e sofisticadas, com linhas que remetem aos estilos contemporâneos, por vezes vintage, mas que atendem sobretudo ao que o cliente espera receber.
Quando começamos a planejar uma obra, pensamos em muitas coisas: dimensões dos ambientes, necessidade dos usuários, cor, fachada, espaços externos, mobília, revestimentos, e por aí vai. Alguns detalhes não são levados em consideração, pois são vistos apenas como um elemento construtivo e necessário dentro de uma residência ou comércio. Os diversos estilo de iluminação valorizam a decoração, otimizam o espaço, transformando um projeto simples em um case de sucesso.
“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.” A frase é autoria de Le Corbusier, arquiteto modernista do século XX, que sabiamente deixa transparecer a importância da Luz na arquitetura.
Um ambiente corporativo ou residencial aceita vários tipos de iluminação pois além da luz direta ou indireta, ainda pode oferecer outras opções que ao serem corretamente empregadas darão resultados surpreendentes ao ambiente.

• Iluminação direta – É realizada com abajures e luminárias e tem como objetivo criar uma região clara que facilite uma atividade, seja sobre a mesa de estudo ou mesa de apoio à leitura. Também sobre a bancada na cozinha pode ser uma ótima solução.

• Iluminação indireta – Os pontos de luz do ambiente usam o teto ou a parede como refletores, tornando o ambiente mais aconchegante.

• Iluminação difusa – Esse é um dos tipos de iluminação mais usados, sendo que a luz ilumina todo o espaço uniformemente, sem contrastes e sombras, equilibrando a intensidade da luz e deixando a claridade uniforme por todo o ambiente.

• Iluminação de destaque – A iluminação de destaque chama a atenção para algum objeto ou ponto do ambiente, que pode ser muitas vezes um revestimento da parede.

• Iluminação de orientação – Esse tipo de iluminação traz conforto na circulação entre ambientes, como corredores, escadas, áreas de piscina, jardins e entradas.

• Iluminação para áreas externas – A iluminação para áreas externas valoriza o paisagismo, a fachada e traz segurança, com muitas opções de lâmpadas que, além de criar um fluxo intenso de iluminação, trazem beleza e charme para o espaço. Podem ser postes, arandelas, refletores e outros.

ILUMINAÇÃO NOS OUTROS CÔMODOS DA CASA
Iluminação da sala –
O tipo de luz indicada para sala de TV é a quente, pois proporciona aconchego e conforto visual. Quanto menos luminosidade será melhor para a qualidade da imagem da TV. Porém muitas vezes nesta mesma sala há outra necessidade, um foco para leitura.
Iluminação da cozinha – Recomendamos a luz neutra/fria para este espaço em que são cortados e preparados os alimentos. Porém, em muitos casos a cozinha passou a ser um local de encontro de amigos, o que pede uma luz quente e aconchegante.
Iluminação do quarto – Para a sensação de aconchego, a luz quente é a indicada. Fica ótima em plafons, sancas de gesso, lustres e outras luminárias que proporcionam iluminação indireta.
Iluminação de banheiro – O banheiro é um espaço que pede uma iluminação intensa, deve contar com fontes de luz branca e amarela para garantir a luminosidade desejada.
Iluminação de escritório – A iluminação para as áreas corporativas não deve apresentar oscilações. Mais do que funcional, a iluminação destes ambientes tem uma importante função de influenciar positivamente para o conforto do colaborador.
Os sistemas de iluminação na arquitetura corporativa levam em consideração diversos aspectos, como o fato de que os colaboradores passam a maior parte do seu dia a dia dentro do ambiente de trabalho.

Mais informações:
Lina Materiais Elétricos – Rua Ipiranga, 1507 – Jardim Santista – Mogi das Cruzes – SP
Tel.: (11) 4727 6188 – 94453 3800
Shopping Jardim Oriente – Rua Andorra, 500 – Jardim América – São José dos Campos –
Tel.: (12) 3570 0132
Facebook: linailuminacao
IG @linailuminacao
Site: www.lina.com.br

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO