quarta-feira, 19 junho, 2024
Colégio Brasilis: 50 anos de um legado que transcende gerações
Silvino e Heloisa Melo


Comemorar 50 anos de vida é celebrar meio século de história, de vidas impactadas, de sonhos alcançados. Dizem que 50 anos é a idade da sabedoria; o momento de ressignificar conceitos; de olhar para o mundo de um jeito mais profundo. Para o Colégio Brasilis, 50 anos tem um significado ainda mais especial. É a consolidação de uma trajetória de sucesso, que transformou um sonho e o amor de uma professora pela educação em uma das melhores escolas particulares de Mogi das Cruzes e de toda Região do Alto Tietê.
Desde muito tempo, a missão do Colégio Brasilis vai além das salas de aula. Não por acaso, tornou-se referência no ensino e na formação de cidadãos e profissionais de sucesso. Muitos alunos do passado são os pais dos novos alunos de hoje. “É uma grande responsabilidade. Temos o reconhecimento de quem aqui já estudou e até das pessoas que se inspiram no Colégio. Olho para trás e vejo que todo o nosso esforço não foi em vão”, emociona-se a diretora pedagógica Heloísa Freire de Almeida e Melo, que – ao lado do marido, Silvino Melo – comanda as três unidades do colégio em Mogi. Apaixonada pela educação, ela conta que tudo começou com um sonho. “É interessante perceber que a história da escola e da educação acompanha todos os estágios da evolução dos nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Todos eles seguem em busca de voos maiores, amparados pelos seus pais, que sempre almejam o melhor para os seus filhos”.


Equipe
Desde o início, uma das preocupações principais é contratar profissionais experientes e com ampla bagagem de conhecimento, que estejam em constante atualização e ‘de olho’ na evolução do ensino. Ao ser questionada sobre como avalia a trajetória do colégio até os dias atuais, Heloísa é assertiva: “Isso envolve um trabalho conjunto, desde a direção, passando pela equipe docente, funcionários e colaboradores. Portanto, a minha avaliação é nota infinita para todos! É um trabalho realizado com muito carinho, pensando na formação dos nossos alunos, para que efetivamente sejam cidadãos do futuro, levando para suas vidas não apenas o aprendizado, mas também valores éticos. Esse é o nosso legado”.
O sucesso do colégio está, de acordo com ela, nas ações diárias realizadas por cada um: “É uma ação coletiva, um dinamismo constante. A escola é viva, cheia de histórias, carregada de afetos e sentimentos, equilibrada pelas relações. Portanto, temos de contar com o engajamento e o envolvimento de todos, da equipe docente aos funcionários e colaboradores. Isso sem falar que tudo é compartilhado com a família, com uma comunicação aberta e muito diálogo. Pelo Brasilis, passaram gerações e gerações de famílias”.


Metodologia
O compromisso do colégio é oferecer educação de qualidade, com a proposta de contribuir para a formação integral dos alunos, fundamentada em princípios éticos e de responsabilidade. “As ações pedagógicas se modificaram nestes 50 anos, e nós acompanhamos tudo, colaborando para o desenvolvimento pleno de aspectos cognitivos e intelectuais dos estudantes”, completa a diretora.
O Colégio Brasilis utiliza a metodologia e o material pedagógico do Sistema Etapa, que, segundo Heloísa, é líder em aprovações nas melhores universidades nacionais e do exterior e na conquista das melhores colocações em olimpíadas culturais.
A fluência e o conhecimento em Língua Inglesa é outra preocupação. Fora da carga horária normal do idioma, os alunos têm aulas de Inglês Avançado. O objetivo é que os estudantes deixem o Ensino Médio com proficiência suficiente para realizar os exames e estejam prontos para oportunidades de estudos e de trabalho no futuro.
“O aprendizado desse idioma abrange as quatro áreas exigidas em provas dos grandes centros de certificação de Inglês, que são: escrita, leitura, compreensão e fala. Isso significa que o aluno do Colégio Brasilis não precisa realizar estudos de Língua Inglesa em outras instituições. As aulas do Inglês Avançado são implementadas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II”, explica Heloísa.
No Brasilis, o ensino não pode estar desvinculado do convívio social e do desenvolvimento socioemocional. Por isso, saber se expressar e se comunicar são algumas das habilidades trabalhadas pelos professores, em sala de aula, eventos e atividades extracurriculares, com foco numa perspectiva de educação para o futuro.
“Essas habilidades são essenciais para que os estudantes aprendam a lidar com desafios, escolhas e frustrações que encontrarão durante a execução de seus projetos para a vida, para o futuro. Quando o aluno passa a estabelecer metas para a sua vida, pensando em qual carreira quer ingressar, em que pessoa quer se tornar, ele passa a dar sentido para as suas ações. Desse modo, nós cumprimos um papel essencial na trajetória escolar dele e na elaboração das práticas pedagógicas. Apoiamos o aluno na realização dos planos para seu futuro pessoal e profissional”, diz a diretora.


Infraestrutura
Para que o ensino seja de excelência, o investimento em infraestrutura e inovação é fundamental: “Há conquistas de todos os lados: nossas, dos profissionais que atuam no Colégio, dos pais e dos alunos. Mas, em tese, a nossa maior conquista é ter começado a nossa trajetória numa pré-escola, o ‘Cebolinha’, e chegar, aos dias atuais, com três unidades, aliando valores como tradição e ensino forte à inovação”.
Desde 1973, quando o embrião do Colégio Brasilis foi fundado, muitos desafios foram vencidos e hoje não é diferente. O principal deles é o sistema educacional brasileiro, que apresenta inúmeras dificuldades. Mas, segundo Heloísa, a meta continua sendo uma só: “Queremos uma escola capaz de trabalhar um currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem”.

Foco no vestibular
Um dos diferenciais do Colégio Brasilis é estar voltado para o vestibular, sem esquecer das habilidades e competências de cada aluno. “Damos a base desde o início da Educação Infantil para atingir os melhores resultados. O ‘Ensino Forte’ é a principal marca do Colégio Brasilis, que alia a tradição e inovação, sempre em busca de novos projetos e ações que proporcionem aos alunos o que há de melhor na área da Educação”, aponta a diretora.
Além disso, o Sítio Terra Brasilis é algo totalmente inovador e que amplia o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula, em ações educacionais e recreativas. No espaço, localizado na represa de Taiaçupeba, a 500 metros da Rodovia Mogi-Bertioga, alunos de todas as idades têm a oportunidade de participar de projetos pedagógicos das mais diversas áreas, como experiências científicas, e atividades físicas ao ar livre.
O local conta com extensa área de convivência coberta e descoberta, piscina, playground, amplo espaço para estacionamento, vista da represa, caminho para passeios de bicicleta, entre outros. Lá, são realizadas as tradicionais e esperadas festas de Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e demais confraternizações promovidas pelo Colégio Brasilis.

Celebração
“Estivemos em festa durante todo o mês de setembro, nas três unidades, com a realização de eventos internos para os nossos alunos, integrando as mais diversas disciplinas”, conta Heloísa. Durante o mês do aniversário, o Colégio recebeu decoração temática, ganhando um colorido especial e festivo com as exposições que os alunos fizeram para homenagear a escola. No dia 23 de setembro, foi realizada uma comemoração especial no Clube de Campo de Mogi das Cruzes, voltada para os funcionários e colaboradores do Colégio Brasilis. “É uma forma de agradecimento pelo serviço prestado durante todos esses anos”, ressalta. A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageou o Brasilis com o título de “Honra ao Mérito” pelos 50 anos na área da educação, por meio de um projeto de autoria do vereador José Luiz Furtado.

Heloisa Melo com os filhos Marcus Vinicius e Jean – e os netos Raphael e Guilherme

Linha do tempo
A inauguração da primeira unidade de ensino ocorreu em 1973. Era o Cebolinha, no Jardim Santista, voltado para as primeiras séries da Educação Infantil. Em 1983 ocorre a fundação da Escola Bandeirantes, na Vila Vitória, atendendo alunos de todos os segmentos. Em 2007, o Colégio Bandeirantes tem seu nome alterado para Colégio Brasilis. Atualmente, há três unidades de ensino em Mogi: duas no Alto do Ipiranga e uma em Cezar de Souza.

Mais informações
Unidade I (Educação Infantil | Ensino Fundamental I) – Av. Braz de Pina, 1125, Vila Victória. Tel.: (11) 4793-9100.
Unidade II (Ensino Fundamental II | Ensino Médio) – R. José Colela, 211, Alto Ipiranga. Tel.: (11) 4723-8789.
Unidade III (Educação Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio) – Av.
Francisco Rodrigues Filho, 3900, Cezar de Souza. Tel.: (11) 4723-7070.
Instagram: @colegio_brasilis
Facebook: colegiobrasilis.sp

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO