Colégio mogiano brilha em sua estreia na British English Olympics, uma das mais prestigiadas competições acadêmicas internacionais para escolas bilíngues, e garante vaga na semifinal entre escolas do mundo todo.

O Maple Bear Mogi das Cruzes foi uma das escolas convidadas a representar o Brasil na British English Olympics (BEO 2025), uma das mais prestigiadas competições acadêmicas internacionais para escolas bilíngues. Organizada pelo renomado Oxford International Education Group, a BEO acontece anualmente no Reino Unido e reúne escolas de todo o mundo para uma experiência intensa, desafiadora e transformadora. A Oxford International é uma organização britânica com mais de três décadas de atuação global, promovendo programas de intercâmbio acadêmico, ensino de inglês e desenvolvimento de competências para o século XXI.
Na BEO, os alunos vivenciam, na prática, tudo o que uma formação bilíngue e internacional pode proporcionar: pesquisa, comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe e protagonismo. Nesta edição, participaram mais de 600 alunos, de mais de 10 nacionalidades diferentes – um verdadeiro encontro multicultural que amplia horizontes, desenvolve empatia e fortalece a visão de mundo dos participantes. E, logo em sua primeira participação, a Maple Bear Mogi das Cruzes conquistou o 1º lugar na sua chave classificatória, garantindo uma vaga entre as 16 escolas semifinalistas do mundo.
Tema urgente: sustentabilidade
O tema central da BEO 2025 foi sustentabilidade e as seis provas classificatórias propostas giraram em torno dessa pauta global, permitindo que os alunos se aprofundassem em questões ambientais, sociais, culturais e econômicas a partir de diferentes perspectivas. Durante mais de seis meses, os alunos do colégio mergulharam intensamente na preparação de quatro provas principais da competição, cada uma delas desafiando diferentes habilidades acadêmicas, criativas e comunicativas.
A primeira delas foi o BEO Investigation Project, uma apresentação argumentativa que exigiu pesquisa, análise crítica e domínio da linguagem acadêmica em inglês. A equipe escolheu um ponto turístico brasileiro – Balneário Camburiú – e discutiu os impactos do excesso de turismo – sobre a economia, a cultura e a população local. A partir dessa análise, os alunos propuseram soluções sustentáveis, baseadas em dados reais, evidências concretas e estratégias viáveis. Na prova Country Spotlight, os alunos estudaram a fundo a Malásia, país sorteado para a equipe. A apresentação envolveu aspectos geográficos, culturais e econômicos do país, além de abordar questões específicas de sustentabilidade enfrentadas pela população malaia. O resultado foi uma análise contextualizada, rica em conteúdo e com um forte apelo à consciência global e à interculturalidade.

A terceira prova, o A Capella Challenge, uniu arte e propósito. Os alunos foram desafiados a criar uma música autoral sobre sustentabilidade, utilizando apenas a voz e o corpo como instrumentos. A apresentação foi emocionante e demonstrou harmonia, ritmo, criatividade além de uma mensagem poderosa – a ponto de ser aplaudida de pé por todos os presentes. Já na prova de Drama, a equipe escreveu e apresentou uma peça de teatro original, com roteiro, personagens e narrativa centrada em dilemas ambientais. A performance trouxe à tona reflexões importantes sobre o futuro do planeta, com leveza, expressividade e um forte senso de colaboração. Essa prova evidenciou o quanto os alunos são capazes de transformar ideias em ações criativas, comunicativas e engajadas.
Entre todos os desafios da BEO, dois se destacam por exigirem o máximo de autonomia e prontidão por parte dos alunos: o Case Study e o Improvisation Challenge. Essas provas são reveladas apenas no momento do evento, sem qualquer possibilidade de preparação prévia. Os alunos precisam se organizar, planejar, ensaiar e apresentar sozinhos, sem o apoio direto de professores ou adultos, o que torna a experiência ainda mais intensa e significativa. No Case Study, os participantes recebem um problema real relacionado à sustentabilidade e, a partir disso, devem analisá-lo, discutir possíveis soluções e preparar uma apresentação clara, bem estruturada e convincente – tudo em apenas algumas horas. O tema discutido por nossos alunos foi Fast Fashion, um dos grandes desafios da atualidade, que envolve consumo excessivo, exploração de mão de obra e impactos ambientais significativos. Essa prova exigiu raciocínio rápido, pensamento crítico, cooperação e domínio da comunicação em inglês acadêmico, colocando em prática tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo dos meses de preparação.
Já no Improvisation Challenge, o tempo é ainda mais curto: 60 minutos. Nesse intervalo, os alunos devem criar, escrever, ensaiar e apresentar uma peça de teatro de 4 a 6 minutos, baseada em um subtema específico – no caso da Maple Bear Mogi das Cruzes, o tema foi a sobrepesca (overfishing). O resultado foi uma performance criativa, impactante e extremamente bem recebida pelo público, que demonstrou a capacidade dos alunos de transformar conhecimento em ação com agilidade, sensibilidade e competência.
Esses desafios são, literalmente, a prova viva de tudo o que foi aprendido ao longo da preparação: desde os conceitos ligados à sustentabilidade, até o exercício da autonomia, liderança, colaboração e o uso fluente e intencional da língua inglesa em contextos reais e desafiadores. Além das provas em grupo, os alunos também realizaram uma prova de verificação de proficiência promovida pela própria Oxford, com avaliação de leitura, escrita, escuta e fala. Essa certificação comprova o avanço dos alunos no idioma, não apenas em fluência, mas na capacidade de se comunicar com precisão, clareza e propósito – habilidades fundamentais para o mundo acadêmico e profissional internacional.
Protagonismo, trabalho em equipe e uma escola que prepara para o mundo
Todo esse sucesso só foi possível graças ao esforço incansável dos nossos alunos: Gabriela Muraoka, Gusttavo Samuel Gregório, Isabella Comi, Lucca Vasconcelos, Manuela Magalhães, Maria Eduarda Silva, Pedro Barros, Rafael Comi, Rafaela Carlotto e Rhyana Burguese – os verdadeiros protagonistas dessa jornada. Eles enfrentaram cada desafio com coragem, dedicação, espírito de equipe e brilho nos olhos. Foram aplaudidos, elogiados pelos jurados internacionais e mostraram que estão prontos para os desafios do mundo real.
Ao lado deles, os educadores Richard Debre (diretor), Carolina Nassif (coordenadora do High School), Hosana Rodrigues de Souza e Joel Pedro Solvelino Marques acompanharam cada etapa, oferecendo suporte pedagógico, incentivo e visão. E nos bastidores, o suporte fundamental de Patrícia Lemes e sua equipe, que cuidaram da logística, do bem-estar e da organização com excelência e carinho.
A participação da Maple Bear Mogi das Cruzes na BEO World 2025 é muito mais do que uma conquista acadêmica – é a confirmação de um projeto educacional que forma cidadãos globais, críticos, criativos e preparados para os desafios reais do século XXI. Muito além dos tradicionais vestibulares, a escola aposta no protagonismo juvenil, na educação bilíngue autêntica e em experiências que transformam vidas. Aqui, os alunos não apenas aprendem, mas aplicam, criam, refletem e impactam o mundo ao seu redor.
Estar entre as melhores escolas do mundo, logo em sua primeira participação, é um marco histórico – e também um lembrete poderoso: quando se acredita no potencial dos jovens, não há limites para o que podem conquistar. O futuro já começou — e ele fala inglês, pensa globalmente e age com propósito. E a Maple Bear Mogi das Cruzes está pronta para continuar escrevendo essa história.
Mais informações
R. Marquês de Olinda, 32 – Vila Oliveira, Mogi das Cruzes – SP
Telefone: (11) 3996-8205
Site: www.maplebearmogi.com.br
Instagram: @maplebearmogi