Para Mogi e região, a BioLumen Energia oferece uma alternativa que permite a empresas, comércios e condomínios utilizar os benefícios da energia solar sem instalar painéis, realizar obras ou investir em uma usina própria, diminuindo custos com energia, sem a necessidade de um investimento próprio significativo.

Reduzir os custos com energia, utilizar uma fonte renovável e fazer isso sem instalar painéis no próprio imóvel ou investir em uma usina. O que parece reunir soluções diferentes em uma única proposta é justamente a lógica da geração compartilhada, modelo que combina economia, sustentabilidade e uma estrutura técnica preparada para viabilizar o acesso à energia solar de empresas, comércios e condomínios.
A geração compartilhada permite que a energia produzida em uma usina solar seja compartilhada com unidades consumidoras participantes, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. No modelo da BioLumen, a usina está conectada à rede da EDP, permitindo que consumidores elegíveis dentro da área de concessão da distribuidora participem do sistema.
Na prática, a rotina da empresa muda muito pouco, pois o fornecimento de energia continua sendo realizado normalmente pela concessionária, enquanto os créditos provenientes da geração solar são compensados na conta da unidade consumidora. Não há alteração física na instalação elétrica do imóvel. “Não existe investimento em equipamentos por parte do cliente, não são necessárias obras no estabelecimento e a concessionária continua responsável pelo fornecimento normal de energia”, explica Luciano Fernandes, sócio-diretor da BioLumen.
É justamente essa característica que torna o modelo especialmente interessante para empresas instaladas em imóveis alugados, condomínios ou locais que não possuem área ou condições técnicas adequadas para receber painéis fotovoltaicos e estão na área de concessão da EDP. O cliente não precisa comprar equipamentos, disponibilizar telhado ou terreno, nem assumir a implantação e manutenção de uma usina.
O modelo inovador começa pela conta de energia
O universo inclui diferentes perfis de consumidores, como lojas, restaurantes, padarias, prestadores de serviços, pequenas e médias empresas e condomínios residenciais ou comerciais. O primeiro passo é a análise da conta de energia e do histórico de consumo. A partir dessas informações, a BioLumen avalia a elegibilidade e dimensiona a quantidade adequada de energia a ser destinada à unidade. O objetivo é fazer uma alocação compatível com o consumo efetivo, buscando aproveitar os créditos da melhor maneira possível e potencializar o benefício econômico.
Para o cliente, a mudança aparece principalmente na composição econômica da conta. A geração, o acompanhamento e a gestão da energia são realizados pela BioLumen, enquanto a empresa continua recebendo sua fatura da EDP e acompanhando os créditos de energia compensados. A usina possui aproximadamente 2,6 MWp de potência instalada e cerca de 5 mil módulos fotovoltaicos, além de inversores, transformadores e sistemas de monitoramento e segurança. A estrutura acompanha a geração, o consumo das unidades participantes e os créditos. “Tecnologia, monitoramento e gestão caminham juntos para assegurar a eficiência do modelo.”, destaca Fernandes. Além da economia, a utilização de uma fonte renovável pode integrar estratégias de sustentabilidade e ESG das empresas.
Geração local, alcance regional
Nascida em Mogi das Cruzes e com sua estrutura de geração instalada na própria cidade, a BioLumen vem construindo uma relação direta com o desenvolvimento local. A usina amplia o acesso à geração compartilhada.
Conectada à rede da EDP, a atuação alcança municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, respeitadas as regras da área de concessão. “Acreditamos que a utilização de fontes renováveis estará cada vez mais presente nas decisões de empresas e consumidores. Queremos que a BioLumen seja uma referência regional em geração compartilhada.”, conclui Fernandes, entusiasmado com a performance que a empresa vem obtendo no mercado de geração de energia compartilhada.
Mais Informações
Endereço: Rodovia Henrique Eroles, 10.765 – SP-066 – Mogi das Cruzes – SP
Contato: atendimento@biolumen.com.br
Site: www.biolumen.com.br
WhatsApp: 1192462-2135




