Mentira

Hoje em dia, a expressão mais usada para significar mentira é fake news. Por incrível que pareça, mesmo no Brasil em que falamos o bom português, a última Flor do Lácio, esse estrangeirismo predomina. Mas não importa, mentira é mentira, o antônimo de verdade, e é a respeito dela que eu gostaria de discorrer um pouco.
A mentira é antiga, e como reza a Escritura, começou lá no Jardim do Éden, com a serpente ludibriando Eva e, esta, por sua vez, transferindo-a para Adão, o que implicou o pecado original da desobediência a Deus, o qual, sem dúvida, passou a todos os homens, filhos de Adão e Eva, por natureza. Ocorre que a mentira a partir daí, grassou no nosso meio, e com diferentes intensidades e implicações tem permeado a vida da grande maioria dos seres humanos, se não, a de todos, nalguma medida.
O grande problema é que o impacto da mentira é sempre nocivo, e muitas vezes, desastroso, afetando o mentiroso e, também, as vítimas da mentira. A mesma Escritura que narra o pecado original, ensina que, a exemplo da primeira mentira contada pela serpente, ou seja, pelo diabo, este é o seu progenitor: “… Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” Jo 8: 44
Se, portanto, vive-se na mentira, está-se seguindo os caminhos de Satanás, pois é ele quem tenta para que se ceda aos seus desejos sempre danosos ao homem, e uma das maiores mentiras, se não a maior, que o diabo conta para o homem é que ele próprio não existe. Acreditando nisso, este baixa sua guarda e se torna, totalmente, vulnerável às incursões do inimigo em sua vida.
Parece que quanto mais passa o tempo, mais a mentira se multiplica, de forma que encontrar alguém verdadeiro passou a ser considerado virtude, enquanto deveria ser mera obrigação.
Por outro lado, diametralmente, oposto ao diabo, está Jesus, e se o diabo é o pai da mentira, Jesus é a própria verdade, de maneira que quem cerra fileiras com Cristo, anda nessa verdade. “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”” Jo 14: 6. Assim, é preciso considerar que a mentira aprisiona: já perceberam que quem mente fica refém da mentira? Normalmente, precisa contar outra e outra, para tentar manter as anteriores! Por outro lado, a verdade liberta! Cristo liberta!
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8:32
Então, fica a questão: ser mentiroso e estar com o diabo ou ser verdadeiro e estar com Cristo? Você escolhe!

Clique para ver a edição atual

O que deseja pesquisar?