segunda-feira, 24 junho, 2024
O mal da ansiedade

A ansiedade é um mal que aflige o ser humano nos tempos hodiernos. Ficamos ansiosos por diversos motivos: o sustento material do dia a dia, o vestuário, as condições financeiras para honrar os compromissos do mês, a reunião de negócios, os pedidos de compra que demoram a chegar para os empresários, o vestibular que ronda os postulantes às vagas nas universidades e outros cursos, os concursos e processos para conseguir um emprego, a saúde física e mental, o relacionamento familiar, o futuro dos filhos, a condição financeira em geral, dentre muitos outros que assolam as nossas mentes, abalando-nos, física, emocional e, espiritualmente.
É certo que não adianta ficarmos ansiosos e, por isso, não devemos. É fácil dizer e escrever isto, mas é dificílimo afastar a ansiedade de nossas vidas. Aqui, mais uma vez vale o ensino bíblico e esse é claro no sentido de vivermos intensamente o presente, o que Deus nos reservou para hoje, sem nos preocuparmos, excessivamente, com o futuro.
No famoso Sermão do Monte, Jesus ensina: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” Mt 6:25
Também, o apóstolo Pedro nos alerta em sua primeira epístola: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1Pe 5:6 e 7.
A verdade é que quando concentramos nossa energia no hoje e nas dádivas que Deus nos concede no dia a dia, estamos plantando para o futuro com todas as nossas forças, mas quando ficamos ansiosos pelo que será de nossas vidas, consumimos forças que poderíamos empreender no presente, e isso não é paradoxal com uma vida planejada e organizada.
Assim, temos que fugir da ansiedade, pois esta é um mal que domina as nossas mentes e nos torna seus escravos, sendo que, normalmente, está associada a reveses que, efetivamente, não nos sobrevirão. Lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade é o mais sensato, porque Ele tem cuidado de nós!

Leonel Zeferino é empresário.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO