domingo, 26 maio, 2024
Prefeitura de Mogi entrega Centro de Artes Marciais Leandro Lo


O atleta e professor de jiu-jitsu Leandro Lo, que elevou o nome do Brasil a nível mundial vencendo oito vezes o Campeonato Mundial, oito Pan-americanos e cinco Copas do Mundo, foi homenageado, em Mogi das Cruzes, durante a entrega do CAED (Centro de Artes, Esportes e Desenvolvimento), localizado no distrito de Cezar de Souza. O espaço é destinado ao desenvolvimento humano em diferentes áreas e conta com um centro de artes marciais que leva o nome de Leandro Lo e eterniza a ligação dele com a cidade.
Fátima Lo, mãe do atleta, familiares e amigos estiveram na cerimônia de entrega, que foi conduzida pelo prefeito Caio Cunha. Segundo ele, a estrutura, além do centro de artes marciais, conta com espaços dedicados a atividades culturais e de desenvolvimento, como formações em diversas áreas do conhecimento.
“É o segundo centro de lutas de Mogi das Cruzes – e presta justa homenagem para um atleta que fez tanto pelo esporte e por nossa cidade. Aqui, a população terá acesso a atividades culturais e de desenvolvimento, esse é o propósito do CAED. Estamos encurtando caminhos e disponibilizando aqui nesse ponto da cidade mais um equipamento fundamental”, disse o prefeito.

Homenagem
Fátima Lo recebeu a homenagem e lembrou o vínculo do filho com a cidade: “Ele começou a dar aulas aqui novinho, com 18 anos, e o dinheiro o ajudava a se manter. Aqui, ele ficou sete anos, dedicado ao esporte e à carreira. Nesse tempo, fez muitos amigos e mesmo depois que conquistou a faixa preta – quando começou a ganhar um salário bom – ele continuou dando aulas aqui por conta da amizade. Ele gostava, ele tinha muito amor pelo município e pelos amigos que fez aqui”.
A imagem de Leandro Lo está eternizada no CAED em um mural de 85 m², grafitado pelo artista plástico mogiano Bozer Cruz. “Fiquei muito feliz com a arte que fizeram para ele. Como o CAED fica bem no meio da comunidade, eu acho que vai transformar a vida das crianças. É uma oportunidade que a prefeitura dá, que pode mudar a vida das pessoas, assim como o Leandro mudou a nossa vida e a vida dele por meio do esporte”, concluiu Fátima Lo.

CAED
O CAED fica no Jardim Bela Vista, em uma área de 5.654,05 m². A unidade é composta por dois blocos que somam um espaço construído de 694,53 m². Oferece atividades, cursos e capacitações nas áreas de Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico. A unidade está com inscrições abertas para mais de 400 vagas, em cursos como arte da dança, rima, atividades esportivas, formações e treinamentos de desenvolvimento profissional, entre outros.
Além do prefeito Caio Cunha, participaram do evento: a vice-prefeita Priscila Yamagami, os secretários municipais de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, assim como os vereadores, Marcos Furlan, Edson Pereira, Edu Ota e Malu Fernandes.

Leandro Lo
Leandro Lo nasceu em 11 de maio de 1989, na cidade de São Paulo. Autodidata, desenvolveu uma forma única de lutar jiu-jítsu e ficou conhecido como um dos melhores “grapplers” da história. Começou sua carreira aos 14 anos de idade e, desde cedo, destacou-se no esporte. Em 2010 recebeu de seu mestre Cícero Costa, a faixa preta de jiu-jitsu.
O atleta mantinha grande relação de carinho com Mogi, por conta dos amigos e porque encontrou aqui o sustento para viver do esporte, sua paixão. Ele ministrou aulas de jiu-jítsu por cerca de sete anos na cidade. Durante esse período, ia ganhando prestígio internacional. Leando Lo faleceu aos 33 anos, em 7 de agosto de 2022, baleado durante um show na capital paulista.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO