sexta-feira, 7 maio, 2021
Felipe e Rafaela Martins há duas décadas alavancando negócios na internet

Hoje com quatro frentes de negócios, Felipe Martins e sua irmã, Rafaela Martins, fazem uma dupla que, com muita dedicação, estudo, aprendizado, inspiração e incentivo que sempre recebeu da família, pode contabilizar o atendimento de milhares de projetos virtuais, vendo crescer e formar este robusto mercado que até então, engatinhava. “O amor pelos negócios digitais, e-commerce e marketing está em meu sangue e dão sentido a todo o processo de trabalho. Aquilo que chamam de propósito sempre esteve à minha frente e vou aprimorando a cada dia nas entregas dos trabalhos, cada vez mais desenvolvendo o pensamento integrado, a criação compartilhada e outras ações para chegar às soluções ideais aos nossos clientes”, comenta Felipe.
Desde a adolescência, Felipe Martins já era um desenvolvedor de websites, antes da chegada do Google e do celular estar nas mãos de todos nós. Felipe lembra como tudo começou – “Em meados de 1998, quando eu tinha quatorze anos, meu pai, Marco Martins, vendo a minha empolgação pelo tema, lembrou de um amigo que queria alugar sua casa de praia, em temporadas, e combinou com ele que me contratasse para realizar um site que o ajudasse nesta finalidade… até mesmo a recompensa que recebi por isso foi subsidiada por meu pai, sem eu saber. Me lembro até hoje do valor: vinte reais. Aquele primeiro trabalho, até então, foi o responsável pelo início de minha carreira.” Felipe complementa, cheio de risos, que após algum tempo, seu pai contou toda aquela “armação”.
Com apenas 16 anos, criou o Portal Boigy e de lá saiu a primeira matéria de visibilidade nacional, publicada na revista Web Guide, referência em tecnologia na época. Não por acaso, Boigy, que tem origem no vocabulário tupi-guarani, primeiro nome dado à cidade de Mogi das Cruzes, onde nasceu e vive Felipe, ganhou destaque novamente como nome de sua agência “Boigy Marketing & Tech”. Criada há cerca de vinte anos, é especializada em melhorar os resultados das empresas de seus clientes, através da união entre estratégia, tecnologia, desenvolvimento e marketing digital.“Sou como a maioria de vocês – sonhei, aprendi, errei, acertei e fiz!”
Felipe faz parte da geração que cresceu com a chegada da tecnologia, popularizando e democratizando a internet. De um lado, a web tornou possível o acesso ao conhecimento, e de outro, começava no novo milênio um canal de comunicação inesgotável. Depois de já ter desenvolvido dezenas e dezenas de sites institucionais e sob demanda para as empresas da região, ainda nos primeiros anos de sua carreira, foi a partir de um site produzido para uma imobiliária de Mogi que percebeu logo a entrada de uma nova oportunidade, a programação com utilização de banco de dados. Embora a negociação não tenha sido concretizada, com o site pronto, colocou para vender na Internet. “Logo no primeiro dia vendi sete, no segundo uns dez, no terceiro mais uns 10 e assim por diante.”, conta Felipe com um entusiasmo como se fosse ontem. Mas já se pode contar praticamente vinte anos!
Com esta alavancagem nas vendas pela internet, foi possível identificar que o perfil do comprador era formado por agências, as quais não conheciam programação de sites avançados para a época e tinham entre os clientes, imobiliárias. A agência comprava os códigos do site, personalizava o visual e revendia, diminuindo o investimento com mão de obra e ganhando tempo. Com isso, surgiu a Ganhetempo.com (atual Boigy), que até então comercializava sites para imobiliárias, mas em poucos meses já tinha eu seu portfólio também sites para revendas de automóveis, escritórios de contabilidade, escritórios de advocacia e classificados. Felipe cita que com este modelo de negócio, escalável, chegou a comercializar mais de dois mil sites para todo o Brasil. Na linha do tempo, a criação do sistema de loja virtual veio em seguida, uma inovação para os anos 2000! Nos anos seguintes as vendas deste último sistema se superavam a cada dia em comparação aos outros ramos, quando iniciou o boom do comércio eletrônico no Brasil.
Foi quando em 2006, em paralelo à Boigy, junto com sua família e uma sócia de sua mãe, participou da fundação da Dotstore, uma empresa especializada em plataforma de e-commerce, o que em pouco tempo se tornou uma das principais de todo o Brasil. Desde o início nesta empresa, Felipe atuou como CEO, até outubro de 2020, atendendo empresas como Zacharias de Pneus, Rede de Supermercados Veran, Instituto Terra de Sebastião Salgado, Casa das Alianças, Lojas Matsumoto e milhares de outras.
No mesmo ano de 2006, Rafaela Martins ainda com seus 18 anos, decidiu mudar seus planos de se tornar uma advogada e mergulhou no mundo digital, sendo braço direito do Felipe e COO da empresa Dotstore até janeiro de 2021, quando, com força total, passou a investir seus esforços na administração de todos os outros negócios da família, sendo que antes apenas conseguia atuar à noite e aos finais de semana. Assim, atualmente, essa dupla faz gestão compartilhada da Boigy e das outras frentes de negócios, sendo elas:

Agência Boigy
Especializada em negócios digitais envolvendo estratégia digital, e-commerce, portais, sites institucionais, delivery e marketing digital.No varejo, para a criação de lojas virtuais, a agência tem a expertise para a escolha das melhores plataformas de mercado, selecionando os recursos adequados para cada tipo de negócio, traçando as estratégias de marketing que levam à conversão de vendas, dentro de um design que represente o perfil da marca, seus valores e suas crenças. Nem todas as empresas vendem produtos pela internet, então no ramo de serviços a Boigy auxilia com paixão e competência na criação de estratégias e projetos que visam acelerar o crescimento do negócio, unindo toda a expertise adquirida na participação de milhares e milhares de projetos de sucesso. No âmbito “atração de clientes”, entra o marketing digital, com estratégias e técnicas para atrair e manter o público certo por meio de canais como Google, Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, E-mail, WhatsApp e muitos outros.

Mentorias
Felipe simplifica a explicação da seguinte forma: “Imagine que você tenha um negócio ou queira abrir um! Com certeza terá bastante dúvidas do que fazer, como fazer, quais estratégias utilizar, como atrair pessoas etc. Então, baseado em horas de conversas, individuais ou em grupo, passarei todo o meu know-how personalizado na necessidade de cada empresa, explicando passo a passo do que fazer e como fazer, no que diz respeito a negócios digitais, e-commerce etc. Com isso, você vai evitar errar em coisas que eu ou meus milhares de clientes já erraram, ganhando tempo e dinheiro”.

Ensino e Treinamento
Também contando com todo esse know-how, em alguns meses serão lançados alguns cursos na área de negócios digitais, sendo que o primeiro título é “Segredos do E-commerce”. Através de um método definido, ensinará o passo a passo, como faturar na internet através da criação e gerenciamento de sua loja virtual.

Feijoada da Véia
Rafaela Martins, irmã de Felipe, é sua dupla em todas as frentes de negócio e faz a competente gestão deste novo empreendimento. Com a vontade de investir em uma nova área, porém totalmente vinculado aos negócios digitais, em janeiro de 2020, foi lançado o delivery “Feijoada da Véia”, especializado no prato mais tradicional brasileiro, a feijoada. “Com uma receita de família que tem mais de 50 anos de tradição, vinda desde o Restaurante Antartica, Hotel Elis e Marmileve, até os dias de hoje, meu pai Marco Martins, deu a ideia de retomarmos este negócio, porém apenas no digital, o delivery. Minha mãe, Donaide Martins, detém a receita e sempre que pode faz pra gente, quando pedimos de forma carinhosa – Faz aquela feijoadinha pra gente, véinha! – foi assim que surgiu o nome Feijoada da Véia! Em poucos meses se tornou a feijoada mais vendida de Mogi das Cruzes e mais bem avaliada pelo IFood, com nota 4.9”, comemora Rafaela Martins, que também faz sua estreia nesta nova área, já tão tradicional na família.
Já vivemos o boom da internet, do e-commerce e agora percebemos a relevância da presença digital nos vários pontos de contato, cada vez mais criativos, às vezes passageiros, porém obrigatórios e com engajamento dos usuários. As marcas enxergam novas oportunidades de negócios em meio a uma pandemia de proporções mundiais. Sobre este tema que vê o crescimento e valorização do meio digital e tendências para o futuro, Felipe Martins fez as seguintes considerações:
“A pandemia veio para acelerar o digital em pelo menos cinco anos. Tudo o que está acontecendo agora em relação ao digital ia mesmo acontecer, só que agora, de forma acelerada. Veja, na China, a previsão para este ano de 2021 é que o e-commerce supere as vendas físicas, representando 52,1% de todas as vendas. Isso também vale para outros segmentos como a educação, serviços, delivery etc.”
Com a participação em mais de dois mil artigos especializados na área de tecnologia, matérias publicadas em diversos canais como Rede Globo de Televisão, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Portal Administradores, entre outros, Felipe também já marcou presença e atuação como diretor da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e conselheiro do CMIT – Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Nestes mais de vinte anos de profissão, Felipe Martins comemora a soma de mais de R$ 1 bilhão de reais de faturamento nos projetos de e-commerce que ajudou a tornar realidade. “O mercado está só começando e como sou apaixonado pelo tema, sei que tenho muito a contribuir e a aprender”, finaliza Felipe.

Portal Revista Opinião
Desenvolver um portal para o cliente Revista Opinião é um projeto repleto de desafios e ao mesmo tempo, podemos contar com uma Marca que já tem reputação e relevância como mídia impressa. A Revista já atingiu sua maioridade com seus 19 anos trazendo no modo impresso o jornalismo com notícias, artigos e variados temas, bem como destacando na área comercial toda a força da economia de Mogi e Alto Tietê, dos serviços, comércio e indústria.
“A Boigy Marketing & Tech está lisonjeada por ter sido escolhida para desenvolver o Portal Revista Opinião e estamos empenhados para apresentar um projeto com design contemporâneo que represente os valores da publicação impressa, e ao mesmo tempo, traga os temas que estão entre os preferidos do público leitor da revista.”, comenta Felipe.
O Portal Revista Opinião possibilitará o tratamento de temas por perfis, o que torna a página convidativa aos usuários e aos anunciantes, com a distribuição de conteúdo de várias fontes, com links ou citação de fontes das redes sociais ou outros sites.
Todas as estratégias de acesso via celular e computador, unidas ao marketing digital estão no planejamento do Portal Revista Opinião, que em breve entrará na rede para conectar pessoas às marcas e conteúdo informativo. A Revista Opinião, que já tem sua presença digital nas edições online, publicadas de forma integral, tem também seu perfil no Instagram, e em breve no portal, poderá construir um novo canal de relacionamento com o público.
A presença digital contribui para fortalecer uma Marca e criar vínculos. Há tempos, Bill Gates vem dizendo que “Em alguns anos existirão dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. “Estamos muito entusiasmados por colaborar com mais uma empresa que mesmo sendo tão madura, percebe que abrir mais um canal, significa abrir novas frentes de negócios. Agradecemos sobretudo a confiança em nosso trabalho.”, comenta Rafaela.

Mais informações:
contato@boigy.com.br
(11) 94553-7958
Redes Sociais: @felipemartinspro
Site: www.boigy.com.br

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO