sexta-feira, 15 outubro, 2021
Tenista mogiano conquista 6 medalhas em torneios brasileiros, em tempo recorde

As vitórias que o tenista mogiano Raul Garcia, com apenas 16 anos, contabilizou nesse mês de Janeiro, merecem muita comemoração. Venceu o Circuito Sudeste de Tênis, 3ª e 4ª etapas, e na sequência, 5ª e 6ª etapas, realizadas em Vitória do Espírito Santo e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Sua performance atingiu os objetivos e garantiu a participação na categoria que abriga a faixa etária dos 18 anos dentro da CBT – Confederação Brasileira de Tênis, com os olhos e os treinos, naturalmente, mirando a carreira profissional.
Sua história que está só começando pode também despertar a vontade de jogar tênis em tantas crianças, uma atividade que o tenista realiza com dedicação, foco e disciplina desde os dez anos. Como também aconteceu com tantos outros atletas, o esporte esteve presente no crescimento de Raul, que chegou a participar de vários torneios mirins de futsal pela Federação Paulista de Futebol. Mas o acaso e a amiga, também tenista, Giovanna Casarejos Pecin, alteraram os movimentos, da bola no pé para uma bola boa. Depois de pisar em uma quadra pela primeira vez, na mesma semana pediu para ser matriculado em uma escola de tênis. Tem decisões que mudam toda uma vida e assim está sendo desde então!
Raul Garcia passou a frequentar o Tênis Clube de Mogi das Cruzes, tendo como professora a talentosa Mara Castro, com o domínio das técnicas, juntamente com o treinador André Drezera, além de toda a equipe do Tênis Clube . O resultado veio logo! Em cinco meses, o atleta, então iniciante dentro de sua categoria, ficou em primeiro lugar no ranking da Federação Paulista de Tênis do Estado de São Paulo. Também foi treinado por Rodrigo Moura Rosa de Arujá equipe Open Stance Tennis, onde obteve um ótimo progresso.
Para moldar um atleta é preciso muita dedicação, muitas horas de treino, alimentação balanceada, descanso para repor energias e um zelo pelo equilíbrio emocional. São escolhas que Raul também fez para atingir seus objetivos em torneios pelo Brasil. É um rapaz muito querido pelos amigos e amigas, pelos familiares e todos que o cercam, que nem sempre podem aproveitar de sua companhia, mas os desafios e conquistas fazem valer a pena não perder o foco para cada dia jogar melhor em quadra.
Atualmente treina em São Bernardo do Campo duas vezes por semana, em período integral, no complexo Juninho Tennis, além de complementar os treinos com o treinador Eduardo Lima no CT Tennis Cocuera, sob a supervisão do renomeado técnico Juninho Nascimento. O formato dos treinos vem apresentando excelentes resultados e são intensificados em fase de torneios, com o acompanhamento físico sob supervisão dos preparadores Vinícius Cavani, de São Bernardo do Campo, e Ayres Neto, de Mogi das Cruzes.
O atleta tem um pool de profissionais da área técnica que o acompanha diariamente, além do apoio de Torao Mori, coach que zela pelo equilíbrio emocional do atleta diante de tantas experiências.
Em visita à Espanha, em 2019, participou de Clínica por duas semanas na Rafa Nadal Academy, em Manacor. Na ocasião, com 14 anos, teve aula com professores renomados, treinou com a tenista portuguesa Maria Koehler e esteve com Toni Nadal, tio e ex-treinador de Rafael Nadal. Foi uma ótima oportunidade para receber ensinamentos de profissionais do mundo inteiro, uma vivência extraordinária e única, aquelas que chamamos priceless.
Em outra oportunidade, o jogadorFelipe Meligeni esteve no complexo Juninho Tennis em conversa informal e um bate bola com a garotada. Todos os alunos puderam ter a sensação do que é jogar com um tenista profissional. E como a família Meligeni só tem “fera”, com o Fernando Meligeni, Raul teve uma masterclass particular, batendo bola por duas horas com o tenista que já ocupou o 25º lugar no ranking da ATP, recebendo instruções e conselhos para quem quer chegar lá.
Os tradicionais torneios Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre e Banana Bowl, em Criciúma são etapas importantes na carreira de Raul Garcia, que almeja chegar ao tênis profissional. Hoje ele é um atleta federado na FPT – Federação Paulista de Tênis e na CBT – Confederação Brasileira de Tênis. Como atualmente está jogando na Categoria 18 anos, já está habilitado a disputar torneios ITF – International Tennis Federation, primeira etapa para quem quer chegar à ATP. Assim que ele conquistar ranking significativo na ITF, seu maior desafio no futuro é a ATP! Para a próxima fase o tenista prepara um dossiê de sua trajetória em busca de patrocinadores que possam investir no potencial do atleta, oferecendo um suporte à próxima fase, com viagens internacionais e participação em torneios ITF.
Para o futuro, mais treinos além de viagens e muitas conquistas! Desejamos sucesso ao jovem atleta mogiano que já nos orgulha por sua dedicação e simplicidade. Tudo que se faz com entusiasmo tem um valor especial porque traz felicidade. É assim que queremos ver Raul Garcia em todas as quadras na busca de seu sonho.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO