domingo, 26 maio, 2024
Haras Morada do Sol oferece aulas de salto para todas as idades


Conviver com cavalos aumenta a autoestima, a autoconfiança, além de trazer uma sensação de paz, muita conexão e harmonia com o mundo exterior. Pesquisas científicas garantem, por exemplo, que ter esse convívio com os cavalos faz muito bem para a evolução das crianças, dos jovens e dos adultos também. Mas, não é fácil encontrar um local seguro, confiável e com profissionais de alta competência para aprender a cavalgar e, quem sabe, arriscar alguns saltos, treinar e até participar de competições.
O Haras Morada do Sol, localizado em Salesópolis (SP), acumula mais de 31 anos de existência e, na bagagem: experiência, conhecimento, longa trajetória na área de Enduro Equestre, referência na criação e hospedagem de cavalos, equipe de profissionais de alto nível para ensinar, treinar e tratar dos animais, além de muito amor pelos equinos.
Com vista para Represa de Ponte Nova e cercado de muito verde, o Haras ainda reserva uma beleza surpreendente: o cenário ideal para se inspirar e, claro, aprender a cavalgar com segurança. Uma das professoras é a jovem Karina Arroyo, médica veterinária e premiada atleta de Enduro Equestre, que representou o Brasil em diversos campeonatos pelo mundo. Um dos mais marcantes foi o 1º lugar no ranking mundial da Federação Equestre Internacional (FEI), em 2006, na categoria Young Riders, entre 550 conjuntos.

Paixão por cavalos
Fundado em 1992, por Hercília e Silvio Arroyo, o Haras tem sido responsável pela criação de cavalos de alto nível, que até hoje disputam campeonatos nacionais e internacionais. Por um período, o local focou sua área de atuação em animais para Enduro Equestre e, atualmente, abre-se para as modalidades de salto.
A paixão por cavalos está enraizada na família. O irmão de Karina, o também médico veterinário Silvio Arroyo Filho, atuou como cavaleiro durante alguns anos, acompanhou a criação do Haras e, por conta de sua ampla experiência com equinos, foi convidado a trabalhar na Qatar Foundation em 2010. Desde então, estabeleceu-se no país árabe e atua diretamente na área veterinária da fundação. Mesmo assim, seus conhecimentos continuam subsidiando o trabalho do Haras, aqui no Brasil.
“O esporte sempre esteve presente em nossa vida. Os cavalos vieram para somar… e nos apaixonamos. Desde então, eles têm feito parte de nosso dia a dia e nos ensinando sobre autoconfiança, liderança, conexão e atuando diretamente no desenvolvimento dos indivíduos”, ressalta Karina, uma das grandes incentivadoras da filha, que aos 5 anos já monta em cavalos e mantém esse convívio com os animais.
Segundo ela, os cavalos têm um valor espiritual incrível na vida das pessoas: “Eles são seres majestosos e sábios que carregam consigo uma energia única e mágica. Sua presença nos traz uma sensação de paz, conexão e harmonia com o mundo ao nosso redor”.
Conviver com cavalos também ensina sobre trabalho em equipe, liderança e como ser assertivo e firme nas decisões da vida. Além disso, não há como negar os momentos de diversão e alegria que os animais podem viver e nos proporcionar, trazendo sensação de liberdade, empoderamento, coragem e determinação.


Enduro Equestre
De 2000 a 2020, o Haras investiu na prática do Enduro Equestre, criando e treinando cavalos, além de oferecer todo o suporte para atletas brasileiros. O Enduro é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela FEI. Na prática, trata-se de uma corrida de longa distância, que atinge 160 quilômetros na versão mais longa, formada por cavalos e cavaleiros ou amazonas (podem competir homens e mulheres na mesma prova). Durante o percurso, não é permitido substituir nem o cavalo nem o (a) atleta. Além disso, há um rígido controle veterinário que desclassifica os cavalos muito cansados ou que demonstrem sinais de dor.

Serviços oferecidos
Atualmente, o Haras Morada do Sol se dedica à preparação e ao treinamento de cavalos para salto. As aulas se dividem em turmas: baby class (de 3 a 7 anos); aula de equitação básica (a partir de 7 anos); e treinamentos e aulas de salto para atletas mais experientes.
O Haras oferece ainda hospedagens e treinamentos para cavalos de salto; e férias para cavalos. Para se inscrever nas aulas, agendar treinamentos específicos ou reservar hospedagens para os animais, basta entrar em contato com o Haras.
Nesta nova fase do Haras Morada do Sol, o local conta com o experiente instrutor de equitação Felicio Unello, que trabalhou no Clube Hípico Santo Amaro por mais de 15 anos. Ele comanda o treinamento dos cavalos do salto e ministra aulas de salto para futuros atletas.

Mais informações
Telefone: (11) 2598-9248
Endereço: Estrada José Cardoso Km 02, S/N, Sítio Haras Morada Do Sol, Tiete Abaixo, Salesópolis (SP)
Instagram: @hskharasmoradadosol
Facebook: hskagronegocios

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO