quarta-feira, 24 abril, 2024
Vagalume inicia atendimento em espaço lúdico e humanizado
Alessandro Silveira, William Harada, Priscila Kähler, Caio Cunha e Rosângela Cunha


A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou o novo Vagalume Saúde Infantil na rua Manuel de Oliveira, nº 30, no bairro do Mogilar, ocupando o antigo prédio do Pró-Mulher. Além de ampliar a capacidade de atendimento, a nova unidade está humanizando o serviço de Pronto Atendimento para crianças da cidade, com decoração lúdica, novos espaços e equipe especializada.

   O Vagalume Saúde Infantil foi aberto ao público no dia 6 de março e, nos 10 primeiros dias, prestou atendimento para 2.937 crianças, das quais 45 autistas e 24 portadores de deficiência. A média no tempo de espera para atendimento médico neste período foi de duas horas.

   A nova unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. “O local proporciona atendimento humanizado, acolhedor, com equipamentos de última geração para diagnósticos e tratamentos ágeis e eficazes. Tudo para garantir atendimento de qualidade, como as crianças mogianas merecem e precisam”, ressalta o prefeito Caio Cunha.

  
A nova estrutura conta com seis consultórios médicos (o Pró-Criança tinha quatro); 15 pontos de inalação (são 10 no Pró-Criança); três leitos de emergência (antes era apenas um) e cerca de 100 lugares de espera em recepções e ambientes criados especialmente para o público infantil.  “Toda a equipe médica e de enfermagem possui experiência em Pediatria e o atendimento garante prioridade para casos de urgência e emergência, seguindo a classificação de risco realizada pelos profissionais de triagem na chegada do paciente”, explica a secretária adjunta de Saúde e médica pediatra, Rosângela Cunha.

    Uma das novidades é a presença de um psicólogo para acompanhamento e orientação dos casos necessários, das 10 às 22 horas. Mas o Vagalume também foi equipado com uma farmácia interna instalada para atendimento exclusivo dos pacientes que residem na cidade em consulta no local. A estrutura atende à reivindicação dos pais que passavam no Pró-Criança e depois tinham que seguir para outro posto de saúde para retirada do medicamento prescrito pelo médico.

    O grande diferencial do Vagalume pelo atendimento especializado e humanizado, oferece total acolhimento para crianças com transtorno do espectro autista e portadores de necessidades especiais. Uma sala com luz leve em tom azulado e ambiente mais silencioso foi criada para garantir conforto na espera por consulta ou procedimento.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO