quarta-feira, 18 maio, 2022
Como o chatbot pode ajudar o seu processo de vendas

Você já precisou tirar alguma dúvida sobre um produto ou serviço e acabou em um chat com um robô? Há quem revire os olhos só de lembrar ou imaginar, mas essa mudança no processo de venda tem ganhado espaço no mercado e ajudado muito os empreendedores. Com o aumento do hábito de consumo, as empresas precisaram se adaptar para suprir a demanda e manter a qualidade do serviço. Dentre diversas mudanças, uma muito adotada foi a automatização do atendimento ao cliente, chamada de chatbot.
Para você entender, pense em um fluxo pré-desenhado com todas as perguntas e respostas, onde um robô envia a pergunta e com a sua resposta, ele pode te direcionar para um próximo fluxo, responder a sua dúvida ou até mesmo te mandar para um atendente.
Entretanto, infelizmente, muitas empresas acabaram automatizando demais o processo, esquecendo até mesmo da própria experiência do usuário, deixando o cliente em um looping infinito, sem a resolução do problema.
Você já deve ter pensado “Eu só quero falar com um atendente, seria tão mais fácil”. Eu mesmo já me estressei em alguns fluxos de chatbot, mas na minha visão, ele tem tudo pra ser um grande aliado, se desenhado corretamente.
J á parou para pensar que uma venda pode ser realizada por completo no WhatsApp, até mesmo fora do expediente, com apenas um robô? Mesmo porque um atendente faria o mesmo processo, só que dentro do seu horário de trabalho. Ou seja, com a implementação de um sistema desses, você consegue diminuir a sua equipe e deixar a tecnologia trabalhar a seu favor.
E você pode estar se perguntando “Mas as pessoas não vão se irritar?”. Se você conhece de fato todo seu processo de venda, como citei anteriormente, não tem porque isso acontecer. Para você entender como esse sistema pode ser tão realista, você consegue colocar um tempo entre as mensagens para simular que tem alguém escrevendo ou até mesmo inserir emojis nas suas perguntas e respostas.
O ponto é que o chatbot pode facilitar o seu dia a dia e trazer um retorno positivo, aumentando suas vendas, mas não se esqueça: você precisa pensar sempre em primeiro lugar na experiência do seu cliente para que dê certo.

Fundador da Boigy e Feijoada da Véia. Com um know-how de mais de 20 anos, é especialista em e-commerce e negócios digitais. Em sua trajetória, já ajudou milhares de empresas a faturarem, juntas mais de R$ 1 bilhão. Instagram: @felipemartinspro E-mail: contato@felipemartins.com.br

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