Djapa Mogi: 18 anos de sabor, pioneirismo e legado


José Miguel Hallage é sócio-proprietário do Djapa


Setembro é mês para celebrar! O restaurante Djapa Mogi festeja os 18 anos de sua trajetória no dia 2, um marco que se entrelaça com o aniversário da cidade, comemorado um dia antes. Em 2007, a cidade viu nascer um restaurante capaz de transformar o cenário da culinária japonesa na região e, anos depois, em 2014, tornou-se referência em São Paulo. Mais do que uma celebração, a data marca a consolidação de um negócio que cresceu construído sobre confiança, inovação e compromisso com a qualidade, traduzindo experiência e conhecimento em cada prato. No início dos anos 2000, a culinária japonesa ainda era considerada como um segmento de nicho, associado principalmente aos sashimis e sushis. Quem não conhecia, relutava em experimentar.
O primeiro Djapa foi aberto em Arujá no ano 2004, sociedade do engenheiro Paulo Maruta com o chef Edson Massao. Chamava-se Tóquio, o pequeno espaço que recebia os apreciadores da culinária japonesa, entre eles Paulo, assíduo frequentador. Reconhecido o potencial para crescimento a partir das iguarias que Massao produzia na cozinha e no sushibar e servia no balcão, nasceu o Djapa. O restaurante oferecia um menu à la carte e incluia no cardápio alguns pratos não orientais, como bacalhau e picanha – estratégia que permitiu atrair diferentes perfis de clientes, avançando ao mesmo tempo no menu da culinária oriental, introduzindo a novidade do rodízio.

O estilo Djapa
Em 2007, o publicitário e empresário José Miguel Hallage, em sociedade com os proprietários do Djapa Arujá, inauguraram o Djapa Mogi. Instalado em local com grande visibilidade, conferiu à avenida Capitão Manoel Rudge um novo atrativo e consolidou ali um novo padrão de atendimento e experiência gastronômica. Inicialmente, o sistema à la carte, teve o rodízio introduzido aos poucos, mas logo a demanda revelou a necessidade de foco. O rodízio diário transformou-se em formato exclusivo. A icônica casquinha de siri, servida no antigo Soberano que deu lugar ao Djapa de Mogi, foi integrada oficialmente ao rodízio e fez tanto sucesso que hoje ela é imitada por inúmeros rodízios japoneses de São Paulo. O estilo Djapa passa a reunir famílias, amigos e grupos, seja presencialmente ou quando chega o pedido por delivery. Essa atenção ao comportamento do consumidor revelou o olhar estratégico de quem entendia que inovar era, acima de tudo, compreender e surpreender.


Marketing aplicado à gastronomia
José Miguel Hallage trouxe para o Djapa suas experiências de uma jornada de sucessos percorrida em diversos setores do Marketing e Comunicação. O empresário que começou aos dezessete anos com a criação de campanhas políticas vitoriosas, participou como publicitário do movimento para a formação da Associação de Profissionais de Propaganda em Mogi, transitou por grandes agências e veículos como TV Bandeirantes, foi gerente de Marketing do Mogi Shopping, da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e por muitos anos proprietário da agência, concessionária exclusiva da Plamarc. O empresário utilizou seu aprendizado para transformar a culinária japonesa em experiências memoráveis aos clientes, formando o ecossistema do Djapa a partir da valorização da entrega de cada um dos fornecedores e integrantes da equipe.

Conquista da metrópole
O boom da culinária oriental entre 2010 e 2014 trouxe oportunidades únicas. Restaurantes proliferavam, mas poucos conseguiam unir tradição, inovação e atendimento de qualidade. O Djapa surfou essa onda, ampliando sua clientela sem perder identidade, com ampliação de novas áreas para receber também o público corporativo e eventos. A expansão para São Paulo, uma cidade com cerca de doze milhões de habitantes, foi planejada com convicção. Instalada em uma esquina no bairro de Moema, a casa abriu com foco exclusivo em rodízio, atendendo a um público diverso, exigente e muitas vezes, turistas em busca da melhor opção em gastronomia oriental. Djapa Moema foi consolidando a marca entre os restaurantes japoneses mais bem avaliados da metrópole. Premiações como “Melhor Rodízio de São Paulo” pela Revista VEJA e reconhecimento do TripAdvisor reforçam a relevância do empreendimento.
“Sabíamos que tínhamos um diferencial no quesito do rodízio e uma busca constante pela excelência, fatores que foram essenciais para enfrentar a concorrência”, lembra José Miguel. A decisão refletia não só confiança no produto, mas também visão de mercado, algo típico de profissionais de marketing que entendem tendências e comportamento do consumidor. Novamente, uma sociedade bem sucedida com Paulo Maruta, com visão estratégica que alia conhecimento de mercado à capacidade de leitura de tendências. Junto ao restaurateur José Miguel, está sua esposa, Patrícia Hallage, conduzindo as áreas de Compras e Recursos Humanos para o Djapa de Mogi e Moema que atualmente somam 135 funcionários, sendo 40 somente em Mogi.
“Cuidar das pessoas é cuidar do restaurante. Treinamos e acompanhamos nossa equipe garantindo condições de trabalho justas e motivadoras. Um funcionário valorizado reflete diretamente na experiência do cliente e no ambiente corporativo como um todo.”, destaca Patrícia, reforçando a importância de colocar o bem-estar do time no centro do negócio, fortalecendo a retenção de talentos e a qualidade do serviço. As boas práticas e a formação de fornecedores de qualidade estão em seu radar, estendidas às duas casas, Mogi e Moema. “Nosso objetivo é que cada detalhe seja pensado: do preparo dos pratos ao atendimento, tudo respeita padrões éticos e de excelência”, explica Patrícia.

NOVIDADE DO DJAPA: BentoBox sabor na MEDIDA CERTA – O Djapa lançou o BentoBox: uma opção prática e econômica para almoços de segunda a sexta-feira, com três combinações de grelhados, yakissoba, versões frias e vegetariana com tofu. A novidade mantém a qualidade em formato acessível e ao mesmo tempo, para quem deseja menor quantidade com o mesmo sabor! É mais uma atenção do restaurante ao perfil de seus clientes que pode ser solicitada também pelo delivery.


Família e legado
O sucesso de Zé Miguel reflete também os valores de seu pai, o engenheiro centenário, Jamil Hallage, que dedicou cerca de trinta anos ao desenvolvimento urbano de Mogi, como Secretário de Obras. Em parceria com o urbanista Frederic René de Jaegher, em 1969 iniciou os estudos para o Plano Diretor de Mogi das Cruzes a pedido do prefeito Waldemar da Costa Filho, em seu primeiro mandato. Com uma visão de futuro que torna capaz prever a necessidade de novas vias e acessos, o engenheiro Jamil participou da administração pública, sendo engenheiro responsável por obras como Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga, Via Perimetral e Centro Cívico, que abriga entre outras edificações, a Prefeitura. O olhar técnico e a ética herdados moldaram a forma como José Miguel conduz os negócios em torno do Djapa, reforçando a solidez e longevidade desta marca. Seu legado de dedicação, ética e planejamento inspirou o filho, carinhosamente chamado por Zé Miguel, a construir um negócio pautado pelo mesmo cuidado com os resultados e com as relações humanas.

Rodízio Djapa, experiência única
O rodízio do Djapa é diferente de qualquer outro, nem tem chance de encontrar outro igual… mas muitos são inspirados no estilo Djapa! No Djapa, muitos pratos são passados diretamente à mesa com uma variedade de sushis, tempurás, empanados, camarões e pasteizinhos. As opções orientais que exigem preparação imediata, como sashimi, teppan e yakissoba, seguem sendo servidos sob demanda. Essa abordagem pioneira na maneira de servir o rodízio tornou o Djapa uma referência também para o segmento da gastronomia oriental tanto em Mogi, como em São Paulo.

Tripé do sucesso
Qualidade dos produtos, atendimento diferenciado e preço justo formam o tripé que guia o restaurante há 18 anos. “Nosso foco sempre foi oferecer pratos frescos, bem preparados, com atendimento atento e cordial, sem recorrer a promoções temporárias. Queremos que o cliente saia satisfeito com uma experiência de qualidade. A consistência desses valores garantiu também fidelidade de clientes que frequentam o Djapa, tanto em Mogi quanto em São Paulo, e este é o nosso maior prêmio!”, comenta com entusiasmo José Miguel. Um tripé que não surgiu da noite para o dia, mas de anos de observação, experiências no marketing e na gestão, e do constante diálogo com clientes e equipe pois cada detalhe importa: desde a escolha dos fornecedores, passando pelo preparo cuidadoso dos pratos, até o sorriso do garçom que serve a mesa. Esse conjunto é que cria a experiência que faz o cliente voltar e se tornar fiel.


18 anos de solidez e experiência Djapa Mogi
Sobre a escolha de Mogi nunca foi por acaso – José Miguel sempre defendeu o comércio local e procurou formas de estimular o consumo do mogiano. Ao trazer um conceito de rodízio diferenciado, com atenção a cada detalhe, espera inspirar outros empreendedores a investir na cidade e fortalecer a economia local. “Montar o Djapa em Mogi não foi só abrir mais um restaurante. Para mim, é um orgulho poder contribuir com o desenvolvimento da cidade, gerar empregos e criar um espaço que se tornou referência. Cada cliente satisfeito, cada colaborador valorizado, é a minha forma de retribuir à cidade que sempre me acolheu”, finaliza José Miguel, um publicitário que conhece a essência da profissão – é preciso ter um produto ou serviço de qualidade para que a campanha publicitária dê bons resultados. Ao Djapa Mogi que completa 18 anos desejamos vida longa e com o sucesso de sempre!

Mais Informações
Djapa Mogi – Av. Capitão Manoel Rudge, 1170 – Mogi das Cruzes – SP – Tel.: 11.4726.8773@djapa_mogi_oficial
Djapa Moema – Rua Gaivota, 168 – São Paulo – SP – Tel.: 11.2691.2003@djapa_moema_oficial

Edição 244

Clique na capa para ler a revista

O que deseja pesquisar?