domingo, 26 maio, 2024
TR FLAN mostra a força e a presença da indústria mogiana
Os empresários Thiago e Lídia Ribeiro

Sonhos nunca devem ser subestimados, principalmente quando conhecimento, garra e fé são suas principais ancoragens. Foi assim que nasceu a TR FLAN, indústria que produz e comercializa flanges, tubos e conexões, além de válvulas e acessórios para tubulação. Projetada e liderada casal de mogianos, Thiago e Lidia Ribeiro, a empresa mantém a sua sede atual em Mogi das Cruzes. “A TR FLAN foi criada por meio de um sonho da minha esposa de empreender. Eu já atuava nessa área há mais de dez anos e percebemos uma oportunidade de agregar ao mercado todo o meu conhecimento e expertise”, conta Thiago Ribeiro, diretor executivo.
A empresa conta com uma equipe qualificada e preparada para atender o mercado com eficácia e rapidez, como foco em criar um conceito diferenciado de atendimento.
O portfólio abrange importação, fabricação e distribuição de toda a linha de aço (flanges, conexões, chapas, tubos, vigas e válvulas), sendo capaz de produzir diâmetros personalizados superiores a capacidade do mercado nacional. A empresa atende grandes players, mas acredita no potencial das pequenas e medias empresas, que estão construindo grandes histórias por aí. Por isso, direciona executivos de contas e especialistas para atender exatamente a necessidade dos seus clientes.

Produtos
Atua principalmente na fabricação e comercialização de flanges (weld neck – pescoço, slip-on, cego, socket weld, lap joint) de 150# a 1500# libras, nas normas ANSI B16.5 e ANSI B16.47, nos aços ASTM A105, A350 e ASTM WPL6. Também desenvolve conexões (curvas, tees, reduções e cap), seguindo a norma ANSI 16.9 e AWWA C208 nos materiais ASTM A234 WPB e ASTM A-283, tubos e conexões em aço e PEAD, válvulas e acessórios para tubulação.
Com forte presença e atuação no mercado nacional, a TR FLAN conta com certificação ISO 9001 e opera nas áreas petroquímica, química, farmacêutica, de papel e celulose, mineração, siderúrgica, naval, automobilística e outras. Neste ano, participa da Brasmin, II Feira da Indústria da Mineração, que ocorre em Goiás, em junho.

Como tudo começou
Segundo Thiago, no início, foi difícil sair da zona de conforto e fundar uma empresa própria. Na ocasião, ele tinha construído uma carreira sólida como gerente comercial e de comércio exterior, vivenciando o dia a dia da indústria e com amplo conhecimento no mercado asiático. “Empreender nunca foi o meu sonho. Eu queria construir uma carreira estável na área executiva, mas sempre foi o sonho da minha esposa que pudéssemos trabalhar juntos”, completa. Tudo mudou no início de 2018, quando recebeu uma proposta para ser gerente comercial em uma multinacional alemã do segmento de aço.
Thiago aceitou o desafio, mas acabou se desligando seis meses depois. Na sequência e por conta de todo seu conhecimento e trajetória na área, recebeu propostas de várias outras empresas do ramo, mas Lidia foi decisiva: “Ela me fez acreditar que realmente poderíamos começar um novo projeto juntos”.
Numa sala emprestada de 15 m2 e sem nenhum capital inicial, nascia a TR FLAN: “O início foi muito desafiador. Só tínhamos um sonho, a experiência e muita fé em Deus de que poderia dar certo”.
Com muito networking, trabalho constante e todo o know-how de Thiago, em menos de seis meses, conseguiram alugar o primeiro galpão da empresa e contratar o primeiro funcionário.
Inicialmente, a empresa atuava apenas como com distribuição e revenda de materiais. Os diretores faziam todas as tarefas, incluindo vendas, emissão de notas, financeiro, estoque, entrega de materiais e até a limpeza. Quatro anos após a fundação, a indústria conta com uma equipe de 80 colaboradores, que se dividem em vários departamentos, para melhor atender o cliente.

Expansão
A TR FLAN, apesar de tão pouco tempo atuando no mercado de aço, teve uma expansão extraordinária no mercado nacional em 2020, no auge da pandemia da Covid-19. “Nesse período, conseguimos crescer exponencialmente, a ponto de abrirmos uma fábrica em Guarulhos. Muitos nos chamaram de loucos e realmente fomos (risos). Confesso que fui atraído pelo desafio de empreender e, hoje, olhando para trás, não me vejo fazendo outra coisa”, revela Thiago.
A ousadia dos diretores levou a empresa para dentro de uma das maiores indústrias metalúrgicas do Brasil, a Bardella. “Tivemos a oportunidade de dar continuidade aos trabalhos da fábrica dentro da Bardella, numa estrutura incrível, em que nos tornamos visivelmente maiores do que podíamos imaginar e em muito pouco tempo”.
Em 2022, no entanto, com foco no crescimento da TR FLAN, os diretores transferiram a sede novamente para Mogi, desta vez, numa planta maior e com grandes perspectivas de crescimento. “Voltar para Mogi, nossa terra natal, foi um presente e um desafio. Tivemos de escolher entre estar num espaço pronto, com toda a estrutura montada, mas sem chances de crescimento, ou enfrentar uma mudança com muitos desafios. Mais uma vez em nossa história, escolhemos os desafios”, revela o diretor.
O novo endereço, na Rod. Mogi Dutra, conta com mais de 4,5 mil m² de área construída e 14 mil m² de área total, é estratégico e de fácil acesso às principais rodovias estaduais, o que proporciona rapidez na entrega dos produtos aos clientes. “Nosso objetivo é se tornar referência nacional na indústria de aço, consolidando-se ainda mais no mercado brasileiro”, garante Thiago.


Missão
O casal continua acreditando nos seus sonhos e batalhando por eles. Não é a toa que a missão da empresa se mantém em superar as expectativas dos clientes, provendo soluções na fabricação e distribuição de flanges e conexões de aço e PEAD com qualidade, eficácia e rapidez. Fazem parte dos valores fundamentais da TR FLAN a transparência, a confiabilidade, a ética, a sustentabilidade e a melhoria contínua, maximizando os resultados para um crescimento sustentável.

Mais informações
Endereço: R. Rodovia Pedro Eroles (Mogi-Dutra), 6472, altura do km 43, Mogi das Cruzes (SP)
Tel. 4312-2678
Whatsapp: (11) 99599-2063
E-mail: contato@trflan.com.br
Instagram: @trflanoficial
Facebook: trflan

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO