Arquitetura inteligente para o segmento da saúde

A arquitetura especializada na área da Saúde se torna uma aliada estratégica na criação de ambientes que humanizam o atendimento e refletem confiança desde o primeiro olhar.


Os projetos arquitetônicos no segmento da Saúde exigem conhecimento técnico, sensibilidade estética e profundo entendimento das normas que regem o setor. Projetar ambientes como clínicas, consultórios e espaços de atendimento hospitalar vai além da composição visual – trata-se de desenvolver soluções que garantam acessibilidade, funcionalidade, segurança e bem-estar, impactando diretamente no bem-estar de quem cuida e de quem é cuidado. Com foco nesses princípios, a arquiteta Camila Caruso, da Duca Arquitetura e Acessibilidade, vem se dedicando a transformar espaços de saúde em ambientes eficientes, acolhedores e alinhados às exigências da área. “Um adequado projeto arquitetônico pode transformar a experiência de pacientes e profissionais, reduzir custos e até salvar vidas! O projeto para uma unidade de saúde ganha em eficiência, segurança e bem-estar quando integra as várias etapas de um planejamento estratégico.”, comenta.

Normas e regulamentações
É necessário que o projeto atenda a todas as exigências legais, evitando qualquer risco para o descompasso no funcionamento do espaço voltado à saúde. O projeto bem estruturado assegura que a clínica ou hospital esteja cem por cento amparado legalmente.

Bem-estar está nos detalhes
Os projetos de arquitetura voltados às áreas de saúde têm especificações diferenciadas com foco total em uma Iluminação adequada, conforto acústico e ergonomia, itens que fazem toda a diferença pois um espaço acolhedor reduz o estresse e apresenta resultados positivos na recuperação dos pacientes.

Espaços otimizados
Cada ambiente projetado para receber o paciente, seja consultórios, salas de espera ou áreas de atendimento, sem exceção, devem ser planejados para facilitar o fluxo de trabalho e proporcionar uma experiência fluída entre a equipe de profissionais e os pacientes.

Segurança e eficiência
Há um ganho nos processos clínicos quando o projeto prevê a organização correta das áreas, acomodando as zonas de esterilização e atendimento, com objetivo de atender à segurança e a agilidade nos procedimentos médicos, além de integrar tecnologia para otimizar a gestão de dados.


Sustentabilidade e inovação
Estar atento à sustentabilidade reduz custos e impacta positivamente a sociedade com soluções sustentáveis, tecnologia de ponta e materiais inovadores que resultam em economia, além dos aspectos positivos como credibilidade e modernidade. “O investimento em um projeto que atende desde o princípio às normas otimiza escopos sob o ponto de vista da eficiência e da rentabilidade, evitando problemas futuros.”, pontua Camila.

Camila Caruso
Formada há duas décadas, pós-graduada em “Arquitetura Hospitalar” pelo Hospital Albert Einstein e especialista em acessibilidade, Camila Caruso é CEO da Duca Arquitetura e Acessibilidade. O escritório de arquitetura está no mercado há quinze anos, com mais de seiscentos projetos em diversos segmentos do mercado por todo o Brasil. Com escritório consolidado na cidade de Mogi das Cruzes, está à frente no desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e acessibilidade com atendimento em todo o Brasil.
Coleciona no portfólio a coordenação de equipes para a elaboração de projetos de reformas em duzentas unidades da rede Pão de Açúcar na cidade de São Paulo, com destaques como o escopo para a acessibilidade de todo o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e atendimento ao setor hoteleiro para marcas premium como Fasano, Club Med e Meliá.

A arquiteta Camila Caruso


Mais informações
Whatsapp (11) 98485-0828
Instagram – @camilacarusoarquiteta
camila@camilacarusoarquiteta.com.br
Site: camilacarusoarquiteta.com.br

Edição 238

O que deseja pesquisar?