domingo, 19 maio, 2024
Bons sonhos de final de ano

oda realização começa com um sonho. Essa capacidade do ser humano de imaginar e criar imagens mentais é realmente fascinante.
Sentando em uma pausa para o almoço, antes de dormir ou ao longo do dias e várias vezes, para mentes inquietas, nosso cérebro tem a capacidade de construir realidades paralelas e alternativas, conectando nossas vontades, desejos e objetivos.
Praticada muito na infância, ainda pequenos, desenvolvemos nossa criatividade de imaginar e de brincar com as situações, criando cenários hipotéticos que nos ajudam a construir uma realidade. Em segundos, seja na brincadeira de infância, ou no pensamento ao longo do jantar, sonhos se tornam realidade e meninos e meninas se tornam advogados, médicos, engenheiros, salvam o mundo, descobrem curas milagrosas, constroem grandes companhias, viajam pra lugares distantes, resolvem problemas de família, tornam-se pais e mães, avós e avôs e são capazes de tantas realizações que desafiam o tempo e até mesmo a capacidade humana de concretizar.
Se por um lado, ficamos assustados com nossa capacidade de sonhar, o que por vezes gera ansiedade medo e frustração, por outro são sonhos – imagens mentais construídas com emoção que nos dão a capacidade de realização. Segundo diversas pesquisas atuais da neurociência nosso cérebro não é capaz de distinguir, em nível emocional, aquilo que é real ou não. Somos capazes infinitamente de imaginar e ao mesmo sentir. Temos medo do que não aconteceu e produzimos uma quantidade imensa de adrenalina, ao mesmo tempo que não poupamos endorfina quanto visualizamos grandes realizações. Chupar o limão produz uma acidez na boca tão próxima de quando só imaginamos. A comida favorita da água na boca ao imaginarmos que a estamos comendo.
Se palavra tem poder, imagens mentais com emoção são capazes de transformar sonhos em realidade. Então, nesse natal e nesse ano novo, aproveitem o clima de comemoração, de celebração, as energias e desejos de boas festas e de vida próspera, e tomados pela emoção, não deixem de sonhar e fiquem um passo mais próximo de realizar.

Bons sonhos, acordados!

Tags: , ,
Richard Debre, professor, educador, empresário, consultor, sonhador.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO