segunda-feira, 7 outubro, 2024
Thélos: um novo olhar para o desenvolvimento humano e a aprendizagem
Alessandra, ao lado do marido Cristhiano e suas filhas Giovanna e Virginia.


A reportagem começa falando do sonho de Alessandra Lautenschlager Nogueira: ensinar todas as pessoas a desenvolverem seus próprios potenciais. Quando ainda menina, a hoje sócio proprietária e diretora da Thélos Espaço Multidisciplinar, não dimensionava o que os termos “desenvolvimento humano e aprendizagem” realmente significavam. Como filha de professores da Rede Pública Estadual, desde cedo, foi “contaminada” pelo ideal de que a educação é o único meio para a liberdade individual e a participação efetiva do cidadão na comunidade.
Essa convicção foi a mola propulsora para uma grande mudança em sua vida: formada na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo – USP) em 1994, deixou de lado as portas que essa formação lhe oferecia e decidiu realizar a primeira etapa do seu sonho: ser professora. Foi no Colégio São Marcos, em Mogi das Cruzes (SP), onde se formou no antigo colegial em 1989 e no Magistério em 1990, que Alessandra iniciou sua carreira na Educação.

O voo
Já casada e com o diploma de Direito, Alessandra formou-se em Letras, tendo atuado como professora de Língua Portuguesa em diversos colégios de Mogi. Obteve sua OAB e especializou-se em psicopedagogia, neuropsicopedagogia, psicomotricidade e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Tudo isso, para que pudesse realizar aquele sonho inicial: promover desenvolvimento e autonomia a todos, independentemente de quaisquer condições que muitos consideram como impeditivas, mas que, na verdade, são apenas um desafio a mais.
Aos poucos, os muros das escolas tornaram-se limites para o sonho dessa educadora, ela precisaria transpô-los para alcançar um número maior de pessoas. É então que, em 2014, ela funda a Thélos Aprendizagem, a princípio, apenas uma sala sublocada dentro de outro espaço e compartilhada com sua amiga de infância, Ana Lucia Cesar, que é fonoaudióloga.
Em 2015, mudou-se para o número 160 da Avenida Laurinda Cardoso de Mello Freire. Surgia a Thélos Aprendizagem e Terapia, que hoje é a Thélos Espaço Multidisciplinar. A empresa ocupa quatro imóveis no mesmo local e mais uma unidade para Intervenção Precoce, na Rua José Urbano Sanchez.
A Thélos é um espaço terapêutico infanto-juvenil com abordagem humanizada e baseada na ABA, que visa a promoção da qualidade de vida, por meio do desenvolvimento integral do indivíduo. “Aqui estimulamos habilidades que estão em déficit, promovemos aprendizagens necessárias para a superação de dificuldades, desenvolvendo potenciais, de modo que todos, sem exceção, tenham qualidade de vida e participação integral no ambiente familiar, escolar e social”, destaca Alessandra.
Segundo ela, inclusão escolar e social são a missão da Thélos, seja para indivíduos neurodivergentes ou para qualquer pessoa que enfrente uma dificuldade durante sua infância, adolescência ou juventude, desde a intervenção precoce até a entrada no mercado de trabalho. “Informar é nossa arma contra o desconhecimento e o preconceito”, acrescenta.


O alicerce: a família
Assim como seus pais despertaram nela a paixão pela educação, foi novamente a família – mas, agora, aquela construída com seu companheiro há 23 anos, Cristhiano e suas filhas Giovanna e Virgínia – que formou o alicerce, para que o seu sonho se tornasse realidade. Cristhiano é o administrador. Giovanna é psicopedagoga e responsável técnica por essa área. Virgínia, a caçula, é estudante de psicologia, já trabalhou em diversos setores da empresa e, atualmente, é aplicadora da metodologia ABA, além de cursar pós-graduação, juntamente com o final da graduação.
Especialidades
Todas as especialidades que uma criança, adolescente ou jovem adulto precisa para superar o desafio de “adultecer” e ser independente estão presentes na Thélos: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Nutrição (Terapia Nutricional), Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional (com Integração Sensorial).
A Análise do Comportamento e a Fenomenologia são abordagens utilizadas no atendimento psicoterapêutico e a Análise do Comportamento Aplicada (com sigla em inglês ABA) é a base científica dos atendimentos multidisciplinares, principalmente para indivíduos com alterações no Neurodesenvolvimento, como o que ocorre no Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas não somente. Alessandra alerta para os inúmeros casos de crianças e jovens com Depressão, Ansiedade, TDAH e Transtornos de Aprendizagem, como a Dislexia e a Discalculia, que, quando não recebem o tratamento adequado, geram dificuldades para a vida toda.

A Thélos Espaço Multidisciplinar está localizada na Av. Laurinda Cardoso de Mello Freire, 160
A recem-inaugurada unidade da Thélos Desenvolvimento Humano


Estrutura
O ambiente influencia o comportamento, por isso, a Thélos expandiu-se internamente, contando hoje com mais de 30 salas e 1000 m² para o atendimento multidisciplinar, além das duas novas unidades: a Thélos Desenvolvimento Humano e a Thelinhos. Alessandra detalha: “Nossas instalações são projetadas para oferecer um ambiente seguro, acessível e acolhedor. Além de salas de atendimento, a Thélos conta com estacionamento, acessibilidade, segurança 24h, biblioteca, brinquedoteca e fraldário. Tudo isso pensado para proporcionar o máximo conforto e conveniência aos nossos pacientes e suas famílias”.
Na sede da Thelos, além das salas padronizadas para os atendimentos terapêuticos individuais, há salas diferenciadas especialmente criadas para o ensino de habilidades específicas. Por exemplo: as salas de psicopedagogia são semelhantes a salas de aula, para que o aprendente se adapte ao espaço tipicamente pedagógico e vivencie comportamentos típicos do ambiente escolar (organizar seu material na carteira, organizar a mochila, copiar da lousa etc.). Há também a sala para treino de habilidades sociais, onde as crianças são atendidas em duplas ou trios (cada uma acompanhada de um terapeuta), para interagirem em atividades típicas de sua idade cronológica. Há ainda a E.V.O (Espaço de Vivências e Ocupações), semelhante a uma casa (com cama, guarda-roupa, sofá, TV, cozinha equipada e banheiro), para o desenvolvimento das atividades de vida diária: “Nesse espaço, ocorre o grupão dos adolescentes, que é um sucesso e tem transformado vidas”.


Na Thelinhos o foco, de acordo com Alessandra, é a intervenção precoce: “Hoje, graças aos avanços científicos, os diagnósticos relacionados às alterações no neurodesenvolvimento são cada vez mais precoces, e isso é ótimo! A plasticidade cerebral é maior nos primeiros seis anos de vida (apesar de manter-se intensa até o fim da adolescência). Por esse motivo, consideramos extremamente importante desenvolver um espaço planejado para as crianças de até cinco anos; tudo é pensado para aproveitar a incrível capacidade que o cérebro das crianças possui para se adaptar, aprender e se desenvolver”.
Por outro lado, na Thélos Desenvolvimento Humano, o foco são as famílias, em conjunto ou individualmente, bem como crianças e jovens, que necessitem de apoio emocional, de orientação e estratégias de estudos e/ou orientação profissional. O objetivo é integrar as potencialidades e ajudá-los a se tornarem aptos para a realização dos seus objetivos e sonhos. Nessa unidade, são oferecidos serviços de Educação Parental, Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Neuropsicopedagógica, Psicoterapia para jovens e adultos, Orientação de Estudos Multilíngues (para alunos de escolas bilíngues) e Orientação Profissional.

Alessandra Lautenschlager Nogueira na nova Clínica Thélos Desenvolvimento Humano


Mais informações
Tel.: (11) 4725-9269 e (11) 4725-7385
Whatsapp: (11) 99137-4266
End. da sede: Av. Laurinda Cardoso de Mello Freire, 160, Vila Oliveira, Mogi das Cruzes (SP)
Horário de atendimento: de seg. à sex., das 8 às 20h; e aos sábados, das 8 às 14h.
Atendimento: Particular e convênios (terapias especiais).
Site: www.thelosmogi.com.br
Instagram: @thelosmogi

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO