Convivemos com pessoas que têm diferentes tipos de atitude diante da vida. Existem os que enfrentam os desafios com serenidade, ousadia, comprometimento e aprendizado, no entanto, há outros que são vencidos pelo temor ou pela inércia. Muito mais do que títulos e conquistas externas, é o posicionamento interior que indica nossa condição de vencedores ou perdedores. A Bíblia nos exorta a não nos cansarmos de fazer o bem – e isso é, em si, uma característica de quem vence na vida. O texto que segue, de um autor desconhecido, classifica algumas atitudes destes dois tipos de pessoas, vencedores e perdedores:
Quando um vencedor comete um erro, diz: Eu errei. Quando um perdedor comete um erro, diz: Não foi minha culpa.
Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo. Um perdedor está sempre “muito ocupado” para fazer o que é necessário.
Um vencedor enfrenta e supera o problema. Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo.
Um vencedor se compromete. Um perdedor faz promessas.
Um vencedor diz: Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser. Um perdedor diz: Eu não sou tão ruim como outros.
Um vencedor compartilha e responde. Um perdedor somente responde quando apontado para falhar.
Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles. Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar defeitos.
Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho. Um perdedor não colabora e sempre diz: Eu somente faço o meu trabalho.
Um vencedor diz: Deve haver uma melhor forma de fazer o meu trabalho. Um perdedor diz: Esta é a maneira que sempre fizemos.
Um perdedor guarda a vitória para si mesmo porque não tem tempo ou amigos para compartilhar. Um vencedor sempre compartilha suas vitórias com os seus amigos.
Inúmeras vezes, no que expõe e alardeia, o perdedor pode até se parecer com um vencedor, mas é na ação, no posicionamento e nas reações às situações diversas que a verdade se manifesta. Que possamos, com a ajuda de Deus, cultivar o discernimento e a sabedoria para escolher sempre o caminho do bem, da responsabilidade e do esforço perseverante. Ser vencedor, afinal, é uma construção diária de caráter e propósito, firmada em Deus. Com a direção dEle e um coração perseverante, somos capacitados a vencer todos os dias.



