quarta-feira, 17 julho, 2024
Trechos de uma carta de formatura de final de ano

Prezado leitor,

O final do ano é sempre cheio de comemorações das conquistas ao longo do ano, e da renovação da esperança que o tempo nos traz com a promessa dos recomeços. Nas escolas, é marcada pelas formaturas, sejam elas da educação infantil, do ensino fundamental ou do médio.
Seja qual for o motivo, tomados pelas luzes de natal e pelas cores do ano que anuncia sua chegada, convido-os para uma viagem no tempo, começando exatamente onde estamos: o presente. Pensem no agora como um ponto crucial, um marco na jornada de cada um de vocês.
Como seres humanos, buscamos quantificar todas as nossas conquistas, sejam por meio das metas corporativas, do salário, do bônus, do número de vendas, ou até mesmo das notas da escola. No entanto, o verdadeiro destaque desta jornada não reside somente nos números que nos ajudam a quantificar. São as habilidades, competências e, principalmente, os valores e relacionamentos que cada um de nós desenvolveu, que nos tornam únicos e preparados para enfrentar um mundo em constante transformação.
Pois quero aqui, ainda, propor uma reflexão (mais uma!)

Neste momento, peço que cada um de vocês pegue um espelho, ou até mesmo a câmera do celular.

Olhem-se profundamente. Este reflexo mostra mais do que apenas um rosto; ele revela o potencial imenso que reside em cada um. Vejam-se não só como são agora, mas como podem se tornar. Pensem sobre quem está no espelho, sobre quem essa pessoa deseja ser e sobre o compromisso de cada um de vocês em alcançar os próprios objetivos.

Reflitam sobre o tempo que passou desde o início dessa jornada. As lágrimas e risadas, os desafios e conquistas – tudo isso está refletido nesse espelho. Mas lembrem-se, o tempo é um recurso valioso e imprevisível. Ele nos trouxe até aqui e nos levará adiante. É esse peso do tempo, o quão rápido ele passa, que nos emociona, pois vemos a vida passar diante dos próprios olhos.

Escolham outro espelho da casa, ou coloquem um filtro na câmera do celular.

Trocar de espelho, é como trocar de roupa, trocar de lugar, trocar de escola, trocar de emprego, mudar-se de cidade, país, ou seja o que for. O exterior muda a cada minuto, cada segundo, mas a essência do que cada um é, permanece. Olhem-se novamente, e reflitam sobre quem querem ser. São os princípios, os valores, as habilidades e as competências de cada um que revelam-se em atitudes no dia a dia que definem quem somos.

Estamos prestes a embarcar em uma nova fase, um novo ano, que trará novos desafios, novas aprendizagens e oportunidades. Lembrem-se de que o compromisso com vocês mesmos é fundamental. Não apenas para alcançar sucesso profissional, mas para se tornarem seres humanos melhores, capazes de fazer a diferença no mundo.

Ao nos despedirmos, retornamos à reflexão sobre o tempo e o espelho. O tempo voa, mas são as memórias e as lições aprendidas que permanecem para sempre. Vejam no espelho a promessa de um futuro brilhante, o resultado de anos de esforço e dedicação. É esse brilho que nos enche de orgulho e nos faz celebrar hoje, sabendo que esse é mais um passo que vocês dão na jornada da vida.

Pois encerro, agradecendo com vocês o passado que nos trouxe até aqui, o presente que nos permite celebrar e refletir sobre as conquistas, e peço uma salva de palmas para o futuro de cada um de vocês.

Feliz ano novo!

Richard Debre, professor, educador, empresário, consultor, sonhador.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO