domingo, 23 junho, 2024
Suas metas de cuidado em saúde para 2023 foram alcançadas?
Dra. Vanessa Ramagem é médica, com pós-graduações em Endocrinologia e Nutrologia, e diretora do Instituto Vanessa Ramagem.


Na virada do ano, o ciclo se renova, fazemos promessas de mudanças no estilo de vida. Colocamos como prioridade melhorar o bem-estar e a saúde, mas, muitas vezes, ao passar dos dias, essa força de renovação se perde e voltamos aos hábitos antigos. O problema não reside na mudança em si, mas sim em como manter os novos comportamentos. Então, talvez a questão seja: quanto tempo leva para consolidar um novo hábito, uma nova atitude ou um novo comportamento?
Embora não haja uma resposta simples ou soluções prontas, estudos sugerem que, em média, são necessários de 21 a 66 dias para estabelecer um novo hábito. É quando algo se torna automatizado, como escovar os dentes, tomar banho, fazer exercícios ou escolher certos tipos de alimentos.
A princípio existe uma resistência inicial, mas, uma vez vencida, o novo hábito se incorpora. A teoria dos 21 dias pode indicar o momento em que passamos da resistência inicial para a zona de mudança, mas consolidar um hábito demanda mais tempo. Após esses primeiros dias, a manutenção se torna mais fácil, embora seja importante ‘não baixar a guarda’ para evitar recaídas.
Para facilitar a aderência de um hábito específico, tenha um objetivo claro em mente. Trace o ponto de partida , o caminho a percorrer e o objetivo final.

Exemplo voltado à saúde
• Primeiro passo: Qual seu objetivo final? Ter qualidade de vida, saúde, bem-estar, melhorar a autoestima e evitar doenças.
• Segundo passo: Qual caminho vou percorrer, por onde começar? Prevenção em saúde é o melhor remédio. Procure acompanhamento de um profissional voltado para medicina preventiva e longevidade para identificar suas deficiências de vitaminas, nutrientes, hormonais e outros distúrbios existentes.
• Terceiro passo: Quais os principais pilares desse caminho? Alimentação saudável, cuidados com a saúde mental, prática de exercícios físicos e rotina de sono.
• Quarto passo: Organize sua rotina semanalmente, priorizando os objetivos traçados. Programe refeições, tempo de atividade física, sono e autoconhecimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO