Porque vivemos num mundo de tantos imprevistos, de circunstâncias imponderáveis, podemos concluir, como muitos fazem, que estamos fadados ao acaso. No entanto, posso afirmar com convicção que isso não é verdade: não estamos à mercê da sorte ou azar, mas, sim, sob a providência de Deus.
Embora, ao considerarmos a conjuntura de um mundo mau, cravejado de crueldade, mazelas, injustiças e atrocidades, ainda assim, não experimentamos o caos total, isso porque Deus está no controle, mesmo permitindo a proliferação da vileza, sendo esta decorrente do próprio desvirtuamento humano, nunca provocada pelo Deus eterno. Não deve ser fácil a vida do ateu, pois sua crença o leva à solidão, especialmente, espiritual, o que diante de circunstâncias adversas e da força de uma sociedade opressora, pode levar ao desespero.
Quão confortáveis ficamos quando confiamos em Deus e na sua providência! Saber que Ele tem todo o poder, todo o conhecimento e está em todos os lugares ao mesmo tempo, conforta-nos e nos eleva a uma posição de serenidade diante de qualquer fato, por mais adverso que possa ser.
Deus governa sobre toda a Sua criação, demonstrando soberania e autoridade, por isso não devemos nos sentir sós, nem tampouco sujeitos ao acaso.
“Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto Deus faz para que os homens temam diante dEle.” Ec 3:14.
Então, o que você escolhe: ter uma perspectiva de vida sob o governo do acaso ou sob a providência do supremo Deus?