domingo, 28 novembro, 2021
O centro vivo de Mogi

Em 1999, quando muita gente estava preocupada com uma eventual pane nos programas computação e sistemas eletrônicos, o chamado bug do milênio, surgia em Mogi das Cruzes, um monumento ao moderno, uma obra que anunciava a chegada de um novo ciclo de desenvolvimento de uma cidade quatrocentona, que necessitava revitalizar seu centro, criando novas possibilidades para a expansão de negócios.
Assim nascia o Helbor Tower, desenhado pelo arquiteto Clóvis Ghiorzi, que reflete a cidade em suas quatro fachadas de pele de vidro marrom, como nos prédios da Av. Faria Lima, em São Paulo. Torre com 66 metros de altura com 176 salas comerciais, auditório e heliponto. Ainda hoje o espaço é referência para quem quer montar seu escritório ou consultório no centro de Mogi, por estar muito próximo do movimento da cidade. A poucos metros dali, cerca de 20 anos depois, chama a atenção uma outra obra imponente, que acrescenta à paisagem urbana um novo elemento, que faz reverência à Serra do Itapeti e é uma homenagem a um símbolo da história de Mogi: o Cine Urupema. Por isso, é grande a expectativa para a abertura do Shopping Patteo Urupema, prevista para o segundo semestre de 2022. O projeto do arquiteto Wilson Marchi ganha forma na obra executada pela MPD Engenharia.
E que os dois empreendimentos têm em comum? O compromisso de uma holding familiar, a Hélio Borenstein S.A. – Administração, Participações e Comércio, com o desenvolvimento da cidade que acolheu o imigrante Hélio Borenstein, em 1917. A holding possui o controle acionário da Helbor, fundada em 1977, que fez dezenas de empreendimentos em Mogi, entre elas a do Helbor Tower; e a HBR Realty, constituída em 2010, e que está no comando de diversos empreendimentos comerciais na cidade, entre os quais o Shopping Patteo Urupema.
É natural que nesse cenário surjam oportunidades no centro, que se reenergiza quando um grande empreendimento é desenvolvido, o que valoriza seu entorno e agrega ainda mais calor a outros símbolos, que tem papel relevante no desenvolvimento da cidade. A Mogi que nasceu pequena, cercada por ruas estreitas, viu seu núcleo crescer com o passar dos anos, e por seu tamanho e importância continua sendo uma referência que aglutina pessoas e empresas, gerando empregos, e fomentando o comércio e os negócios.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO