sábado, 27 abril, 2024
Campos do Jordão, uma nova experiência!


O charme e o estilo europeu de Campos do Jordão fazem da cidade um dos principais destinos de quem busca novas experiências culturais, gastronômicas, além de muita sofisticação. Com um verde encantador, que lembra os Alpes Suíços, construções típicas e restaurantes de alto nível, Campos pode surpreender ainda mais.
Durante os dias 27 de novembro a 1º de dezembro, a Revista Opinião foi convidada a estar entre um seleto grupo de formadores de opinião e jornalistas do Brasil, Argentina e Uruguai, que participaram do 1º Famtour Internacional. O evento ofereceu uma oportunidade ímpar para conhecer a cidade por novos ângulos. “O objetivo do Famtour é a familiarização do destino, no caso Campos do Jordão, para que os operadores, as agências, os jornalistas e os influenciadores possam conhecer a cidade de uma forma mais íntima, mais detalhada mais específica”, explica o organizador Fausi Netto, da Fausinetto Eventos, responsável pela criação dos roteiros, day by day, pelas parcerias e por conduzir o grupo em todos os dias do Famtour. A organização envolveu também a Prefeitura de Campos do Jordão e a agência de turismo CamposTur.


Vivências
Durante o Famtour, os momentos foram repletos de experiências marcantes, desde o check-in nos hotéis parceiros até uma recepção calorosa no deslumbrante Parque Capivari. A magia continuou com uma apresentação artística emocionante da Fundação Lia Maria Aguiar e visitas exclusivas a marcos icônicos, como o Portal de Campos do Jordão e o restaurante Mercearia, do Senhor Ike, que ofereceu um jantar luxuoso de boas-vindas aos convidados.
Os dias subsequentes foram um mergulho na essência de Campos do Jordão, com passeios memoráveis no Horto Florestal, Palácio Boa Vista, um encontro íntimo com a tradição na Fábrica de Cerveja Baden Baden, além de vários outros passeios. A visita ao Parque Amantikir, guiada pelo seu fundador, o engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcelos, foi exemplo de conexão incrível. O parque urbano é um dos mais visitados da cidade e reúne cerca de 700 espécies de plantas ao longo de 60 mil m² de área.
No Parque Tarundu, o grupo foi recebido pelo proprietário Ricardo Lenz. O local conta com diversas atividades ao ar livre, que oferecem experiências empolgantes e divertidas. Outro parque encantador é o Bambuí, onde fica a Cervejaria Gard, onde os participantes do Famtour fizeram degustações na companhia do proprietário Júlio Carvalho. O almoço no restaurante Dona Chica, com o proprietário Anderson Oliveira, foi outra experiência importante. O estabelecimento conta com traços rústicos, típicos de montanha, e segue a filosofia de que as refeições são um acontecimento, algo ainda mais prazeroso quando realizado em meio à natureza.


Fizeram parte do roteiro as visitas ao auditório Cláudio Santoro e ao Museu Felicia Leiner (com obras a céu aberto), que foram guiadas pelo gerente Frederico David de Souza. Os espaços são gerenciados pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).
O roteiro incluiu várias outras visitas, sempre com a presença ilustre de seus proprietários ou gestores, que sabem como ninguém, os detalhes e os bastidores dos espaços. Foi assim no Prana Park, que oferece várias atividades de aventura e adrenalina, como tirolesa, bike aérea, balanço infinito e um fim de tarde encantador no Prana Café. O proprietário Celso Camargo não pode acompanhar o Famtour, porque estava em viagem internacional com a esposa, o anfitrião foi o gerente Rogério.
A visita ao Parque Pico do Itapeva foi outro ponto incrível. Localizado a 2.030 metros de altitude, o parque faz o visitante enxergar longe, visualizando do alto 15 cidades do Vale do Paraíba, mais Caraguatatuba e Ubatuba. A visita foi guiada pelo proprietário, o empresário Saint Clair Vasconcelos.Houve também um jantar com fondue e vinhos no restaurante Toribinha, ao lado do proprietário do Grupo Toriba e do Parque Bambuí, Aref Farkouh. O jantar no restaurante Le Foyer, anexo à Pousada La Villette, toda ornamentada para o Natal, foi algo impressionante. Lá, o grupo foi recebido pelo empresário Luiz Rozette. E o que dizer do restaurante Harry Pisek? Que reúne um cardápio inusitado de pratos com salsichas alemãs. Nesse caso, o anfitrião foi o próprio empresário Harry Pisek.


O jantar de encerramento foi no Hotel Boutique Quebra-Noz, do empresário Sidney Isidro, sócio-diretor do hotel e presidente do Conselho de Turismo de Campos do Jordão, que neste evento foi representado por Fausi Netto. Houve ainda visitas à Danguá Cachaçaria e a Cervejaria Caras de Malte. Para arrematar, os participantes visitaram o Palácio Boa Vista (residência de verão dos governadores do estado), à convite da diretora Silvana Lucindo Pereira.
Cada atividade promoveu não apenas momentos de entretenimento, mas uma verdadeira imersão na cultura de Campos, com suas refeições deliciosas e vivências culturais enriquecedoras, que jamais serão esquecidas.
Ao final do último café da manhã da viagem, cada participante partiu, levando consigo memórias únicas de Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil e uma das mais charmosas.
De acordo com Patrícia Fernandes, uma das jornalistas participantes, cada rua percorrida e cada pessoa encontrada contribuiu para uma nova perspectiva sobre a cidade. “Mais do que uma simples viagem, essa experiência foi um convite à redescoberta. O Famtour não apenas revelou novos aspectos de Campos do Jordão, mas despertou a vontade de explorar e valorizar o que muitas vezes ignoramos na vida cotidiana”, relata.


Planos
O Famtour 2023, não só apresentou Campos do Jordão, como proporcionou uma imersão no âmago desse destino singular, reverberando positivamente entre os empresários, na hotelaria, nos restaurantes e nos parques, gerando frutos de uma jornada imersiva exuberante.
Com planos já traçados para um próximo Famtour em março, o evento busca se aprimorar, fortalecer e trazer sempre mais novidades. A expectativa é que as edições do evento ampliem o conhecimento sobre os encantos locais e desperte o interesse entre os viajantes, aumentando a demanda por serviços turísticos na região e colocando Campos do Jordão no mapa, como um destino de destaque para futuros visitantes em busca de experiências únicas.
Para esta Revista, o Famtour revelou belezas escondidas em Campos, inspirou sofisticação e trouxe um glamour inexplorado, presente nos hotéis, nos restaurantes, nos pontos turísticos e na natureza inigualável. Há muito mais a ser vivido e experimentado por lá. Vale a visita!

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