quarta-feira, 24 abril, 2024
Os cuidados com a pele no inverno
Dra. Giuliana Wurthmann


Nesta época do ano, devido às baixas temperaturas e à redução da umidade do ar, o tecido cutâneo fica sujeito ao ressecamento, o que deixa a pele mais áspera, sensível e propensa a lesões podendo até rachar ou craquelar. Por isso temos que incluir na nossa rotina de skincare alguns passos importantes para manter a nossa pele saudável.

    O rosto é uma das regiões mais expostas ao sol, vento e frio; desta maneira o uso do filtro solar diariamente é indispensável em qualquer época do ano e deve ser o primeiro passo na rotina de cuidados com a pele. Ele deve conter FPS 30 ou superior ser adequado para o seu tipo de pele e deve ser usado mesmo em dias nublados, pois a radiação solar atravessa as nuvens.

  Escolha um sabonete líquido para pele sensível, ou mesmo um gel de limpeza sem sabão (syndet) para lavar o rosto duas vezes ao dia no lugar do sabonete comum. O hidratante facial é fundamental para quem tem a pele seca, mas pessoas com a pele oleosa também devem utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo. Hoje em dia, existem hidratantes com diferentes texturas (baume, creme, serum e em gel ou gel creme) específicos para cada tipo de pele desde as mais secas até as mais oleosas. Ele pode ser usado duas vezes ao dia: pela manhã, antes do protetor solar e à noite antes de dormir e pode ser associado aos seus seruns antioxidantes e antiidade.

   Os lábios merecem atenção redobrada pois costumam ficar extremamente ressecados, podendo até rachar.  Por isso, recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia, inclusive antes de dormir protegendo-os contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.

 Os cuidados com a pele no inverno também incluem o uso de um hidratante corporal à noite, após o banho, para evitar a perda de água,  e uma esfoliação suave quinzenal principalmente nas mãos, cotovelos e joelhos, que costumam ser mais ressecadas, ou conforme a necessidade para remover as células mortas.

   Evite banhos muito quentes ou demorados que possam causar danos à camada protetora da pele além de causar a descamação do couro cabeludo, dermatite seborreica (caspa). Mesmo para o corpo é recomendável utilizar sabonete neutro e evitar o uso de esponjas e buchas que agravam ainda mais esse efeito.

   Em relação à alimentação, o lembrete é quanto a ingesta hídrica, mesmo que você sinta menos sede no inverno, é essencial tomar muita água para permitir o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação e a integridade da pele. É recomendável consumir pelo menos dois litros de água ao dia, que pode ser complementado com chás naturais sem açúcar, por exemplo. Procure apenas evitar o chá preto, que tem efeito desidratante.

   Busque sempre orientação do seu dermatologista que vai indicar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, levando em consideração características como nível de oleosidade, tendência ao ressecamento e grau de sensibilidade.

    Além disso, ele também vai recomendar os tratamentos mais adequados para realizar nesta época do ano, que é a mais propícia para os lasers ablativos ou não ablativos, os peelings químicos, microagulhamento com drug delivery, jato de plasma, lip gloss, hidratação injetável entre outros. Tratamentos estes que renovam e hidratam a pele, clareiam manchas, suavizam rugas, tratam cicatrizes de acne e podem melhorar inclusive aquela vermelhidão da pele de quem tem rosácea.

    Então comece agora mesmo a sua rotina de cuidados com a pele e tenha um dermatologista para chamar de seu e que possa te orientar nos seus tratamentos de inverno, a época mais esperada do ano para realizar seus tratamentos de skin quality!

    Caso você já tenha a pele bastante sensível ou ela esteja muito ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com o dermatologista para obter o diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.


Mais informações:

Clínica GW – Rua Adelino Torquato, 59 – Pq. Monte Líbano – Mogi das Cruzes / SP –

Tel.: 11 2312–1374

WhatsApp:  11 99655–0670

Instagram @clinicagw

www.clinicagw.com.br

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO