quarta-feira, 19 junho, 2024
Reitor liga Braz Cubas à história de Mogi
Rafael Ribeiro é Reitor da Braz Cubas

Falar da Braz Cubas (BC) é contar uma parte da história de Mogi das Cruzes. Ela é uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino superior (IES) do Brasil – há 80 anos forma pessoas profissionais. Hoje o Reitor Rafael Ribeiro, formado em Odontologia por lá, conta um pouco sobre a BC e sua importância para a cidade e região neste ano que ela completa 462 anos.

Como a IES contribui com Mogi e o Alto Tietê?
São quase 150 opções de graduação nas modalidades presenciais ou a distância, ambas com muitas décadas de experiência. E uma grande oferta de pós-graduações para a continuidade do aperfeiçoamento profissional e com atuação nos cursos técnicos profissionalizantes. Uma cidade e região só se desenvolvem se tiver profissionais capacitados e preparados. E a BC tem papel evidente nesse processo. Assim, nosso principal compromisso é oferecer formação de qualidade aos alunos em todos nossos cursos presenciais e a distância.
Ainda nos comprometemos a ampliar as opções para a nossa comunidade, observando as tendências e sem perder a essência da BC, como a oferta do primeiro curso de Medicina Veterinária na região em plena pandemia. Somado a isso tudo, temos os serviços e programas de extensão que contribuem positivamente para a formação estudantil e a sociedade. Entre outros, estão os serviços em odontologia, optometria, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia e psicologia na nossa Clínica de Saúde, e ainda o Núcleo de Prática Jurídica.

Como a BC comprova a qualidade na formação?
Podemos citar alguns indicadores oficiais do Ministério da Educação (MEC), sendo o mais importante o IGC (Índice Geral de Curso), conceito que varia entre 1 e 5. Na última atualização, obtivemos conceito 4, a mais alta entre todas as instituições de ensino de Mogi das Cruzes e Alto Tietê.

Nesse sentido, a infraestrutura tem seu peso como fator importante de qualidade. Quais melhorias a BC entregou recentemente?
No segundo semestre de 2021 a BC inaugurou uma nova Central de Atendimento ao Aluno (CAA), com um novo polo EAD no campus. Em 2022, foram inauguradas novas estruturas: a Biblioteca Mauricio Chermann, o Auditório Mauricio de Sousa, um laboratório cozinha e clínica para uso do curso de Nutrição e dois laboratórios de informática para a área de tecnologia.

O que destacaria sobre a retomada da BC ao presencial?
Estávamos ansiosos pela retomada presencial e ela ocorreu muito melhor do que imaginávamos, com estudantes e professores felizes pelo convívio e trocas de experiências presenciais, além da ampliação do atendimento à comunidade nos cursos já existentes.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO