domingo, 28 novembro, 2021
Instituto Dona Placidina: há 90 anos formando para o futuro

O Instituto Dona Placidina nasceu do sonho do fundador, Padre João Lourenço de Siqueira, que há 90 anos idealizou a Fundação de Assistência Social e Educacional – Instituto Dona Placidina. Tinha como missão, o cuidado com as meninas pobres, garantindo a elas um futuro mais justo e igualitário, em uma época que pouco se lutava pelos direitos das mulheres.
Dentro deste espírito cristão, solidário e humanista, foi inaugurado, em 28 de outubro de 1931, a Fundação Instituto Dona Placidina: Fundação, pois a instituição foi criada com finalidade filantrópica, como sonhou Padre João, dando o nome em homenagem a sua mãe, Dona Placidina Maria de Jesus. Mas, para que esse sonho fosse concretizado, ao longo dos anos o Instituto teve diversos benfeitores, como Benedito Sérvulo de Sant’Anna, que inaugurou a fundação, Monsenhor Mario Del Santi e Luiz Beraldo de Miranda, que trabalharam incansavelmente para que a Fundação atendesse muito mais crianças e jovens.
A educação, referência em qualidade em nossa cidade, se deve ao trabalho de mulheres, como as Irmãs Vicentinas, que administraram pedagogicamente o Placidina até 1967, quando a área pedagógica passou a contar com a Congregação das Irmãs Ursulinas, contratadas para esta finalidade, destacando-se o trabalho da Irmã Clara Zimmitti, que por muitos anos, educou com amor e carinho nossas crianças, passando pelas mãos da Irmã Elena Bonfim, chegando aos dias atuais, com a diretoria pedagógica sob os cuidados da Irmã Erica Cordeiro. Os Diretores Executivos do Placidina são, Monsenhor Antonio Robson Gonçalves e Padre Marcos Sulivan Vieira, que vêm zelando pela modernização, igualdade e transparência de toda a Fundação, auxiliados pelos demais membros da Diretoria Executiva e pelos gestores das áreas administrativas nos moldes da governança corporativa.

Reconhecimento
O Placidina cresceu, se modernizou e se transformou em uma potência educacional e social, abrangendo tudo o que é preciso oferecer as crianças, um futuro baseado na revolução tecnológica e na informação. Diariamente, o Instituto reafirma o compromisso de investir no ensino de qualidade em consonância com os valores cristãos, visando à formação integral dos alunos e, paralelamente ao ensino acadêmico, procura desenvolver no aluno valores humanos, como respeito, justiça, solidariedade, honestidade e amor ao próximo.
Por isso, o Instituto Dona Placidina não é apenas uma escola, mas sim uma Fundação, que zela pelas meninas do Centro de Convivência (antigo Semi-internato), pelos projetos sociais desenvolvidos com crianças e jovens e acima de tudo pela educação de qualidade que é oferecida a todos os alunos.
Trata-se de uma escola católica, com princípios cristãos e democráticos, que recebe alunos de todas as classes sociais, credos e etnias, que valoriza o ser humano, desenvolvendo suas potencialidades, formando bons exemplos e excelentes profissionais para vida em uma sociedade melhor. Referência no ensino e na promoção humana, o Instituto Dona Placidina, completa 90 anos servindo e prestando relevantes serviços à sociedade mogiana, priorizando a formação integral do aluno no ser e não no ter. Para isso, o Placidina está em constante atualização para favorecer o processo educativo, prova disso são os investimentos no que há de mais moderno em educação, equipando seus Laboratórios de ciências e de Informática com lousa digital, Salas de Vídeo e Multimídia, Salas de Estudo e Biblioteca.
O comprometimento e as constantes atualizações foram vistos durante a pandemia de COVID-19, onde rapidamente o Instituto ofereceu aos alunos aulas 100% digitais, ao vivo e on-line através da plataforma Microsof Teams, oferecendo gratuitamente à assinatura do Microsoft 365, com o Teams, Word, Excel e Power Point, além do OneDrive, uma nuvem com 1TB de espaço para armazenamento. As aulas híbridas (parte on-line e parte presencial na escola), seguem respeitando todos os protocolos de segurança, com aferimento de temperatura, tapetes sanitizantes, álcool em gel vários locais das unidades e capacitação de todos os colaboradores.
Para 2022, a grande novidade fica por conta do Sistema de Ensino Poliedro, que chega a Instituição com apostilas compostas por coleções completas e atualizadas semestralmente, produzidas por renomados autores do mercado educacional do país. Todo o conteúdo é criteriosamente elaborado para cada fase da vida escolar, desenvolvendo a autonomia e o pensamento crítico do estudante, formando-o para ser uma pessoa reflexiva. Para facilitar ainda mais a aprendizagem, todos os materiais possuem também versões digitais. Além disso, o Poliedro vem para preparar muito melhor os alunos para o vestibular, já que o Sistema de Ensino Poliedro alcançou a maior média (631.3) no Enem 2019, segundo o BTG Pactual. A pesquisa, realizada no início de 2020, analisou o desempenho de 1.870 instituições de 12 grupos educacionais.
A Robótica Zoom passa a estar em todos os ciclos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, auxiliando os alunos em uma aprendizagem inovadora, despertando o desenvolvimento pleno da inteligência nas suas expressões cognitivas, emocionais e sociais. Ano após ano, o aluno será capaz de desenvolver projetos cada vez mais complexos e inovadores, tudo isso com a qualidade LEGO.

Unidades Educacionais
Cada ciclo possui sua própria unidade educacional, onde os alunos aprendem em ambientes preparados para cada fase da vida, auxiliando no pleno desenvolvimento educacional e social dos alunos. Ao todo, são 9 unidades educacionais/esportivas, sendo elas: Educação Infantil, destinada ao preparo dos alunos em seus primeiros anos escolares; Ensino Fundamental I e II, com unidades distintas, onde estudam alunos do 1º ao 5º ano e de 6º ao 8º ano; 9º e Ensino Médio para consolidação e aprofundamento dos conhecimentos anteriormente adquiridos; Centro de Convivência Benedito Sérvulo Sant’Anna (antigo Semi-Internato), com unidade para ampliação do atendimento às meninas semi-internas; Educação Integral, com projeto de ampliação da jornada escolar; Recanto Monsenhor Mário Del Santi, onde os alunos se reúnem para lazer e encontros de formação; Quadra coberta, destinada às atividades esportivas e eventos; Centro Poliesportivo, para aulas de Educação Físicas e atividades poliesportivas e, o Projeto SuperAção no Esporte, que tem como prioridade incentivar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo e educacional.
Ao longo de 90 anos, todas as famílias que já passaram e as que ainda fazem parte do Instituto Dona Placidina foram responsáveis pela formação de milhares de alunos, garantindo a sua missão, de alcançar ainda muitas novas gerações. Mas, para que isso aconteça é fundamental que a sociedade continue enxergando o Placidina como Fundação, garantindo a educação e assistência social dentro de suas estruturas de forma transparente, com equidade, sustentabilidade e com cada um assumindo sua responsabilidade para um mundo mais justo.

Mais informações:
Instituto Dona Placidina – Rua Senador Dantas, 284 – Mogi das Cruzes/SP
Contato: 11.4799-5666 – Site: www.placidina.com.br
Instagram: @donaplacidina – Facebook: DonaPlacidina

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO