Campos do Jordão Design Festival – hub de arquitetura, design e hotelaria

Bruno e Carmem Alvim, o prefeito Caê, Walkiria e Angelo Derenze



A terceira edição do Campos do Jordão Design Festival consagrou o evento como uma fonte de conexão em um momento de transformação vivido pelos setores de arquitetura, design e hotelaria da cidade. “Neste último ano, espaços públicos foram revitalizados, hotéis estão passando por retrofit e novas obras vieram somar ao acervo turístico e arquitetônico da cidade. Este foi nosso mote principal, apresentando Campos do Jordão muito além do turismo tradicional, movimentando cerca de duas mil e trezentas pessoas durante o evento, um aumento de dez por cento em relação a 2024”, calcula Carmem Alvim, idealizadora e organizadora do evento.

A abertura do Festival aconteceu no Hotel Quebra Noz, que também abrigou a exposição L.U.M.I.N.A, do D&D Shopping. A solenidade contou com a presença de mais de duzentos convidados e autoridades, dentre os quais, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Machado Izar, e o Prefeito de Campos do Jordão, Caê – Carlos Eduardo Pereira da Silva, que ressaltou: “É um evento que traz muitas novidades na arquitetura e no design, além de muitos turistas. Agradeço muito à Carmem pelo terceiro festival, que só cresce a cada ano”.

Além de atrair grupos de profissionais de arquitetura e design de São Paulo, Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba e Sul Fluminense, o evento recebeu participantes individuais de diferentes regiões do Brasil que participaram de visitas guiadas, palestras, festas e exposições. Uma visita exclusiva e guiada ao Museu CARDE – Carro, Arte, Design e Educação, com o curador, cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia, que participou a convite do evento, reforçou o compromisso do festival em conectar o design brasileiro ao cenário global. “Os carros estão ali para contar a história do Brasil pós-República e eu achei essa narrativa espetacular”, comentou Lucila Zahran Turqueto, do Casa de Valentina. Em primeira mão, as visitas exclusivas às suítes suspensas “Ninhos”, no Hotel Toriba, arrancaram suspiros ao apresentar a arquitetura contemporânea premiada do arquiteto e proprietário do empreendimento, Aref Farkouh. Outras espaços fizeram parte do circuito do evento, que incluiu também a visita guiada ao Auditório Claudio Santoro e ao Museu Felícia Leirner, com mediação do gestor Frederico David, além de Talks com Eduardo Srur, Flávia Rudge Ramos, Marcelo Teixeira e Ângelo Derenze. Encerrando a programação, a Tintas Coral apresentou a Cor do Ano 2026 reforçando o diálogo do festival com as tendências globais do design.





A presença da Conceito Esquadrias no campos do jordão design festival
A Conceito Esquadrias, referência em soluções sob medida de alto padrão, marcou presença na terceira edição do Campos do Jordão Design Festival, transformando o evento em uma oportunidade de inspiração e troca com arquitetos, promovendo um encontro exclusivo que reuniu profissionais de destaque do setor, finalizado com um almoço no Puriman Restaurante.
Estiveram presentes parceiros como Módulo Arquitetura (Raquel e Amanda), Engenheira Patrícia de Carlo, Dutra Construções (Bruno e Daiany), Emília Fuke Arquitetura, Adriana Prancha, Frederico Zanelato, Osnei Ruthes (Isabella, Jonas e William), D’Beira Arquitetura (Thiago e Octávio), Casa Conceito Arquitetura (Bruno, Bárbara, Guilherme e Priscila), Coutinho Arquitetura (Letícia) e o arquiteto Alexandre Horvath, acompanhado de Lilian.

Para Renata e Álvaro Suzuki, proprietários da Conceito Esquadrias, “…estar presente em eventos como o Campos do Jordão Design Festival é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a valorização da arquitetura, mantendo o diálogo constante entre técnica e estética. Mais do que esquadrias, a marca Conceito leva soluções que inspiram e transformam ambientes, em total conexão com as tendências e pessoas que darão vida aos nossos projetos.”

Edição 244

Clique na capa para ler a revista

O que deseja pesquisar?