sexta-feira, 24 setembro, 2021
Colégio Gutenberg: mudanças positivas na grade e no valor das mensalidades estão por vir

Há 37 anos, o Colégio Gutenberg vem transmitindo seus valores diariamente, sempre passando por melhorias contínuas, mas sem perder a sua essência de escola humanizada, que valoriza o respeito e as relações pedagógicas entre os alunos – que jamais serão vistos como números. A história do Colégio é marcada por inovação, pioneirismo e ética, com base em um processo pedagógico sólido e que incentiva o aluno a ser o protagonista da própria história, tornando-se um cidadão competente e criativo. A família Assis, como gestora do Colégio, e hoje com o Leonardo Assis e Anelize Assis, 3ª geração da família, à frente da Instituição, é possível contemplar as transformações adotadas e perceber as consequências positivas no desenvolvimento dos alunos, mesmo em tempos desafiadores.

Pandemia e seus impactos no processo de aprendizagem
A pandemia impactou a economia e praticamente todos os setores do mercado, e na área da educação não foi diferente. O início dessa fase foi marcado por incertezas e com a notícia de que as escolas não poderiam mais, por hora, receber seus alunos de forma presencial, o ensino remoto foi aderido. De um dia para o outro Leonardo e Anelize reuniram-se com sua família de SP (que possui Colégio há mais de 50 anos) e adequaram a forma de ensinar, utilizando as plataformas e ferramentas que o Colégio já utilizava em seu dia-a-dia e assim, rapidamente adaptar os alunos a uma outra maneira de aprendizagem, à distância.
“Nossos professores se empenharam para oferecer a melhor experiência possível. E assim, enfrentamos todas as adversidades que o momento nos colocava, buscando manter o mesmo acolhimento, carinho e qualidade de ensino aos nossos queridos alunos” Anelize Assis, Vice- Diretora Pedagógica.
Recentemente, em agosto, O Colégio retornou com 100% dos alunos na modalidade presencial e manteve o ensino híbrido para as famílias que optaram por continuar de maneira remota. Atravessar a pandemia mantendo o ciclo de aprendizagem dos alunos, de fato, foi e está sendo um desafio gratificante, que trouxe muitos ensinamentos e resiliência a toda equipe do Colégio.
Tendo em vista todos esses aspectos que a pandemia nos apresentou e entendendo o momento atual do país, refletimos sobre a necessidade de estreitar ainda mais as relações entre escola e família. Por meio das pesquisas “Família, alunos e escola protagonistas” e “pesquisa de clima” com todos os colaboradores, aplicadas pelo colégio em parceria com a consultoria estratégica,Apoio, constatamos a necessidade de promover algumas mudanças em nossa matriz curricular. Isso permitirá aos nossos alunos mais flexibilidade e oferecerá novos modelos de contratação.

É hora de contar as novidades!
Os currículos estão passando por uma série de aperfeiçoamentos nos processos pedagógicos, de acordo com a etapa em que o aluno se encontra – Educação Infantil (Mini maternal, Maternal, Jardim e Pré-escola), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Novo Ensino Médio (1º ano) e Ensino Médio (2º e 3º ano). Atentos às novas demandas de uma sociedade em constante transformação, a equipe do Colégio Gutenberg, que já trabalhava com o Sistema de Ensino pH para os ciclos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio. A partir do próximo ano também será utilizado pelos alunos do ciclo do Ensino Fundamental I.
O Sistema pH faz parte do Grupo Somos Educação e é baseado em dinamismo, qualidade e, principalmente, compromisso com a formação completa dos alunos, por meio de um material que promove a educação e prepara o aluno para um mercado de trabalho competitivo, a caminho do sucesso profissional.
O Colégio Gutenberg até o momento é a única escola parceira do pH em Mogi das Cruzes e apresenta excelentes resultados no Enem e é líder em aprovações nas principais universidades do país.
Recentemente nossa aluna Lorena Sachi Carrilho foi três vezes aprovada em Matemática, sendo em primeira colocação na USP e em quinta colocação na UNESP. Além disso, em 2022 os alunos terão novidades na aplicação das atividades da Metodologia 4.0 – Maker, tecnologia, Socioemocionais e Ensino Bilíngue.

E as novidades não param por aí…
As grades de aulas do Ensino Fundamental I foi reorganizada e ampliada para 30 aulas semanais, sendo divididas em 6 aulas diárias. Dessa forma, houve um aumento na grade de linguagens para duas aulas diárias dentro do Ensino Bilíngue (AMCO + STEAM + Laboratório). A maior novidade está nas atividades extraclasse: as aulas de Natação, Ballet, Futsal e outras atividades esportivas tornam-se opcionais para contratação, proporcionando as famílias a personalização do contraturno.
Nesse processo de busca por um equilíbrio entre a relação contratual família-escola, a equipe do Colégio estudou cuidadosamente todos os índices financeiros (IGPM, IPCA, reajuste de folha de pagamento, IPC e INPC) e optou por não repassar o índice inflacionário previsto para 2022, e ainda, estabeleceu uma redução expressiva de aproximadamente 15% no valor das mensalidades. “Com todo o aprendizado adquirido na pandemia e analisando o mercado educacional de maneira interna e externa, senti a necessidade de uma mudança para deixar atrativo o pacote de valores das mensalidades. As famílias poderão customizar as atividades extras no contraturno, o que deixa nosso serviço principal mais atrativo e competitivo no mercado”, diz Leonardo Assis
A partir do próximo ano, portanto, as mensalidades do Colégio estarão com valores a partir de R$ 999,00 para Educação Infantil. Vale ressaltar que essas mudanças foram analisadas de maneira a preservar o DNA acolhedor e humanizado do Colégio Gutenberg.

Atividades extras personalizadas
A partir de 2022, o Colégio oferecerá às famílias um atendimento personalizado, em um ambiente seguro e monitorado. Entre as atividades extras, será possível escolher opções entre o Período Integral, além de esportes, artes marciais, línguas estrangeiras, dança e muito mais. Essas atividades complementam o processo de aprendizagem em diversos aspectos.
Esportes – Trazem contribuições incontestáveis para o desenvolvimento do ser humano integral, não apenas na formação do indivíduo como atleta, adaptando regras, estruturas, espaços e gestos motores. Oferecemos aulas de Natação, Futsal, Vôlei, Basquete e Tênis.
Artes marciais – Alunos a partir de 4 anos podem aderir a duas modalidades de artes marciais, o Judô (Academia do Mestre Henrique) e o Taekwondo (Academia do Mestre Maninho).
Línguas estrangeiras – O aprendizado de outras línguas ajuda a abrir portas para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. Oferecemos a opção de aulas de Espanhol e Japonês, já que o Inglês já está inserido em nosso Ensino Bilíngue.
Artes – Modalidade educativa que oportuniza o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Como opções temos aulas de Música, Teatro e Ballet/Jazz.
Outras modalidades – Por meio do Soroban, Xadrez e Laboratório de Robótica, os alunos se tornam mais preparados intelectualmente e desenvolvem habilidades que harmonizam o lazer e o aprendizado de forma saudável e cognitiva.



Ensino Bilíngue:
Em 2018, adotamos o Ensino Bilíngue, oferecendo duas aulas diárias destinadas a uma segunda língua de instrução. A partir da metodologia CLIL, a aprendizagem é feita de forma integrada e simultânea e são desenvolvidas quatro habilidades comunicativas: listening, speaking, reading e writing.
A partir do 3º ano, o aluno tem seu inglês testado e parametrizado pelos exames internacionais TOEFL®, que está entre os testes de proficiência mais conceituados do mundo e fornece aos alunos certificados válidos em aproximadamente 100 países. É importante ressaltar que o currículo da Educação Bilíngue do Colégio Gutenberg respeita rigorosamente todos os delineamentos da legislação nacional. Contamos também com um sistema integrado líder em Ensino Bilíngue, o Amco, que leva inovação educacional por meio de aprendizagem significativa e duradoura, com uma abordagem dinâmica, atrativa e com uso da tecnologia. Esse sistema acompanha e avalia os resultados dos alunos por meio de uma plataforma de fácil utilização com soluções didáticas.
STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics
Integrando as áreas do conhecimento tecnológico, matemático, artístico e do letramento científico, utilizamos a abordagem STEAM), que se trata de uma abordagem pedagógica que trabalha as Questões Socioemocionais, Educação Financeira, Cultura Digital e Tecnologia, Dança, Música, Teatro, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Por meio dessa interdisciplinaridade, o STEAM desperta a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de habilidades e atitudes para encarar os desafios futuros com mais preparo. Assim, a abordagem promove o uso de metodologias ativas, ou seja , Cultura Maker, que nada mais é do que proporcionar ao aluno habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea – o “faça você mesmo”.

Educação Financeira
Uma administração financeira eficiente é capaz de proporcionar melhor qualidade de vida, atitudes sustentáveis e claro, a realização de sonhos. A partir da Educação Infantil a Educação Financeira é trabalhada de maneira lúdica. A partir do 1 Ano do Ensino Fundamental, a aula de Educação Financeira é incorporada à grade, com base na Metodologia DSOP, que é fundamentada em quatro pilares principais:
Diagnosticar | Sonhar | Orçar | Poupar
A metodologia DSOP (a qual somos pioneiros na implantação no Brasil há mais de 10 anos) desenvolve competências fundamentais para que os cidadãos possam ter uma relação saudável, segura e consciente com o dinheiro, e encontrem, por méritos próprios, os caminhos para sua independência financeira.

Além desses diferenciais, o Colégio Gutenberg ainda oferece infraestrutura com: Portaria exclusiva para cada segmento | Brinquedoteca | Playground | Sala de Interação e Leitura | Ginásio Esportivo coberto e quadra sintética | Piscina coberta e aquecida | Digital Classroom | Salas Multimídias | Salas AMCO | Auditório | Espaço Psicomotor | Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas | Lanchonete e refeitório | Monitoramento digital | Gutech Maker Lab.
Não podemos esquecer de mencionar uma equipe de professores com especialistas, mestres e doutores para os alunos do Ensino Médio. “Me agrada muito constatar que na pesquisa realizada com a equipe, mais de 90% aprovam o clima e ambiente de trabalho. Sobre a motivação o índice chegou a 98%, o que me deixa muito feliz. Isso só frisa que no Colégio Gutenberg, a cultura é intensamente vivida e que alunos e equipe não são somente números! Com isso, nos dá ainda mais confiança em propor mudanças e oferecer novidades para nossa comunidade escolar”, finaliza Leonardo Assis.
Por fim, a equipe do Colégio espera continuar investindo em uma formação de qualidade para os alunos em 2022, incentivando-os a conquistarem seus objetivos e as melhores oportunidades no mundo moderno.
Tenha a certeza de que esta Instituição se preocupa não só com o bem-estar dos seus alunos, mas também com a excelência da sua vida em família. Ficamos à disposição para dúvidas e demais esclarecimentos. Reforçamos que todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 foram e estão sendo praticadas para a manutenção da saúde e segurança de todos.
Convidamos você a conhecer o nosso espaço e nossos diferenciais – com agendamento prévio a fim de evitar aglomerações e realizar um atendimento individualizado!
Colégio Gutenberg, educando com excelência ontem, hoje e sempre!

As matrículas 2022 estão abertas!

Mais informações:
Endereço: Rua Eng.Eugênio Motta, 233 – Centro | Mogi das Cruzes/SP
Tel.: (11) 4795-9902
E-mail: atendimento@colegiogutenberg.com.br
Facebook – @ColegioGutenberg
Instagram – @colegio_gutenberg
Site: www.colegiogutenberg.com.br

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO