Advogado, locutor esportivo e apresentador que marcou gerações, Joseval Peixoto acaba de lançar o livro “A lenda Joseval Peixoto: voz, memórias e versos de uma vida ao vivo”, que reúne histórias espetaculares e bastidores de uma vida dedicada ao Jornalismo e ao Direito.

Com uma trajetória que atravessa décadas, Joseval Peixoto é daqueles nomes que dispensam apresentações. Formado em Direito, fez carreira sólida como advogado, mas foi com o microfone que conquistou o país. No livro recém lançado, “A lenda Joseval Peixoto: voz, memórias e versos de uma vida ao vivo”, o autor revisita episódios que marcaram o jornalismo e o esporte, mantendo a narração com a mesma cadência firme e calor humano que sempre caracterizaram sua fala, inconfundível marca registrada no Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan. O resultado é uma obra que mistura memórias e reflexões, transportando o leitor aos bastidores do rádio e das redações que moldaram gerações de profissionais da comunicação.
O livro, um convite às memórias de Joseval Peixoto, é um mosaico afetivo da vida de um homem que soube unir coragem, simplicidade e paixão. Nascido de depoimentos intensos e vividos, compartilhados com confiança e generosidade aos editores, o livro reúne confidências, reflexões e revelações inéditas. Em cada página, o leitor encontrará emoção, ética e esperança, num percurso que entrelaça lembranças pessoais e passagens marcantes da história nacional.
Nas transmissões esportivas da Jovem Pan e nas bancadas jornalísticas da emissora por mais de quarenta anos (além de outros sete anos a frente do SBT Brasil), o locutor Joseval Peixoto moldou a opinião pública brasileira, sua voz se tornou sinônimo de credibilidade e emoção. Mais do que lembranças pessoais, o livro oferece um retrato generoso do ofício de comunicar – um exercício diário de precisão, empatia e coragem. “O microfone ensina a ouvir antes de falar”, escreve o autor, num dos trechos que condensam sua filosofia de vida.
Entre as passagens curiosas, há desde o dia em que narrou um gol histórico com o fone desconectado até o evento em que improvisou uma entrevista em plena pane elétrica da emissora. “A notícia não espera e o improviso é o melhor amigo do radialista”, brinca. Com elegância e bom humor, Joseval transforma cada história em uma experiência de aprendizado. Para os profissionais da área de Comunicação, sua obra é leitura obrigatória — um lembrete de que a palavra, quando bem usada, continua sendo o mais poderoso instrumento de conexão entre as pessoas. O livro poderá ser adquirido nas principais livrarias físicas e virtuais.



