segunda-feira, 7 outubro, 2024
Festival evidencia hotelaria e paisagismo de Campos do Jordão sob a ótica do design


Campos do Jordão foi o cenário da Segunda Edição do Campos do Jordão Design Festival, consolidando-se como um dos polos culturais mais vibrantes do país. O evento destacou o melhor do design, experiências sensoriais e gastronomia, proporcionando uma verdadeira imersão na rica herança arquitetônica e cultural da cidade.
O festival reuniu grupos de profissionais de São Paulo, Vale do Paraíba, Sul Fluminense e Mogi das Cruzes, além dos demais participantes individuais, vindos de diferentes regiões do país, enriquecendo ainda mais as trocas de conhecimento e experiências durante o evento. “É sempre desafiador iniciar um novo projeto que envolve tantas variáveis e pessoas. Mas estamos felizes com o resultado desta segunda edição, que definitivamente colocou a cidade na rota dos eventos de design e arquitetura do Brasil”, avalia Carmem Alvim, idealizadora e precursora do projeto.
Um dos destaques foi a exposição Mobiliário Brasileiro Contemporâneo, com curadoria da idealizadora do evento Carmem Alvim, que apresentou peças icônicas como a Cadeira Bo, de Paulo Alves, a Poltrona Moeda, de Zanini de Zanine, e a Cadeira LT, de designers premiados pelo ‘Design Talent’ direto de Milão, entre outras peças. Soso Vilela, Léo Shehtman, Gustavo Bittencourt, Ana Neute, Natasha Schlobach, Alexandre Testa e Victoria Herling da Avaa Arquitetura, também apresentaram seus trabalhos. A exposição ocorreu no hotel Ort, seguido por palestras sobre Semanas de Design pelo Mundo, com o jornalista Marcelo Lima; Semanas de Design pelo Brasil, com as jornalistas Thaís Lauton e Regina Galvão; Design de Interiores – A profissão, com Cecília Gomes, embaixadora nacional da ABD, e Ana Cláudia Rinaldi, executiva de projetos estratégicos da CREA.
Os participantes tiveram a oportunidade de explorar lugares emblemáticos de Campos do Jordão, como o Hotel Toriba, que ofereceu aos participantes uma visita guiada ao afrescos de Pennacchi, comandada pela arquiteta e historiadora Flávia Rudge Ramos. Combinando o potencial turístico da cidade sob a ótica da arquitetura, da arte e do paisagismo, com passeios guiados no Parque Capivari, Parque Tarundu e Prana Park, além da aula sobre arquitetura enxaimel no Boulevard Geneve. Outro destaque ficou por conta do negócio social Mãostiqueiras, que capacita mulheres da comunidade para o beneficiamento da lã e o desenvolvimento de produtos artesanais feitos de lã 100% natural.
A hotelaria, que ocupa um importante papel no Campos do Jordão Design Festival, esteve em evidência não só durante a visita aos empreendimentos locais, como nas palestras Revitalização na Hotelaria, com a arquiteta Marília Junqueira e Arthur Grangeia, diretor criativo da Colormix; e O Mercado de Luxo – Arquitetura, Design e Hospitalidade, com Thaiz Albiero, diretora de operações do Hotel Emiliano, e Marcelo Teixeira, arquiteto e designer. Essas palestras desempenham um papel crucial ao atrair tanto especialistas do setor quanto líderes empresariais.

O evento
O Campos do Jordão Design Festival é um evento urbano anual de quatro dias que celebra o melhor do design e da arquitetura em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil. Idealizado e concebido por Carmem Alvim, curadora, artista plástica e empresária de comunicação, o festival transformou a cidade em um centro de criatividade e inovação desde sua primeira edição. Com exposições, palestras e experiências imersivas, o evento atrai especialistas em design, mídia especializada e um público qualificado, destacando o potencial criativo da região. Em 2024, a segunda edição do festival aconteceu de 29 de agosto a 1º de setembro, e trouxe novos formatos de exposição e maior participação de hotéis, parques e atrações locais. Para mais informações, visite o site oficial do festival: www.cjdesignfestival.com.br

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO