segunda-feira, 24 junho, 2024
Clínica Ennes: Dermatologia para além da pele

Dra. Sandra Ennes é dermatologista e diretora médica da Clínica Ennes

Uma transformação significativa vem moldando os corredores dos consultórios médicos em todo o mundo: a transição da medicina prescritiva para a medicina integrativa. Enquanto a primeira se concentra na abordagem convencional de tratamento de doenças, a segunda abre as portas para um paradigma mais amplo, abraçando não apenas os sintomas físicos e sim os aspectos emocionais, mentais e espirituais da saúde. Na dermatologia, essa é uma abordagem ousada, que não só considera a pele como o maior órgão do corpo humano, mas principalmente, como um grande espelho.
“A pele é o maior órgão em extensão do corpo humano e é um espelho de todos os órgãos internos”, afirma Dra. Sandra Ennes, que é médica dermatologista há 40 anos e diretora médica da Clínica Ennes. Segundo ela, a pele está absolutamente interligada ao corpo e manifesta sintomas de órgãos internos: “Então, muitas vezes, uma mancha, um brilho diferente na cor dos olhos, o posicionamento da sobrancelha, a qualidade da cartilagem da orelha, as unhas, o cabelo… tudo isso pode manifestar um sinal externo de uma possível doença sistêmica. O mesmo acontece com a saúde mental. Podemos identificar na pele o estresse, o excesso de trabalho, o acúmulo de responsabilidades e vários outros sintomas desse mundo moderno”.
A Clínica Ennes conta com uma perspectiva holística em todas as suas atividades, reconhecendo que a saúde dermatológica está intrinsecamente ligada à saúde geral do indivíduo. Essa abordagem única prioriza o bem-estar integral dos pacientes, indo além dos sintomas visíveis para abordar as causas subjacentes e promover uma vida saudável em todos os aspectos.
Dra. Sandra atuou como professora de Dermatologia na Universidade de Mogi das Cruzes durante 20 anos e como Consultora Científica (speaker) para a indústria farmacêutica (laboratórios Stiefel), durante 18 anos. Foi a primeira médica mulher a realizar cirurgias dermatológicas em Mogi e Região. Além disso, conta com várias especializações e participações em Congressos, trazendo para a Clínica as últimas novidades em dermatologia, desde equipamentos, técnicas e abordagens.



Promovendo o bem-estar integral
Na Clínica Ennes, o foco ultrapassa a saúde física e atinge a saúde integral dos pacientes. Com uma abordagem única, Dra. Sandra Ennes evita termos como “rejuvenescimento”, porque – segundo ela – isso faz parte de um “kit preconceituoso” de rejeição ao que é “velho”, e se concentra naquilo que deixa o paciente saudável e feliz. “Rejuvenescer é uma ilusão. O que podemos fazer é promover um tratamento que ajude o paciente a envelhecer de uma maneira melhor, com mais saúde, autoestima e vontade de viver”.
A doutora destaca ainda o papel crucial do amor-próprio nesse processo: “Ao cultivar o respeito e o cuidado consigo mesmo, os indivíduos podem tomar decisões estéticas mais conscientes e alinhadas com seu bem-estar físico e emocional”, afirma.
De acordo com ela, são muitos casos emocionantes de pessoas que experimentaram uma transformação em sua aparência, elevando a autoestima e a vitalidade, graças a uma combinação de tratamentos personalizados e cuidados holísticos. São ainda mais marcantes os resultados de pessoas que descobriram o câncer e que conseguiram conter a doença, por conta do diagnóstico precoce e preciso da clínica.
Para Dra. Sandra, é crucial substituir a distância tradicional entre médico e paciente por uma abordagem mais humanizada, onde o médico busca compreender verdadeiramente o paciente, suas preocupações e seu estilo de vida, possibilitando assim, uma relação mais próxima e um tratamento mais assertivo e personalizado. Não à toa, em seus atendimentos, a tradicional mesa do médico deu lugar a poltronas confortáveis, que criam um ambiente acolhedor e propício para as consultas.

Trajetória de sucesso
Quando começou na dermatologia, Dra. Sandra conta que a especialidade era completamente diferente. “Naquela época, não se falava em estética. Existia um preconceito enorme”, conta. Aos poucos, os profissionais perceberam que não se deve atuar apenas com foco nas doenças. A beleza da pele também é fundamental”. Ao mesmo tempo, o dermatologista passou a ser habilitado como cirurgião, para tratar o câncer de pele. “Enfrentei preconceitos enormes no início. Depois, no entanto, com os resultados positivos, fui conquistando meu espaço”, conta a médica, considerada a primeira profissional mulher, em Mogi e Região, a atuar como cirurgiã em casos dermatológicos.
Ao longo desses anos, a médica cita três grandes marcos da dermatologia, que mudaram o rumo da especialidade. O primeiro marco foi no tratamento da acne. “Naquela época, a acne era responsável por um número muito alto de suicídios, principalmente, entre os adolescentes. Cheguei a atender muitos pacientes com diagnósticos avançados da doença”, revela. A chegada do medicamento Roacutan, baseado na substância “isotretinoína”, auxiliou muitos pacientes com esse quadro.

Com os filhos Rodrigo e Daniele


Em seguida, a segunda grande revolução que a médica presenciou foi o laser. “Ele veio para marcar a dermatologia em todos os sentidos e, com o passar dos anos, ele foi evoluindo, trazendo inúmeros benefícios, sem machucar as células normais da pele”. Dra. Sandra conta que, assim que o laser chegou no Brasil, ela foi se especializar a fundo sobre o assunto com profissionais pioneiros. Mas, ela alerta: “Mesmo o laser, com todos os seus benefícios, não é para todos. A tecnologia é muito boa, porém precisa de um diagnóstico específico, que realmente comprove a necessidade dessa técnica para cada situação e cada paciente. Há casos, por exemplo, em que faz mais sentido orientar o paciente a melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos e se cuidar, do que recomendar um laser.”A Dermatologia Integrativa é o terceiro grande marco. O “olhar para o todo” é principal foco de atuação dessa linha de trabalho e pesquisa, que já avança sobre várias áreas da medicina. Afora dos tratamentos convencionais, a Clínica Ennes está explorando inovações promissoras, como medicamentos imunobiológicos e terapias regenerativas, que oferecem resultados notáveis na melhoria da saúde da pele e no tratamento de doenças inflamatórias. Com planos de expansão e incorporação de novas tecnologias de ponta, a clínica está comprometida em oferecer cuidados abrangentes para todas as faixas etárias, promovendo o bem-estar físico e mental ao longo da vida.

Mais informações
Endereço: Rua Barão de Jaceguai, 1483, Jd. Monte Líbano, Mogi das Cruzes. – Telefone: (11) 4798-1772
Whatsapp: (11) 4798-1999
Instagram: @sandraennes.dermato

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO