sexta-feira, 12 abril, 2024
Como chegar aos 60 anos cheio de saúde e longevidade


A medicina voltada à prevenção da saúde foi criada no século XX, visando mudar a prática médica, que, antes disso, era focada somente no tratamento de patologias. A especialidade medicina preventiva tem como objetivo principal evitar o desenvolvimento de doenças, bem como reduzir os impactos de eventuais problemas na saúde dos pacientes e oferecer uma melhor qualidade de vida para aqueles que estão realizando algum tipo de recurso terapêutico.
Essa área voltada à longevidade e à qualidade de vida dos pacientes, infelizmente, na minha opinião, ainda não alcança a todos. Diariamente, converso com meus pacientes sobre a importância dos cuidados diários, que se baseiam em cinco pilares principais:

Boa Alimentação
Acreditar que a alimentação não desempenha um papel fundamental na saúde é ignorar a pandemia da obesidade que vivemos no mundo moderno. Ou que um refrigerante “zero” gera o mesmo valor nutricional que um copo de água. A boa alimentação é um pilar fundamental da medicina preventiva. Atualmente, a ciência comprova que a origem de várias doenças está diretamente relacionada à nutrição, afinal, é por meio dos alimentos que nutrimos todo o nosso corpo.
Uma nutrição inflamatória e baseada em alimentos processados acelera o processo oxidativo e o envelhecimento celular. A consequência é a maior tendência ao adoecimento, enquanto uma nutrição forte, rica em nutrientes garante um organismo metabolicamente mais resistente e melhor longevidade.

Exercícios Físicos
Os resultados estéticos são claros quando alguém pratica exercícios físicos diários, mas eles vão muito além do que podemos ver. Desde a resistência e desenvolvimento muscular até aos aspectos íntegros da saúde cardiorrespiratória. Na mulher, ter mais massa muscular ajuda na proteção óssea e a evitar muita morbidade associada às quedas e fraturas, especialmente na pós menopausa.
Os resultados não são somente momentâneos, mas se estendem ao longo de toda a vida e ajudam a garantir o envelhecimento saudável. Atividades físicas regulares estão cada vez mais associadas a menor risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Qualidade de Sono
Se você é o tipo de pessoa que acorda mal-humorada e cansada pela manhã, há uma grande possibilidade de o erro estar no seu sono. Dormir menos aumenta resistência à insulina e está associado à obesidade. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza atividades fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, ele se autorregula, realiza o fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, entre outros. Isso se dá por diversos mecanismos, incluindo secreção adequada de hormônios. Precisamos, em média, de 8 horas de sono, idealmente de forma contínua à noite.

Gerenciamento de Estresse
O estresse crônico é um dos maiores vilões da saúde geral, a ativação a longo prazo do eixo HPA (eixo hipotálamo-pituitária-adrenal) e a liberação de cortisol, que vêm com o estresse constante, podem causar sérios danos a longo prazo, incluindo doenças inflamatórias. Com o tempo, o corpo tenta se adaptar continuamente aos estressores, aumentando ou diminuindo a regulação desses sistemas, levando a inúmeros problemas como: desregulação do açúcar no sangue (ex.: Diabetes tipo II), doença cardiovascular, depressão e ansiedade, imunossupressão, fadiga e cognição prejudicada e infertilidade.

Suplementação
O uso de medicamentos e suplementos de acordo com o fenótipo, genótipo e histórico de cada paciente é uma tática que pode trazer mais longevidade. Um exemplo é a suplementação de ácidos graxos como Ômega 3 em doses e tipos variados em gestantes, pacientes com alto risco cardiovascular e crianças. Saber medicar e suplementar é uma habilidade que o médico deve ter, sempre de forma individualizada.
Sabendo desses principais pilares, não podemos negligenciar nossa saúde. Comece o ano fazendo algo por você! Tenha um médico preventivo para chamar de seu.

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