segunda-feira, 15 agosto, 2022
Uma carreira construída com dedicação e arte
Dr. Nelson Bueno do Prado

O Magistrado, Juiz e Desembargador, Dr. Nelson Bueno do Prado coleciona mais de três décadas de dedicação às causas do Direito do Trabalho com uma bela história de carreira construída na Magistratura que começou em 1990, com o cargo de Juiz Substituto. Nas décadas de 80 e 90, na iniciativa privada, chefiou a área jurídica de empresa de Engenharia de grande porte, CETENCO, e como Procurador do Estado de São Paulo, atuou na área de assistência judiciária civil e criminal.
A partir de 1994, como Juiz Titular, iniciou a 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes, permanecendo até 2014, ano em que foi promovido, por antiguidade, para o cargo de Desembargador do Tribunal. Durante o período que judicou em Mogi recebeu o reconhecimento como Cidadão Mogiano, título outorgado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em 1998, pelos relevantes serviços prestados aos munícipes na área jurídica. Também se dedicou às atividades no magistério superior como professor do curso de graduação em Direito e Processo do Trabalho da Universidade de Mogi das Cruzes e da tradicional Sociedade Civil de Educação Braz Cubas. Com o título de Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, em 2004, confirmou seu interesse em aprofundar o conhecimento e trazer luz sobre as questões trabalhistas. Atualmente, o Desembargador atua no Tribunal Regional de maior relevância no Brasil, compondo com colegas Desembargadores a 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e a Seção Especializada em Dissídios Individuais I.
Em sua posse no ano de 2014, comentou sobre o momento especial que refletia a consolidação de seu projeto na carreira como Magistrado, o começo de uma nova etapa como Desembargador. Durante estes anos todos, no âmbito do TRT-2, as ações sempre aconteceram no sentido de renovar a disposição de exercer a atividade jurisdicional com presteza e exação. É um incansável colaborador, exercitando seu talento, engenho e arte para atingir índices os mais altos de produtividade e efetividade. Ao ser questionado pela Revista Opinião sobre a metodologia que adota em seu trabalho, “vamos idealizando, ousando, empreendendo e realizando”, comenta o Juiz Desembargador, Dr. Nelson Bueno do Prado.
Sua forte presença tem participação ativa na construção da Justiça do Trabalho de São Paulo e em especial do TRT da 2ª Região. Tem uma atuação destacada em diversas áreas do Tribunal, além de integrar a Seção Especializada em Dissídios Individuais I, bem como presidindo a 16ª Turma em vários períodos ou ainda como Ouvidor e membro de Comitê de temas com extrema relevância como Planejamento e Gestão Participativa do TRT-2 e da Comissão de Uniformização de Jurisprudência. Foi membro titular do XL Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 2ª Região, prova de sentença, no ano de 2014 e Membro Titular do XLI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 2ª Região, prova de sentença, no ano de 2016. Pelos relevantes serviços prestados à Capital do Estado na área jurídica, recebeu a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo.
Com o domínio das mais variadas formas de saber, como Magistrado está sempre em contato com os demais órgãos trabalhistas, com pessoas e Magistrados, ativos e inativos, além de advogados e jurisdicionados, a quem dedica respeito com seu trabalho, sempre em busca da justiça social. Recentemente concluiu o Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho no Tribunal Superior do Trabalho, complementando sempre o aprendizado sobre o ofício jurisdicional de cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e as Leis da República, orquestrando todo um ecossistema que se movimenta constantemente.
Neste ano, Dr. Nelson Bueno do Prado é candidato à eleição para o cargo de Presidente do Tribunal e traz na bagagem uma carreira vitoriosa. Acreditamos que todo o caminho percorrido sempre sob o manto da Justiça seja reconhecido como tal e o conduza à gestão como Presidente.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO