quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
Clínica FIP é referência no atendimento ao autismo
As sócias da Clinica FIP: Simone, Bárbara e Cristina Figueiredo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, é uma condição que se manifesta por meio de desafios na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. A complexidade do tema faz com que, muitas vezes, ele seja cercado por informações imprecisas. Dentro desse contexto, a Clínica FIP em Mogi das Cruzes conta com uma equipe multidisciplinar altamente preparada, destacando-se como uma importante referência na área.
“Na clínica, ao receber pais ou responsáveis, é perceptível o desespero e a confusão sobre o que fazer. Nossa responsabilidade como profissionais especializados é acolher, acalmar e orientar da melhor maneira possível”, aponta uma das sócias da FIP, a psicóloga Bárbara Figueiredo Ignácio, que é especializada em Psicologia Clínica, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado) e Neuropsicologia.
Segundo ela, quando se trata de autismo, muitas pessoas se deparam com dúvidas e perguntas sem resposta, especialmente sobre “como agir”, “que especialistas procurar” e “por onde começar”.

A importância do diagnóstico precoce
A especialista em ABA e em TEA, Cristina Figueiredo, também sócia da FIP, aponta que, a cada ano, aumenta o número de diagnósticos de TEA. Em meio a ampla divulgação de informações e notícias sobre o tema, muitos pais, responsáveis e até mesmo adultos com dúvidas sobre sua própria condição têm procurado precocemente a orientação de profissionais na busca por um diagnóstico. “O ideal é que o diagnóstico seja feito nos primeiros anos de vida. Afinal, a Neurociência indica que, dos 0 aos 3 anos, o cérebro da criança apresenta maior flexibilidade para substituir e estabelecer novos circuitos sinápticos, corrigindo atrasos e falhas no desenvolvimento por meio de estimulação”, orienta.
É recomendado que, diante de qualquer sinal de atraso no desenvolvimento infantil, especialmente prejuízos na comunicação (verbal, não verbal, social) ou manifestação de comportamentos restritos ou estereotipados, os pais busquem ajuda de especialistas.


Abordagem ABA
A ABA é uma ciência de aprendizagem que busca ampliar repertórios, propiciar novas aprendizagens e autonomia em contextos socialmente relevantes. Utilizada na Clínica FIP, essa abordagem científica faz toda a diferença no tratamento de TEA. “O objetivo da ABA é planejar e aplicar intervenções baseadas na filosofia Behaviorista e em evidências obtidas por meio de estudos experimentais de comportamento. Tais intervenções passam por revisões constantes e contribuem para a melhoria de comportamentos socialmente importantes em pessoas no espectro, aprimorando habilidades, facilitando o manejo de limitações e promovendo o desenvolvimento e a independência”, explica Cristina.

Equipe multidisciplinar
Envolver a colaboração de profissionais especializados de diferentes áreas viabiliza uma compreensão mais extensa das necessidades do paciente. De acordo com Cristina, o principal benefício é poder avaliar e abordar as diversas facetas do desenvolvimento, incluindo tanto os aspectos sociais e emocionais, quanto os motores e cognitivos.


Sobre a Clínica
A Clínica FIP Especialidades, estabelecida desde 2014 em Mogi das Cruzes, oferece atendimento profissional a mais de 2.500 pacientes. Para isso, mantém uma equipe de profissionais em Terapias Convencionais e Especializadas. Entre as convencionais, destacam-se: Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, RPG, Drenagem Linfática, Nutrição, Avaliação Neuropsicológica, Psicopedagogia em Educação Especial, Neuropsicopedagogia em Educação Especial e Inclusiva, consulta online em sessão de psicoterapia e palestras. No âmbito das terapias especializadas, está uma equipe multidisciplinar com foco exclusivo em ABA, TEA e outros Transtorno de Neurodesenvolvimento, formada por Psicoterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional – I.S. (Integração Sensorial), Psicomotricidade, Arteterapia, Fisioterapia e Nutrição.
Atualmente, além da sede, a Clínica FIP conta com uma filial, com acessibilidade em todos os ambientes, elevador, salas adaptadas para atendimento individualizado, salas de integração sensorial e Studio completo de Pilates.

Missão e valores
Na FIP, uma missão é definida: fornecer soluções integradas para proporcionar atendimento de alta qualidade, superando as expectativas dos pacientes. Para Simone Figueiredo, irmã de Bárbara e Cristina, também sócia da clínica, a credibilidade construída ao longo dos anos reflete o comprometimento com os clientes, colaboradores e convênios médicos. Essa confiança é o resultado de um esforço constante em proporcionar um atendimento cuidadoso e humanizado em todas as etapas do processo de tratamento.
“Acreditamos que podemos estender nossa influência na região, diversificando nossas especialidades para proporcionar maior qualidade nos nossos serviços, contribuindo positivamente para a comunidade que servimos”, garante.

Mais informações
Unidade 1: Rua Cel. Santos Cardoso, 443, Centro, Mogi das Cruzes.
Unidade 2: Rua Gertrudes da Conceição Cabral, 223, Vila Nancy, Mogi Das Cruzes (SP).
Tel.: (11) 2847-2453 / 2629-2000 / 97406-4863
Site: www.clinicafip.com.br
Instagram: @clinicafip

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO